148950069.jpg

O domínio da razão

O melhor é…

… o auto-conhecimento. Agora, já sabe do que gosta e do que não gosta e conhece melhor o seu corpo, o que faz com que seja capaz de ter mais prazer no sexo. Também já não tem paciência para ‘dúvidas existenciais’ sobre se está a fazer as coisas bem e limita-se a desfrutar do momento.

… a objectividade. Já tem termos de comparação suficientes para saber logo quando as coisas não vão correr bem, o que faz com que perca menos tempo com aquilo que percebe à partida que não vai resultar.

O perigo é…

… Não saber lidar com o stress. Ou seja, deixar que as preocupações com o emprego ou o dinheiro se reflictam na cama na forma de falta de desejo sexual. Na verdade, esta é uma das queixas mais frequentes no que toca a disfunções sexuais, segundo a terapeuta Ruth Westheimer.

… Estar demasiado focado nos filhos. A gravidez, o pós-parto e o período de aleitamento podem ser alturas de menos libido devido às alterações hormonais. É importante estimular a vida sexual depois dessa fase para evitar que a situação se prolongue.

Como aproveitar ao máximo

-Recupere a boa-forma. Devido às alterações do corpo decorrentes da gravidez podem aparecer inseguranças. Por isso, se já teve filhos, invista na recuperação dos músculos vaginais e do períneo, já que estes têm grande influência na excitação e no orgasmo. Existem exercícios específicos que pode fazer em casa. No caso de ter dores, recorra a lubrificantes. De qualquer forma, lembre-se de que sexo não é só penetração e de que os jogos sexuais não têm de terminar porque não se sente capaz de ter prazer dessa forma…

– Distribua o tempo de forma mais equilibrada e invista na relação tanto quanto na carreira. Lembre-se de que se tiver uma vida sexual satisfatória isso também se vai reflectir no seu desempenho no trabalho. Se for preciso reserve tempo para o sexo na agenda e respeite esse tempo, não como obrigação, mas como um desejo de que não abdica.

– Quebre a monotonia. “A aventura pode coexistir com a rotina”, garante Steve Lindauer. É uma questão de atitude e sobretudo de empenhamento. Concretizem fantasias sexuais, inventem novas, recorram a brinquedos sexuais, experimente lingerie ousada…

A palavra delas

“O bom dos 30 é já não nos preocuparmos em esconder da empregada livros sobre sexo, porque é ponto assente que já temos idade para o ter”.

Patrícia Almeida, 31.

“Deixei-me de dúvidas existenciais sobre orgasmos clitorianos e vaginais: orgasmo é orgasmo e ponto final!”,

Andreia Machado, 35.

“O sexo começou a ser melhor a partir dos 30, acho que fiquei mais segura e ousada, com menos medo de dizer o que gosto.”

Mafalda Antunes, 30.
 

A CADA IDADE O SEU PRAZER: AOS 20

A CADA IDADE O SEU PRAZER: AOS 40

A CADA IDADE O SEU PRAZER: A PARTIR DOS 50

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Testemunhos: os homens contam-nos que odeiam na cama

Na primeira pessoa, cinco homens confessam aquilo que mais detestam quando o assunto é sexo. Curiosa?

Comportamento

Como ter mais e melhor sexo!

Seja individualista no que se refere ao sexo. Não, não é só pensar no seu prazer, mas criar a sua própria forma de estar

Comportamento

Sexo: como lutar contra a inibição

Uma relação feliz passa por uma sexualidade desinibida. É o seu caso?

Comportamento

Dê a volta à falta de desejo!

Alegrem-se os amantes stressados, que parecem não ter tempo para o sexo, porque o mal tem cura! A ideia essencial é simples, diz Marta Crawford: "A terapia sexual começa por perceber que o essencial é estar um com o outro."

Comportamento

A cada idade o seu prazer: aos 20 anos

Tirar o máximo proveito do sexo em qualquer idade, experimentar as suas fantasias sexuais e dominar a etiqueta sexual são formas de superar tabus e aceitar, em pleno, o prazer do seu corpo.

Comportamento

O que é normal quando falamos de sexo?

Falhar um orgasmo em simultâneo, não chegar sequer a ter um ou recorrer à masturbação, são factos frequentes no amor. Tire as suas dúvidas e perceba que, afinal, não há nada de errado com a sua relação.

Comportamento

Sexo: Fantasia não é pecado

Imaginarem ser quem quiserem na cama é uma boa forma de se libertarem e terem mais prazer, sem em que nada ameace a intimidade do casal.

Comportamento

5 jogos atrevidos para fazer a dois

Tente perder as inibições, esquecer o stresse do trabalho e não pense nos seus afazeres. Concentre-se, em exclusivo, no seu prazer.

Comportamento

As 10 zonas erógenas masculinas

Pergunte a um homem quais são as suas zonas erógenas e a resposta mais provável é um sorriso acompanhado de: “Há mais do que uma?!” Mas preconceitos e vergonha à parte, a verdade é que, tal como as mulheres, o mapa do prazer masculino tem mais do que um tesouro escondido.

Comportamento

O que fazer se se sente tímida na cama

Nem todas as mulheres conseguem disfrutar da sexualidade em pleno, fruto de uma timidez que nem sempre sabem explicar. Detectadas as causas aprenda a libertar-se.

Comportamento

Devemos ter sexo no primeiro encontro?

Será que um homem aprecia tanto a conquista, que se uma mulher 'cede' demasiado rápido, perde o interesse? Ou será que, pelo contrário, se o encontro até corre bem, acha uma hipocrisia da nossa parte quando se adia o inevitável?

Comportamento

Museus do Sexo

Agora, estão na moda. E se abundam na Europa, os Estados-Unidos também têm os seus monumentos ao pecado da luxúria.

Mais no portal

Saúde

Corte estes alimentos à noite para perder peso

E dormir melhor!

Beleza

O que fazer ao cabelo nos dias quentes? Aqui ficam 30 sugestões

Para todos os comprimentos e texturas.

Comportamento

O tipo de parceiro que as mulheres escolhem é influenciado pela vinculação pai-filha

Quem sai aos seus... procura parceiros iguais aos pais, quer isso seja bom ou mau.

Moda

As peças que importam para montar um armário cápsula de verão

Uma proposta que deixa o guarda-roupa com menos peças e extremamente prático.

Beleza

Unhas: a tendência inesperada que vai estar em todo o lado no verão

Não só dizemos qual é, mas mostramos várias formas de torná-la sua.

Celebridades

Entre na mansão de Anitta em Miami

Conheça os cantos à casa.

Comportamento

Os quatro mandamentos para superar desilusões

De acordo com uma especialista.

Activa Brand Studio

Passatempo 'Prepare-se para o verão' com a ACTIVA e a SVR

Saiba como é fácil participar.

Comportamento

O amor à primeira vista existe mesmo? Eis o que diz a ciência

A resposta pode surpreender.

BeYoga

BeYoga: exercícios para libertar a tensão na zona lombar

O desconforto na zona inferior da coluna vertebral tira-nos energia. Libertando todas as tensões da zona lombrar sinta-se pronta a abraçar cada movimento do seu corpo.

Comportamento

5 passos para esquecer um ex de uma forma saudável

Estes são os conselhos de uma psicóloga.