– Se é mesmo o amor da sua vida, lute por ele sem culpas. Hoje em dia, já existem muitos casos de relações que começaram assim… Até porque, se a relação começou, é porque o casamento também não estava assim tão saudável.

– Se a situação aconteceu apenas porque precisavam de companhia e não é mais do que um caso para espairecer, pense duas vezes.

– Perceba se gosta mesmo dele e se a relação aconteceu por acaso, ou se: gosta da sensação de ‘desviar’ alguém; tem tendência a escolher homens emocionalmente indisponíveis; gosta de alguém que dependa de si para ser feliz; não quer uma relação completa; aprecia a adrenalina de uma relação ‘clandestina’.

– Não deixe a situação arrastar-se. A grande maioria dos homens casados, mesmo quando o casamento é altamente insatisfatório, não se separam. Se vir que o tempo passa e que ele não toma nenhuma medida para resolver a situação, provavelmente a situação já está resolvida.

– Não fique ‘a outra’ para sempre: os anos vão passando sem se dar por isso, e você vai perdendo tempo precioso numa relação que, a longo prazo, não lhe dará nada muito sólido.  Não se acomode: há um limite para viver no limbo, e andar sempre a esconder-se é cansativo. Por muito que lhe custe, se ele não se separa da mulher é porque não está assim tão interessado em ficar consigo.

– Desconfie de frases do tipo: ‘estou em processo de separação, estas coisas levam tempo’, ou ‘a minha mulher é muito frágil psicologicamente e não quero magoá-la, dá-me tempo para resolver a situação.’ Dê-lhe tempo, mas não lhe dê todo o tempo do mundo.

– Lembre-se: até que ele se decida a separar-se, você é livre. Não se feche em casa por causa dele.

– Não o persiga. O que é que ganha se andar atrás dele para ver a cara da mulher e o tamanho da casa e se ele sai à hora que disse que ia sair?

– Nunca julgue a mulher dele. Afinal, só conhece uma das versões da história.

– Não faça perguntas se não está preparada para ouvir as respostas.

– Não pressione. Diga-lhe apenas com o que é que ele conta. E se ele não cumprir, saia da relação.

– Cuidado com o sentimento de culpa: o seu e o dele. Mesmo que ele se separe e mesmo que a relação anterior fosse de facto insustentável, a maioria dos homens tem sentimentos de culpa muito fortes, e estes podem voltar-se contra si.

– Se decidir acabar a relação, não tem de explicar nada. A razão é óbvia. Saia sem dramas e feche a porta atrás de si. Corte com ele. Corte tudo: relação, contactos, convivência. Se ele realmente a ama, virá ter consigo sem a ‘bagagem’.

– Mesmo que decidam ficar juntos, lembre-se que apenas 5% das relações com um homem casado dão certo. Nem todos os homens que deixam uma mulher deixam duas, mas há um risco…

– Lembre-se que a adrenalina e a emoção de um ‘affair’ vão desaparecer quando a relação for igual à de toda a gente e passarem a ter contas de supermercado para partilhar. Está preparada para isso?

– Como é óbvio, não engravide só para o manter…

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Testemunhos reais: é possível gostar de duas pessoas ao mesmo tempo? As nossas visitantes responderam...

Lançámos a questão no nosso fórum e foram muitas as respostas sobre se é possível, ou não amar duas pessoas ao mesmo tempo. Para si, seleccionámos alguns dos muitos testemunhos que nos deram

Comportamento

Homens preferem as italianas

Esqueça a história dos 'homens preferem as loiras' (só se for a Marilyn Monroe é que este parece ser o caso, mas contra factos não há argumentos): é que uma sondagem revelou quais as reais preferências do sexo masculino e não é que as suecas foram ultrapassadas?

Comportamento

As 5 Mulheres de Que Eles Fogem

Fogem de todas? Pois, mas destas fogem mais que das outras. Verifique se pertence ao grupo.

Comportamento

12 Maneiras de fazer um F5 à sua Relação

F5? Quer dizer: um ‘refresh’. Quer dizer: às vezes basta um bocadinho de imaginação e emoção para dar nova vida a uma relação, enfim, murcha...

Comportamento

13 coisas que as mulheres podem aprender com os homens

Afinal, que podem os homens ensinar-nos? Se já está a dizer ‘assim de repente, não me lembro de nada...’, pense melhor. Descobrimos que a nossa vida podia ser tão mais feliz com um bocadinho de sabedoria masculina à mistura.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.