O que querem dizer os pesadelos das crianças

Todos os dias de manhã sente-se com os seus filhos à mesa do pequeno-almoço e introduza um pequeno jogo: cada um dos elementos da família conta qual foi o sonho da noite anterior. Pode parecer tempo perdido, mas os pesadelos são o tipo de sonhos mais comuns nas crianças (uma em cada quatro, entre os cinco e os 12 anos tem pesadelos uma vez por semana) e reflectem muitos dos seus medos.
‘Os pais têm, através deles, um acesso directo aos pensamentos e experiências dos filhos e que é da maior importância serem capazes de interpretá-los, de forma a ensinar as crianças a entendê-los também’, lembra Pamela Blosser, autora do livro ‘Interpreting Dreams for Self-Discovery’ (Interpretar os Sonhos para o Autoconhecimento).

1-‘Há um monstro no meu quarto’
Debaixo da cama ou escondido no armário, verdes, azuis ou amarelos, com uma boca descomunal ou garras afiadas, as crianças sonham recorrentemente com estes seres irreais, mas que lhes provocam imenso medo.
Significado: O seu filho está stressado por causa de uma pessoa (por exemplo, um professor menos simpático) ou devido a uma determinada situação (o teste de matemática dessa semana…).
O que pode fazer: Tente identificar qual o motivo que está na origem dessa ansiedade. Por outro lado, ‘assegure ao seu filho que, quando cresceu, por vezes também se sentia perturbada, mas isso não significa que esteja em risco com problemas ou que precise de ter medo’, lembra Gillian Holloway, autora do livro ‘The Complete Dream Book’ (‘O Livro Completo dos Sonhos’).

2- ‘Mãe, estou a cair’
Seja do alto de um prédio ou de uma montanha-russa, é normal eles sonharem que estão em queda livre.
Significado: O seu filho pode sentir que alguns aspectos da sua vida não estão seguros (por exemplo, tem medo que um dos pais ‘desapareça’).
O que pode fazer: Lembre ao seu filho que há elementos estáveis na sua vida (que os pais estarão sempre presentes). ‘Discuta também, se ele quiser, as coisas que podem causar-lhe instabilidade: apenas o acto de partilhar é reconfortante, dado que ele compreende que não há mal em ter medo e que, se estiver preocupado, a mãe estará lá para ouvi-lo’, salienta Gillian Holloway.

3- ‘Há baratas em todo o lado’
Estes desagradáveis insectos desempenham muitas vezes o papel de personagem principal nos pesadelos das crianças.
Significado: O medo de enfrentar situações inesperadas ou a sensação que está a ser ultrapassado pelos acontecimentos, como mudar de escola ou de casa.
O que pode fazer: Diga-lhe que vão estar todos juntos na casa nova, por exemplo. Gillian Holloway aconselha os pais a ‘fazerem com que essas mudanças sejam as mais suaves e previsíveis possíveis’. E faça o possível para controlar a sua própria ansiedade, pois se a criança a ‘apanha’ no ar, os seus esforços para a acalmar caem por terra.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Prepare o seu corpo para ser mãe

Se pretende ser mãe nos tempos mais próximos tenha em atenção certos aspectos que não deve descurar para conservar a sua fertilidade e evitar problemas futuros.

Comportamento

Como tornar o seu filho mais confiante em si mesmo!

A confiança e segurança da criança não se conseguem instigando a competição ou fazendo-lhe todas as vontades. Essencial é conseguir dotar o seu filho de uma imagem adequada de si mesmo e da capacidade para lidar com o fracasso. Quer saber como?

Comportamento

Dislexia, a doença das palavras

Einstein era disléxico. Para o cientista, isso não constituiu um obstáculo, mas a história é diferente para muitas crianças que continuam a ser marginalizadas por falta de um diagnóstico correcto. Por isso mesmo, fomos saber mais sobre uma perturbação da escrita e da leitura que nada tem a ver com o Q.I.

Comportamento

É possível que um bebé destrua um casamento?

A chegada de um filho pode ser a maior benção para um casal, mas também pode significar o fim de uma relação.

Comportamento

Saiba o que pode comprometer o sucesso escolar do seu filho!

Será que o seu filho sofre de dislexia? Ou de hiperactividade? Estas são duas das maiores causas para o insucesso escolar. Saiba como pode identificá-las e qual o tratamento.

Comportamento

Como associar a escola ao prazer?

A escola tem, como é claro, aspectos menos atractivos para as crianças: regras e disciplina e matérias que, para eles, são um suplício. Mas há formas de dar a volta à situação.

Comportamento

"O meu marido deixou de pagar pensão de alimentos..."

São muito comuns os casos em que um dos progenitores deixa de pagar a pensão de alimentos por sua livre e espontânea vontade. Perguntámos à advogada Patrícia Silva o que fazer nessa situação.

Comportamento

Piscinas: perigo de afogamento

Todos os anos cerca de 20 crianças morrem afogadas em Portugal. Veja como pode proteger o seu filho do perigos das piscinas e praias

Mais no portal

Comportamento

A existência deste sentimento entre um casal é o maior preditor de divórcio

De acordo com um especialista, existem quatro padrões de comunicação negativos. Um deles é particularmente destrutivo.

Beleza e Saúde

4 franjas que estão entre as tendências de cabelos para o novo ano

Qualquer uma destas sugestões é boa para quem dispensa a ideia de passar por uma transformação radical.

Celebridades

Kamala Harris revela a forma engraçada como conheceu o marido

E disse ainda tê-lo pesquisado na internet antes do primeiro encontro.

Beleza e Saúde

Tremer de frio pode emagrecer mais que alguns exercícios

Entenda como.

Celebridades

Gigi Hadid descobriu que estava grávida um dia antes de desfilar

Saiba como é que a modelo conseguiu controlar as náuseas.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.