A cada idade o seu prazer: aos 40 anos

O espírito gourmet

O melhor é…

… a liberdade de espírito. O trabalho já deixou de ser uma obsessão e está novamente mais livre para apreciar os prazeres carnais. Resultado: aprecia o sexo com o espírito de uma boa apreciadora de vinhos e investe na qualidade em detrimento da quantidade.

… a tolerância. A experiência também trás mais tolerância com as falhas do companheiro e as suas próprias. O sexo não é tudo e o companheirismo é mais valorizado (o que não quer dizer que o sexo deixe de ter importância).

O perigo é…

… ter a fasquia demasiado elevada. Temos mais know-how, mas em compensação, o corpo dá os primeiros sinais de que já não aguenta o ritmo de antigamente. Não deixe que isso a deprima.

… a insegurança. Pessoas a quem o processo de envelhecimento causa ansiedade podem ver o sexo como uma confirmação da sua juventude, o que pode causar ansiedade acrescida. Isto tem repercussões físicas, como a dificuldade de lubrificação que por sua vez aumenta a insegurança e pode acabar por gerar desinteresse sexual. É uma bola de neve.

Como aproveitar ao máximo

– Reinvente as suas fantasias sexuais e as do seu parceiro. O bom da maturidade e de saber o que se gosta e o que nos dá prazer é que nos podemos “descondicionar” de todos os padrões que nos foram incutidos durante a vida sobre como deve ser o sexo.

– Invista na relação. Judi James, autora do best seller “Sex Signals – a Linguagem da Sedução” (Editorial Presença) aconselha-a a evitar os clichés românticos no que toca a relações duradouras. “Jantares à luz das velas depois do trabalho ou fins-de-semana românticos têm à sua volta um ar pré-concebido, um pouco como a noite de ano Novo, em que sabemos que vamos ter de nos divertir. Também implicam que não está a sair-se bem o resto do tempo e que precisa de se esforçar de vez em quando… Tenha em mente que a maioria das pessoas hoje em dia trabalha muitas horas e geralmente está de rastos quando chega a casa.” O melhor será, pois, apostar num melhoramento contínuo e, sobretudo, continuar a prestar atenção ao seu parceiro. Combata a tentação para achar que já sabe tudo o que ele diz ou pensa. As pessoas mudam. Interesse-se verdadeiramente pela pessoa que está ao seu lado. A atenção é um afrodisíaco potente.

-Mantenha o contacto físico. Quando estamos na fase da paixão tocamos constantemente o nosso parceiro. Continue a fazê-lo. “Um pequeno toque quando sair da sala, quando chegar a casa ou quando passar por ele, tem um impacto enorme. Não se limite a toques sexuais, beijos e abraços, toques no pescoço, cabelo e ombros também mantêm a chama viva”, lembra Judi James.

A palavra delas

“Deixei de ter expectativas irrealistas acerca do sexo. Hoje, desfruto do sexo pelo que é e não espero que seja a salvação da minha relação ou a solução dos meus problemas.”

Antónia Parreira, 42.

“Aos 20 confundia sexo e amor, mas não tinha experiência suficiente para aproveitar o sexo na totalidade. Aos 30, já temos mais experiência, mas deixámos de acreditar no príncipe encantado… É aos 40 que sabemos o que queremos, mas é difícil encontrar alguém à altura. No entanto, é agora que tenho mais gosto, interesse e vontade de experimentar coisas novas”.

Susana Félix, 41.

A CADA IDADE O SEU PRAZER: AOS 20

A CADA IDADE O SEU PRAZER: AOS 30

A CADA IDADE O SEU PRAZER: A PARTIR DOS 50

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Testemunhos: os homens contam-nos que odeiam na cama

Na primeira pessoa, cinco homens confessam aquilo que mais detestam quando o assunto é sexo. Curiosa?

Comportamento

Como ter mais e melhor sexo!

Seja individualista no que se refere ao sexo. Não, não é só pensar no seu prazer, mas criar a sua própria forma de estar

Comportamento

Sexo: como lutar contra a inibição

Uma relação feliz passa por uma sexualidade desinibida. É o seu caso?

Comportamento

Dê a volta à falta de desejo!

Alegrem-se os amantes stressados, que parecem não ter tempo para o sexo, porque o mal tem cura! A ideia essencial é simples, diz Marta Crawford: "A terapia sexual começa por perceber que o essencial é estar um com o outro."

Comportamento

Como conquistar o homem que deseja

Sermos ou não sensuais e atraentes para o sexo oposto é muito uma questão de atitude. Por vezes, mudar certas coisas faz toda a diferença..

Lifestyle

Qual é o signo que tem mais a ver consigo: Carneiro

Saiba qual é a atitude perante o sexo típica do seu signo e quais os melhores parceiros!

Comportamento

Ideias para levar qualquer homem à loucura

Gosta de experimentar novos desafios, que estilhaçam a rotina, no que se refere a sexo? Então, inspire-se nas nossas ideias

Comportamento

Dê lhe a volta à cabeça... na cama

Umas "jogadas" mais arrojadas no campo do sexo e nem vai reconhecer o homem que tem a seu lado

Comportamento

Os mitos do sexo anal

Afinal, o sexo anal dá ou não prazer à mulher? Quais os cuidados a ter? E as melhores posições?

Comportamento

Liberte-se: os sex toys estão aí para isso!

Mas não se tratam de amigos de carne e osso, mas de todos os acessórios que podem ajudar a criar um clima de maior erotismo

Comportamento

A cada idade o seu prazer: aos 20 anos

Tirar o máximo proveito do sexo em qualquer idade, experimentar as suas fantasias sexuais e dominar a etiqueta sexual são formas de superar tabus e aceitar, em pleno, o prazer do seu corpo.

Comportamento

A cada idade o seu prazer: aos 30

Aos 30 anos está mais segura, mas esta é também uma altura de mudança. Saiba como desfrutar da sua sexualidade em pleno.

Comportamento

O que é normal quando falamos de sexo?

Falhar um orgasmo em simultâneo, não chegar sequer a ter um ou recorrer à masturbação, são factos frequentes no amor. Tire as suas dúvidas e perceba que, afinal, não há nada de errado com a sua relação.

Comportamento

Sexo: Fantasia não é pecado

Imaginarem ser quem quiserem na cama é uma boa forma de se libertarem e terem mais prazer, sem em que nada ameace a intimidade do casal.

Comportamento

5 jogos atrevidos para fazer a dois

Tente perder as inibições, esquecer o stresse do trabalho e não pense nos seus afazeres. Concentre-se, em exclusivo, no seu prazer.

Comportamento

As 10 zonas erógenas masculinas

Pergunte a um homem quais são as suas zonas erógenas e a resposta mais provável é um sorriso acompanhado de: “Há mais do que uma?!” Mas preconceitos e vergonha à parte, a verdade é que, tal como as mulheres, o mapa do prazer masculino tem mais do que um tesouro escondido.

Comportamento

O que fazer se se sente tímida na cama

Nem todas as mulheres conseguem disfrutar da sexualidade em pleno, fruto de uma timidez que nem sempre sabem explicar. Detectadas as causas aprenda a libertar-se.

Comportamento

Devemos ter sexo no primeiro encontro?

Será que um homem aprecia tanto a conquista, que se uma mulher 'cede' demasiado rápido, perde o interesse? Ou será que, pelo contrário, se o encontro até corre bem, acha uma hipocrisia da nossa parte quando se adia o inevitável?

Comportamento

5 ideias para quebrar a monotonia sexual

No universo do sexo, nem tudo foi explorado ou inventado. Há sempre coisas novas destinadas aos casais que desejam sair da rotina.

Mais no portal

Comportamento

5 pessoas revelam os segredos que os companheiros esconderam até serem casados

Incluindo uma mãe que, afinal, estava viva.

Celebridades

Estas calças de Eva Longoria deram que falar

Veja a escolha original da atriz.

Comportamento

Como valorizar amigos e parceiros que são "bons o suficiente"

De acordo com uma psicóloga clínica, é importante não esperar (ou exigir) a perfeição dos outros.

Saúde

Os erros que estão a tornar os seus treinos de glúteos ineficazes

Se não vê diferenças, por mais que treine, confira estas dicas.

Moda

Artigos de moda indispensáveis para as adeptas de estéticas minimalistas

Estas 16 peças de roupa e acessórios são perfeitos para qualquer guarda-roupa cápsula de inverno.

Beleza

10 manicures para quem não gosta de unhas de uma só cor

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Eis o que deve mudar na rotina de maquilhagem durante os meses frios

Para além das roupas, a maquilhagem também deve mudar quando chega o frio.

Saúde

Reduza a ansiedade em 1 minuto com este exercício

Partilhado por um especialista.

Beleza

Os cristais no cabelo elevam qualquer penteado ao próximo nível

Uma tendência que pode muito bem servir de inspiração para a Passagem de Ano.

Saúde

3 mitos sobre incontinência urinária esclarecidos

Por uma fisioterapeuta e uma médica de clínica geral.

Comportamento

Estes sinais indicam que a ansiedade está a levar a melhor sobre si

De acordo com um especialista.

Saúde

Rever séries é bom para a saúde - entenda o motivo

Confira a explicação de especialistas.