140303122.jpg

O Porto foi alvo de um rastreio, com a finalidade de avaliar a presença de  dislexia em crianças e jovens em idade escolar. O estudo revelou a existência de uma elevadapercentagem de crianças com dificuldades escolares acentuadas.

Dos participantes, cerca de 80% apresentavam algum tipo de dificuldade escolar, desde problemas de leitura, a problemas na escrita, ou outras lacunas diretamente associadas ao insucesso escolar.

O estudo que resultou da ação de rastreio, contou com crianças dos sete aos 16 anos, e foi realizado através de inquéritos aos pais e às crianças e de uma avaliação técnica. No final, concluiu-se que, 44% dos inscritos no rastreio apresentavam sintomas de dislexia.

À partida, mais de metade dos pais que levaram os filhos ao rastreio de dislexia percecionavam já uma dificuldade escolar das crianças – 66% revelou preocupação relativamente a dificuldades de escrita dos filhos. Na maioria dos casos, esta perceção, por parte dos pais, teve início logo no primeiro ano de escolaridade. No entanto, apenas quatro crianças tinham sido retidas ao longo do percurso escolar e, no que respeita à procura de ajuda especializada, apenas os pais de seis crianças já tinham procurado apoio profissional. 

Dos testes criados especificamente para este rastreio, as técnicas conseguiram aferir que mais de metade das crianças – 16 – trocavam as letras enquanto liam e 18 apresentavam dificuldades de interpretação e compreensão das frases.

O estudo permitiu ainda verificar a existência de problemas emocionais na maioria das crianças rastreadas: de acordo com a perceção dos pais 79% dos filhos apresentavam perturbações durante o sono; em 55% dos casos os pais consideraram o filho como uma criança nervosa, que não consegue estar sossegada (43%) e 25% apresenta já sintomas físicos que podem estar associados ao insucesso escolar, como por exemplo, dores de cabeça sem explicação. De acordo com a psicopedagoga e especialista em insucesso escolar Maria Amélia Dias Martins, “estes são alguns dos sinais que nos indicam que estamos perante uma dificuldade escolar acentuada, que leva ao insucesso escolar repetido e que, se não tratada a tempo, pode acarretar problemas emocionais graves”.

A ação de rastreio efetuada faz parte de um projeto-piloto, sendo que o próximo passo é a realização de mais ações de forma a sensibilizar o maior número possível de pais para a problemática das dificuldades escolares acentuadas e do insucesso escolar.

Relacionados

Comportamento

Crianças: será que ele vê mal?

Como saber se o seu filho precisa de óculos? Há sinais que revelam se a criança tem falta de vista. Mesmo que ela seja muito pequenina, esteja atenta.

Comportamento

Hiperactividade: deve ser controlada com comprimidos?

A prescrição de psicoestimulantes a crianças e jovens continua a aumentar, tal como as dúvidas dos pais relativamente à segurança destes medicamentos. Fomos ouvir os conselhos dos especialistas.

Comportamento

TPCs sem drama: Não trabalhe por ele

Os trabalhos de casa não têm de ser uma dor de cabeça: mas claro que têm de dar... trabalho.

Comportamento

Help: vou chumbar!

É uma das grandes dores de cabeça dos pais: o que fazer quando, um belo dia, o seu filho lhe diz que não querestudar mais, que a escola é um beco sem saída? Conheça as alternativas e leia as estratégias e causasapontadas por um psicólogo escolar.

Comportamento

Problemas de coluna nas crianças

A saúde das costas do seu filho depende muito de uma má postura, de excesso de peso e de falta de exercício físico. Esteja atenta aos sinais que revelem uma situação de risco.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.