Adolescentes: descubra o que lhes deve dar!

Uma consola. Roupa. Dinheiro. De preferência, tudo isto junto e mais alguma coisa.

Mas afinal, o Natal não é suposto ser uma época, enfim, espiritual? Já toda a gente descobriu a importância de não se deixar sufocar pelo materialismo, mas por outro lado, um Natal sem presentes não é Natal…

Se para tantos adultos é difícil conjugar estes dois opostos, é possível fazê-lo com os jovens? "É perfeitamente possível," afirma a psicóloga e especialista em adolescentes, Teresa Paula Marques. "Consegue-se se os presentes não forem excessivos e se, a par disso, os pais dispuserem um montante que possa reverter para pessoas que necessitem. É também um bom método estimular as crianças e adolescentes a darem brinquedos ou roupa que já não usem (mas em bom estado). Também aconselho os pais a participarem com eles activamente em actos de solidariedade." Muitos pais pensam que isto não é fácil, porque nos habituámos a ver os adolescentes como egoístas. Mas será que não estarão a imitar-nos? A verdade é que os adolescentes, quando são cativados para uma causa, são os primeiros a oferecer-se.


E quando as notas foram más? Devemos presentear na mesma, ou o Natal é independente de lições de moral? "Não se trata de ‘lições de moral’, mas acho importante não premiar o desinteresse e o consequente insucesso," lembra Teresa Paula. "O trabalho dos jovens é o estudo, portanto, há que mostrar-lhes que se devem aplicar para que lhes possa vir daí alguma recompensa. Obviamente, temos que os fazer compreender que ter boas notas é excelente sobretudo para eles. Quando se percebe que ele simplesmente não se aplicou e passou o primeiro período a passear os livros, há que reduzir substancialmente as prendas."

Saiba escolher a melhor prenda


Partindo do princípio que alguma coisa vamos ter que lhes dar, o que é que podemos oferecer-lhes? O ideal é pedir-lhes que façam uma lista e depois cingir-nos a algo que nos pareça razoável. Mas não se esqueça de estabelecer um ‘plafond’."


E se tiver em casa um filho mais prático, que deseje acima de tudo dinheiro, para gastar no que bem entender? "Não acho mal, embora voltemos ao meio-termo: com conta, peso e medida", lembra a psicóloga. "Os adolescentes gostam de ter o seu pé-de-meia e isso é importante para aprenderem a gerir o seu dinheiro."


Em resumo, não compre ao calhas: pense no que vai oferecer e dê com gosto. Porque não são só as crianças que têm boa memória: todos os adolescentes se lembram de um ‘grande’ presente que tiveram. "O meu melhor presente?" ri Teresa Paula. "Acho que foi uma caixa completa de maquilhagem. Coisa de meninas!"


Jogos sim, mas em família


Se ele lhe pediu uma consola e um jogo de computador, experimente oferecer-lhe um exemplo da nova geração de jogos que inclui toda a família (mesmo quem nunca pôs os olhos num computador) e que faz mexer todo o corpo. Como é que funciona? Imagine que se prepara para jogar box virtual: pois em vez de mexer um botãozinho no comando, tem de mexer o próprio comando, aliás dois, e dar aos braços exactamente como no box! Os outros quatro desportos incluídos no Wii Sports (baseball, ténis, golfe, e bowling), a grande novidade da Nintendo para este Natal, lançada em conjunto com a consola, são todos assim ‘virtuais’, e feitos de maneira a que várias pessoas possam participar. Divertidíssimo e uma boa alternativa aos violentos jogos do costume.

Colaboração: Teresa Paula Marques, psicóloga, falecom@teresapaulamatos.com

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Adolescentes: porque é que entram mudos e saem calados?

De repente, ele resolveu poupar nas palavras e responder a tudo com monossílabos? Não desespere, é possível quebrar o silêncio do seu filho.

Comportamento

Vaidade adolescente: virtude ou defeito?

