200430931-001.jpg

‘Por que estou sozinha?’ É a pergunta que muitas mulheres mais fazem a si próprias. Cansada de as ouvir, aliás cansada de me ouvir a mim mesma, fui saber as razões.

Antes de procurar a voz dos especialistas, nada como ouvir as queixosas. Estendi-lhes o gravador. Então expliquem-me: por que é que acham que continuam sozinhas? A resposta mais votada foi óbvia. Adivinhem lá. Não, não é ‘porque o George Clooney continua no Lago Como’. É: “Porque há mais mulheres que homens.”

É inegável. Quanto a isso nada a dizer, mas consolem-se: não somos as únicas: 51% das americanas com mais de 15 anos vivem sozinhas. As portuguesas não tardam a seguir-lhe as pisadas, comentaram as minhas cobaias, mas por enquanto aproveitem que as americanas estão piores do que nós, até porque têm mais concorrência. Imaginem a quantidade enorme de mulheres sozinhas em Nova Iorque, por exemplo, que só ela tem quase tantos habitantes como Portugal inteiro…

Segunda razão: “Os homens não querem um relacionamento, querem uma relação”. Ok, dejá vu, avancemos para algo mais elaborado: “As mulheres com cabeça não encontram homens à altura.” Porquê? “Porque estão casados. As mulheres querem todas as mesmas coisas, e um homem decente não fica nem dois segundos solteiro.”

Pronto, isto está estudado: é um dado científico que as mulheres preferem casar com alguém uns pontos acima do seu QI, enquanto os homens preferem uns pontos abaixo.

Sigamos para bingo: alguém que me reúna as coordenadas? “Os homens têm toneladas de mulheres lindas, espertas e cultas por onde escolher, as mulheres têm poucos homens à sua altura. Quanto mais espertas, mais exigentes são, por isso quanto mais espertas, menos homens têm.” Ai meu Deus! Estou a ver o anúncio: ‘Mulher com cabeça procura homem sem umbigo’. Conclusão: vamos ser burras e casar aos 20?

Eles têm medo da tampa

Resumo: imaginemos uma mulher com, digamos para sermos otimistas, 10 homens ao seu alcance. Se tiver 30 e muitos ou 40 anos, vamos tirar, se formos otimistas, cinco homens. Dos cinco que restam, tiramos um (para sermos otimistas) que tem metade do QI dela, e outro (para sermos otimistas) que é gay. Dos três que restam, um não paga impostos desde 1984, acorda às 4 da manhã para jogar ‘Dungeons and Dragons’ e é um control freak. O outro tem um índice de massa gorda acima dos 34, um caniche que uiva noite fora, um dente torto, e apneia do sono. O terceiro é fantástico, mas simplesmente não vai com a cara dela.

Estou mesmo a ouvir o lado masculino: ai não é nada assim! Mas que raio de homens é que vocês conhecem? Há imensos homens lindos, espertos, cultos interessantes e sem caniches! E as mulheres respondem: pois há. Estão casados.

“E há ainda outro entrave”, atira outra cobaia. “As pessoas a partir de uma certa idade encontram-se cada vez menos. Depois dos 35, onde é que vamos encontrar homens interessantes? Não é nas discotecas…”

Mesmo quando os encontramos, eles não acusam o toque: “Os homens agora são uns frouxos.” Frouxos? “Têm um medo que se pelam das mulheres. Têm pavor de levar uma tampa.” Isto é tão verdade que fico calada. Dizer o quê? Mas ela continua com dados sociológicos: “A sociedade mudou tanto nos últimos dez anos que eles ficaram baralhados, já nem sabem se devem abrir a porta do carro, oferecer flores, pagar a conta do restaurante, ou se a gente se ofende. “

Homens: a gente NÃO se ofende. Sufoquem-nos de flores até contrairmos asma alérgica, abram-nos a porta do carro até apanharmos gripe A de tanta corrente de ar, e paguem-nos trufas com chocolate e ostras com limão até morrermos de indigestão, que a gente NÃO se ofende.

Claro que é muito fácil atirar as culpas para os outros. Não estamos sozinhas porque somos insuportáveis, porque ninguém nos atura, temos borbulhas na testa, um canino desviado, ou incapacidade para amar. Estamos sozinhas porque não há homens de jeito e as estatísticas estão contra nós. É tão mais fácil, não é?

Ou seja: isto é tudo tão verdade que não serve para nada… Certo? Errado: serve pelo menos para não nos deixarmos cair em armadilhas muito comuns e muito perigosas.

Primeira armadilha da mulher desesperada: corre sérios riscos de se apaixonar… pela pessoa errada. Percebi que era tempo de deixar as minhas cobaias e passar aos meus gurus

Quando amamos… uma fantasia

Ora bem: como não cair por alguém que não nasceu para mim? Os psicólogos são unânimes: não deixe que o desejo lhe retire a lucidez.

“Porquê viver uma relação que sabemos à partida que não nos vai fazer felizes?” pergunta a terapeuta Margarida Vieitez, no livro ‘Guerra entre quatro paredes.’ (Esfera dos Livros). O problema é que muitas de nós nunca pensamos em prevenir os problemas de uma relação… à partida. Quantas de nós nunca estiveram com alguém que achavam fantástico embora tivesse defeitos irritantes, aquela coisa de pagar tudo a meias, aquele tique no olho esquerdo, aquela mania de endireitar tudo… Abra os olhos! aconselha Margarida: “Não existem pessoas perfeitas nem relações perfeitas. O que existe é o que consideramos aceitável e o que consideramos inaceitável.”

