84214850.jpg

Tinham entre cinco e 18 anos e iam ao médico para uma avaliação clínica necessária antes de começarem a fazer desporto. João Maldonado, cardiologista especializado em hipertensão e diretor da Clínica da Aveleira, em Coimbra, abraçou este projeto semi-solidário e quis saber qual a expressão da hipertensão numa população que não associamos a esta doença. Quando olhou para os resultados do seu estudo encontrou 12,8% de jovens com a tensão arterial acima do normal. “É muito. Nos obesos, essa taxa crescia para 22%. Os valores internacionais estão entre os 4 e 5%.” O estudo abarca jovens dos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu e Aveiro: “Não acredito que existam diferenças muito marcadas no País”, diz o investigador. Os resultados são iguais para os dois sexos.

EXERCÍCIO E MENOS SAL

É difícil não associar o facto à obesidade infantil. “Apesar de neste estudo termos jovens obesos, aqueles que praticam exercício físico têm percentagens menores, 13,1%. O que significa que, apesar do peso, o exercício tem poder para contrabalançar este resultado negativo.” O grande culpado pode ser o consumo exagerado de sal, segundo João Maldonado. “Toda a gente diz que não come sal a mais, por isso, fizemos um estudo com colegas do Porto, avaliando os níveis de sódio (sal) na urina. No máximo, um adulto deve ingerir 6g diários de sal, mas encontrámos 12 e 13g.” Outro dos fatores pode ser a tendência familiar. Estas crianças e adolescentes correm o risco de serem jovens adultos hipertensos? “Não sabemos ainda o suficiente, mas o bom senso diz-nos que é provável. O controlo da obesidade, do sal na alimentação e a prática de exercício físico são medidas muito importantes no sentido de prevenir que venham a engrossar a fileira dos hipertensos.” O estudo continua e serão apresentados novos resultados em fevereiro. “É preciso alertar a comunidade científica e o governo para a necessidade de investigar mais e traçar um plano de intervenção.”

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Técnica pioneira combate hipertensão

Uma equipa médica do Hospital de Santa Cruz está a revolucionar o tratamento dos casos mais difíceis de hipertensão. A intervenção não envolve cirurgia e pode ajudar a salvar vidas.

Beleza

Hipertensão: como prevenir

Nos primeiros tempos não dá sintomas mas é um dos maiores perigos da saúde cardiovascular. Saiba a quantas anda a sua tensão e porque é tão importante ter mão no seu estilo de vida para a controlar.

Beleza

Portugueses já sabem mais sobre hipertensão

Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) avaliou os nossos reais conhecimentos sobre esta doença da civilização

Mais no portal

Beleza

O óleo que hidrata, controla o frizz e previne a queda do cabelo

Conheça estes e outros benefícios.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.