Os adolescentes compram roupa como gente grande e sabem perfeitamente o que ‘podem’ ou não vestir. Fomos saber as razões desta preocupação com o visual e conhecer o que está na raiz da vaidade aos 13 anos.

Comportamento

Ensine a sua filha a não ser uma vítima no futuro

Violência dentro do casamento era tema – infelizmente – bem conhecido. Mas ultimamente, vários estudos mostraram que a violência começa muito mais cedo: no namoro. É urgente mostrar aos adolescentes que agressividade não é amor.

Comportamento

Como proteger os adolescentes do álcool

Com a passagem à adolescência, começam as primeiras experiências e transgressões. O álcool – juntamente com as drogas – ocupa o topo no que respeita às dores de cabeça dos pais. Mas o facto de ser uma substância socialmente aceite, não ajuda à prevenção.

Comportamento

As mentiras que as mães contam às filhas… e as filhas contam às mães

Sim, adoram-se e só querem o bem uma da outra… se calhar é mesmo por isso que às vezes, enfim, digamos que não contam tudo uma à outra. Aqui ficam algumas das ‘petas’ mais comuns de lado a lado.

Comportamento

Guia para comunicar com crianças caladas

O seu filho chega a casa e vai pôr-se à frente do computador? “E então, a escola?”, pergunta. Em resposta, um encolher de ombros e silêncio. Afinal, como conseguir que eles falem connosco sem perdermos a cabeça?

Comportamento

Piercings - Cuidado com os furos

Estão na moda há vários anos, e são cada vez mais usados por adolescentes à procura de uma imagem alternativa e arrojada. Mas, antes de deixar o seu filho fazer um, há que ter alguns cuidados

Comportamento

Aulas: os bons alunos também têm problemas

Ser ansioso antes dos testes, passar demasiado tempo ao computador, nunca saber onde pôs os cadernos, estar desiludido com a escola... Ajude a sua criança a ultrapassar alguns dos momentos menos bons da vida de um estudante.

Comportamento

Adolescentes: eles têm vergonha que a mãe...

Rir muito alto ou dançar em frente a outros é suficiente para 'matar' um adolescente de vergonha! Se até aos 10 anos, todas as crianças têm imenso orgulho na mãe, mesmo que a mãe seja o monstro das bolachas, depois disso pode ser acusado de alguns crimes...

Mais no portal

Beleza

De que é feita a beleza?

Cláudia Semedo, Fernanda Velez, Mafalda Sena, três caras que representam a diversidade feminina e as causas que defendem fizeram com que fossem escolhidas para representar a Lancôme em Portugal. Mas o que é que as torna tão bonitas? Fomos saber quais os seus segredos de beleza.  As respostas pode encontrá-las na edição de julho da ACTIVA, já nas bancas, e no nosso vídeo de bastidores.

Lifestyle

Os anos 70 estão de volta à decoração de interiores

Inspire-se nestes detalhes.

Comportamento

Este é dos fatores mais importantes para o sucesso no trabalho

E não se trata de ser apaixonado pelo que faz.

Saúde

É possível apanhar um escaldão à sombra?

Confira a explicação de um médico.

Celebridades

Ex-namorada de Miley Cyrus está grávida

Kaitlynn Carter espera o primeiro filho aos 32 anos.

Celebridades

Kim Kardashian pensou em deixar Kris Humphries sozinho no altar

Os dois casaram-se em 2011, mas não sem antes a socialite enfrentar várias dúvidas.

Moda

A Parfois tem os mules de que precisamos

Em ráfia e com uma corrente a dar um apontamento original.

Beleza

Sabe como usar um Gua Sha?

Incorpore este produto na sua rotina de beleza.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Saúde

11 alimentos ricos em vitamina D

Apesar de o sol ser a melhor forma de a obtermos, há alguns alimentos que podem ajudar.

Celebridades

Alex Rodriguez perdeu a esperança de se reconciliar com Jennifer Lopez

O atleta perece já ter aceite o fim da relação.