“Os românticos não veem com quem estão, veem apenas a relação que estão a imaginar”, explica o psicólogo Joaquim Quintino Aires, no livro ‘O amor não se aprende na escola’ (Ed. Caderno). “E se não veem com quem estão, não conseguem avaliar se aquela pessoa lhes agrada ou não. E é este o drama. O feitio da pessoa, os seus modos, não é coisa em que pensem. Não é de estranhar que a relação lhes pareça tão boa.”

O problema, como ele próprio refere, é que algumas pessoas nunca desenvolvem a capacidade de pensar o pensamento dos outros. E na falta, porque precisam de lidar com os outros, idealizam-no a partir do seu próprio pensamento. “Ao conhecerem uma pessoa que apresenta algum traço físico ou comportamental que lhes agrada, imaginam o resto, ou seja, idealizam, constroem uma fantasia sobre a outra pessoa, uma fantasia em que o outro é exatamente como eles querem ou precisam. A partir daqui sentem-se ‘apaixonados’, e claro, desejam que o outro também esteja apaixonado. Mas como aceitar quando a outra pessoa diz que não está apaixonada?”

Ou seja, podemos não ter um relacionamento forte porque estamos muito ocupadas a amar… uma fantasia.

Apaixone-se… por si

Segunda armadilha: deixar que nos destruam a autoestima. Ver a falta de um parceiro permanente como a confirmação de que, no fundo no fundo, você não presta para nada.

“Quando não temos ninguém, a maioria das pessoas começa logo a pensar: mas que defeito terá aquela, para estar sozinha?”, desabafa uma das cobaias. “E o pior não é isso: o pior é que eu mesma já começo a pensar isso de mim própria. Quando encontro alguém, penso: por que raio é que este se ia interessar por mim, quando os outros também não se interessam?”.

Segundo os psicólogos, este é um dos piores ‘auto feitiços’ que podemos fazer a nós próprias. Por isso, desative-o já. Cuspa o bocado de maçã envenenada que lhe está engasgado na garganta. O que uma cobaia me aconselha é: seja a pessoa por quem adoraria apaixonar-se!

Começo a rir. Ai meu Deus! Um caso gay comigo mesma, que emocionante! Mas percebem a ideia, não? Virem o foco para vocês, em vez de deitarem as culpas para os outros. Quer alguém especial? Torne-se especial primeiro. As pessoas da mesma tribo costumam atrair-se: por isso faça parte da tribo dos espertos, alegres, sensíveis, encantadores. E das duas uma: ou encontra outro esperto, sensível e encantador que a reconhece, ou não encontra. Mas em não encontrando, não é muito melhor ser esperta, sensível e encantadora do que aquela chata que ninguém atura?

Isto não quer dizer que tem de ser necessariamente esperta, alegre e encantadora para que alguém se apaixone por si. Apaixonarmo-nos não depende de sermos giras e bem vestidas (embora possa ajudar). Basta ir a qualquer centro comercial para ver gente perfeitamente horrorosa com um apaixonado pendurado no braço. Mas devemos estar, em primeiro lugar, apaixonadas por nós, por nossa causa. Por isso, depois de virar o foco para si, desvie-o para os outros: “Seja mais exigente com os outros, e menos consigo”, aconselha Quintino Aires. “Algumas pessoas não gostam de si e nunca vão gostar. E o problema não é seu. Apenas não podemos comprar o amor a qualquer preço.”

Acompanhada mas só

Alguns solteiros idealizam o casamento, mas muitas casadas descobrem que estão mais sozinhas a dois do que alguma vez estiveram a solo: “É pura ilusão pensar que se consegue manter uma relação sem investir nela,” alerta Margarida Vieitez. “Lembre-se que a sua relação apenas viverá se a alimentar. Caso contrário, desaparecerá.” Para prevenir este ‘desaparecimento em combate’, a ‘receita’ nem é assim tão difícil: não se isole do mundo, continue a relacionar-se com outras pessoas e com a família, a dois e individualmente. Quando se aperceber que alguma coisa não está bem, não deixe andar: páre e converse. Afinal, não foi para viver sozinha que começou a viver a dois.

Está a olhar para o lado errado?
Pode haver milhões de razões para estar sozinha. Algumas delas são:

– Porque está a olhar para o lado errado: Você adora o Luís, mas ao Tiago, que a adora em silêncio, não liga nenhuma.
– Porque está no sítio errado: A não ser que more numa telenovela, é pouco provável que o homem da sua vida more em sua casa.
– Porque adora o som da sua voz: Aprenda a ouvir. E já agora, a olhar.
– Porque é demasiado tímida: Reinvente-se. Ninguém tem de ser nada para sempre.
– Porque já lhe quebraram o coração e jurou não amar outra vez: Arranje uma desculpa melhor. Siga.
– Porque não consegue esquecer o seu ex: É outra desculpa. Só acontece até se encontrar outra pessoa com que encher o coração.

** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico **

Assine a ACTIVA em formato DIGITAL!

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Rita Patrocínio revela

Rita Patrocínio revela "onde gostava de um dia viver"

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Novo estudo explica relação especial entre os homens e os cães

Novo estudo explica relação especial entre os homens e os cães

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Mulheres no mercado de trabalho: Tramadas por serem mães

Mulheres no mercado de trabalho: Tramadas por serem mães

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Marta Melro desfruta do bom tempo na praia com a filha

Marta Melro desfruta do bom tempo na praia com a filha

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites