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1.Em família fazemos questão de…

a)Preparar as refeições em conjunto e em função do que eles mais gostam

B)Tomar o pequeno-almoço todos os dias

c)Preparar sobremesas todos os fins-de-semana

2. Na hora das compras, olho sempre para os rótulos dos produtos e tenho atenção aos teores de açúcar, sal e gordura?

a)Sempre. Só assim faço as escolhas mais saudáveis

B)Quase sempre. Mas, muitas vezes acabo por levar o mais barato ou o que gosto mais

c)Não. O preço é que determina o que compro

3. O pequeno-almoço deve ser tomado em casa porque…

a) É mais barato do que comer na rua

b) Não é necessário. Eles podem beber o leite e comer o pão no caminho para a escola

c) É um momento em família que aproveitamos para partilhar bons hábitos alimentares

4. Escolho os cereais de pequeno-almoço em função …

a)Do que os meus filhos querem

b)Olho sempre para o rótulo e escolho o que tem menor percentagem de açúcar, mas muitas vezes acabo por escolher o mais barato

c)Da informação disponível nos rótulos e escolho os que têm maior percentagem de cereais integrais, menos açúcar e gorduras

5. A fruta faz parte do dia…

a)Logo desde o pequeno-almoço, com os cereais de pequeno-almoço, ao lanche e às refeições principais

b) Não insisto muito pois comem na escola

c) Só nas refeições principais e sempre uma peça de fruta diferente

6. Na hora do lanche [manhã e tarde] gosto que eles comam…

a)Iogurte líquido e um pão com queijo, fiambre ou doce

b) Não vale a pena comer pois perdem o apetite para o almoço/jantar

c) Um bolo e um refrigerante, pois ainda vão gastar muita energia

7. Procuro dar-lhes vegetais e legumes…

a)Todos os dias e recorro a pequenos truques para os “convencer” a comer

b)Todos os dias, mas nem sempre consigo que comam

c)Raramente, pois já comem na escola

8. A fruta está normalmente no frigorífico para…

a) Evitar que se estrague

b) Não, prefiro coloca-la em cima da mesa para que eles se sintam tentados

c) Não compro pois ninguém gosta muito

9. Gosto que eles experimentem alimentos novos…

a) Não vale a pena pois eles recusam sempre tudo

b)Nas idas ao supermercado incentivo-os a escolher um alimento novo, mas eles não se deixam convencer

c) Aproveito sempre os seus pratos preferidos para colocar novas verduras ou legumes

10. Quando eles não querem comer…

a) Aceito, pois quando tiverem fome logo comerão qualquer coisa

b) Obrigo-os a comer, sob pena de ficar de castigo

c) Aceito e quando tiver fome dou-lhes uma refeição saudável

Pontuações

1. a) 2; b) 3; c) 1 

2. a) 3; b)2; c)1

3. a) 2; b)1; c)3

4. a)1; b)2; c) 3

5. a) 3; b)1; c)2

6. a)3; b)1; c)2

7. a)3; b)2; c)1

8. a) 2; b)8; c)1

9. a)1; b)2; c)3

10. a)1; b)2; c)3

 

 

Dos 0 aos 10 pontos| É urgente mudar de hábitos à mesa!

A formação dos hábitos alimentares começa nos primeiros anos de vida. Por isso, invista o quanto antes na educação dos gostos à mesa. A rotina familiar e os bons hábitos são essenciais para tornar esta tarefa mais fácil. Apesar de eles dizerem “não gosto” siga os mandamentos: À mesa dê primazia aos legumes, mais peixe e carnes brancas e alimentos com pouco sal e gorduras. A água deverá ser a bebida de eleição, assim como a sua criatividade. Poderá ficar surpreendido com o sucesso que fará! Não se esqueça que a leitura dos rótulos ajuda-a (o) a fazer as escolhas mais equilibradas. Prefira os produtos com menos açúcares, gorduras e, por exemplo, no caso dos cereais de pequeno-almoço, os que têm maior percentagem de cereais integrais. Não deixe apenas para a escola o papel de educador à mesa. Lembre-se que os mais novos repetem os bons (e os maus) hábitos à mesa que assistem em casa. Uma alimentação equilibrada e adequada fornece à criança o suporte para um bom crescimento e desenvolvimento, diminuindo o risco de desenvolver distúrbios nutricionais – diabetes tipo 2, colesterol, obesidade.

Dos 10 aos 20 pontos | No caminho da… saúde!

É das (os) que sabem que não se desiste à primeira volta! Por isso não se deixa influenciar pelos “não quero”, “não gosto”! Sabe que investir agora é sinónimo de menos dores de cabeça no futuro. Por isso incentiva o seu filho a fazer 5 a 6 refeições por dia, a consumir frutas e legumes [o puré de batata com couve-flor e os croquetes com cenoura são excelente ideias…], mais peixe do que carne e a evitar as comidas com elevado valor calórico e baixo valor nutricional [doces, refrigerantes, snacks salgados…]. Nunca é demais relembrar que o pequeno-almoço é a primeira e a mais importante refeição do dia, e que deverá ser tomada em casa, de preferência em família, com direito a leite, fruta e uma fonte de cereais integrais [pão, cereais de pequeno-almoço…]. Porque não é fácil fazer as melhores escolhas, lembre-se que a rotulagem nutricional dá-lhe a ajuda que precisa para escolher os alimentos com menos açúcares, sal, gorduras e, se for caso disso, com maior teor de cereais integrais. Continue no bom caminho!

 

Dos 20 aos 30 pontos| Boas ações recompensadas!

Sabe que a saúde do seu filho depende das opções nutricionais que faz todos os dias. Sabe o quanto é importante cumprir o horário das refeições, não abusar dos alimentos ricos em gorduras e ter a fruta e os legumes como alimentos de primeira linha! Sabe, por isso que é de manhã que se começa o dia, e tomam o pequeno-almoço diariamente, assim como os lanches são aproveitados para aumentar o aporte de vitaminas e minerais, através da fruta, do leite ou iogurtes. Os açúcares e os alimentos com maior aporte de gordura devem continuar a ser evitados, para isso continue atento aos valores nutricionais descritos nos rótulos. Esta informação ajudará, por exemplo, a avaliar o teor de açúcares dos iogurtes, ou mesmo perceber que existem cereais de pequeno-almoço com maior percentagem de cereais integrais e com menor teor de açúcares e de sal. As boas ações são sempre recompensadas! Continue a ser saudável!

 

 

 

 

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