55847606.jpg

Antes de se apaixonar pelo homem errado, aprenda a proteger-se contra:

1. O Mito da Beleza

A ideia de que as pessoas mais bonitas atraem mais facilmente um parceiro não só não é verdade (basta pensar na prima Albertina – toda a gente tem uma prima Albertina – que era feia como os trovões e tinha todos os homens que queria) como pode levar-nos a gastar inúteis balúrdios em roupa a vida inteira sem percebermos porque é que não funciona. Devemos ser cada vez mais nós próprias, com cada vez melhor aspecto, por nossa causa, e não para atrairmos um qualquer George Clooney que vá a passar (até porque os Clooneys deste mundo não passam assim com tanta frequência). Além disso, pode ser perigoso passar a mensagem errada: como é que queremos encontrar a alma gémea se passamos a vida a esforçar-nos imenso para parecer uma coisa muito diferente do que somos?

2. O Mito da Alma Gémea

Está bem, que as há há, como as bruxas, mas tal como as bruxas, qual foi a última vez que viu alguma? O que há são várias almas mais ou menos compatíveis. Se não quiser condenar-se a passar imenso tempo a inventar esquemas para fugir da rotina e para ‘apimentar a relação’ e a ‘dar tempo’ e a visitar terapeutas familiares, tenha mas é o bom senso de escolher alguém com quem seja agradável viver.

3. O Mito do Merecimento

“Ai eu aqui coitadinha tão gira, tão culta, tão esperta, tão loira e tão boa pessoa, não merecia mesmo um Príncipe?” Pois merecia, mas acontece que a vida não é justa, a vida é lógica, e a lógica não é moral. Se viver à espera de ‘retribuição’, vai ter muitas desilusões.

4. O Mito dos Opostos que se Atraem

Pois dizem os psicólogos que não se atraem, não senhora, o que nos atrai, mesmo – especialmente? – em pessoas muito diferentes de nós, é aquilo em que se parecem connosco. E sim, os valores e os hábitos e o meio e se gostam ou não de step ou feijoada ou das Caraíbas é importante, mas, também dizem os psicólogos, as relações mais sólidas nascem entre pessoas que tiveram infâncias ou experiências de vida idênticas.

5. O Mito da Primeira Vez Tem de ser Óptima

A culpa é do cinema. E das telenovelas. E dos romances. Fizeram-nos tal lavagem ao cérebro desde que começámos a ter idade para ver cenas de sexo que a partir daí acreditámos piamente que tudo acontecia assim, naturalmente, sem atropelos, sem sutiãs encravados nem sapatos malcheirosos nem mãos desajeitadas nem óculos a atrapalhar… Se a primeira vez não viu fogo de artifício, não desanime. Tudo se treina.

6. O Mito da Honestidade

“Olha, ó João Carlos, antes que me dês um beijo na boca deixa-me que te diga que já tive 34 namorados antes de ti, especialmente o Vasco que era um monumento de homem até me dar uma grandiosa tampa, sou psicótica com as dietas e só como meia folha de alface por dia, por acaso não tenho os dentes verdes, não? Ah, adoro beber até cair para o lado, também adoro crianças e estou louca para ter uma equipa de futebol mas tenho uma verruga vaginal que me incomoda imenso, sabes que em Portugal as mulheres ainda ganham menos do que os homens?, olha importas-te que vá à tua casa de banho, o jantar caiu-me mal” (depois não se esqueça de voltar e dizer “Não vás lá agora”) e por último a machadada fatal: “A minha mãe vai gostar tanto de ti!” Não seja honesta! Pelo menos no primeiro dia! Não pronuncie NUNCA a palavra ‘fofinho’. Diga-lhe o mínimo indispensável e ouça muito. E tente descobrir em que partido é que ele vota. Isso sim, é importante.

7. Mito das Festinhas

Mas que mania feminina que depois de grande sessão de cama eles têm de ficar num ‘encore’ a fazer-nos festinhas! É como se depois de uma aula de body combat se tivesse que ficar a fazer festinhas no treinador. Deixe as festinhas para quando ele acordar.

8. O Mito da Compatibilidade

Lá porque se divertem imenso e vão ao cinema e jantar fora, não quer dizer que consigam aguentar uma relação de chatices diárias, com casas para pagar, louça para lavar, banheira para partilhar, e a adrenalina em baixo. Mas claro que muitas vezes isso só se descobre experimentando, não é…

9. O Mito do Resgate

Há-de vir alguém (alto, louro e com dinheiro) resgatá-la à sua triste vida, mesmo que esteja sentadinha em casa a bordar Mickeys em ponto-cruz. Só se for o homem da piza – isto se mandar vir uma piza, obviamente – e se o homem da piza for psicopata daqueles que olham para uma pessoa e ficam instantaneamente apaixonados, porque de outra maneira, quem fica à espera arrisca-se a esperar para sempre.

10. O Mito da Dependência

Só conseguimos ser felizes com outra pessoa e essa pessoa há-de nos dar aquilo que lhe damos a ela. Mentira: nem precisamos desesperadamente de outra pessoa nem o amor é assim tão matemático. Dedique-se a ser feliz sozinha para aprender a ser feliz a dois.
 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Por que é que os homens mostram pouco afecto?

Por que razão a troca de carinho, a intimidade e a expressão de sentimentos assusta tantos homens? Ficámos a saber que a educação e a biologia estão na base do problema.

Comportamento

Descubra porque continua sozinha

Queixamo-nos de não encontrar par decente, mas as razões podem ser muitas. Perceba o que não corre bem e aprenda a defender-se das armadilhas da solidão

Comportamento

Como evitar os erros mais comuns que se cometem numa relação

Normalmente começamos um relacionamento cheias de paixão e entusiasmo, mas o tempo e as preocupações podem levar-nos por outros caminhos. Veja se comete algum dos erros amorosos que investigámos…

Comportamento

Que tipo de homem é que atrai?

Nem sempre o nosso homem preferido é aquele sente maior atracção por nós. Veja, através da característica da sua personalidade que mais sobressai, qual o tipo de homem que está mesmo caidinho por si...

Comportamento

Os portugueses acreditam no "Parceiro ideal"

O principal serviço de dating online em Portugal realizou um estudo sobre a "procura do parceiro ideal" e concluiu que os portugueses são um povo romântico e apaixonado por natureza

Comportamento

Quer um bom casamento? Ponha-o fora do quarto

Os especialistas estão de acordo: dormir em camas separadas é o que há de melhor para um casamento.

Comportamento

Homens solteiros mais felizes do que os casados

São homens, jovens, solteiros e ricos as pessoas mais felizes da União Europeia. Mas há más notícias...

Comportamento

Porque estamos casadas e nos sentimos sozinhas?

Casados há trinta anos ou há três dias, há quem não consiga fugir a uma das mais comuns ameaças a todos os casamentos: a sensação de solidão… Fomos saber como contrariá-la.

Comportamento

23 maneiras de dar a volta quando tudo acaba

Parece o fim do mundo mas não é. Pode mesmo torná-la mais forte. Se está sozinha, saiba como começar de novo.

Comportamento

Devemos perdoar ou não uma traição?

Há uns anos os homens traiam e as mulheres perdoavam. Hoje há cada vez há menos mulheres a compactuarem com estas situações. No entanto, há coisas que nunca mudam: poucos são os homens que desculpam o adultério das mulheres, mas quase sempre as infidelidades deles são bem toleradas pela sociedade.

Comportamento

Traímos mais do que os homens?

Num inquérito recente, só 7% das mulheres confessaram ter sido infiéis. A ACTIVA quis saber se isso era mesmo verdade ou se simplesmente não gostamos de assumir quando saltamos a cerca.

Comportamento

Depois da separação, como regressar ao mundo dos solteiros!

A separação é um momento difícil na vida de qualquer mulher. Porém, também pode ser o início de uma outra etapa, mais feliz e compensadora. Três mulheres mostram-lhe como seguir em frente quando a vida nos troca as voltas no que se refere ao amor.

Comportamento

Há cinco tipos de ciúme: descubra o seu!

O ciúme é como a pimenta: um bocadinho anima, demais estraga a refeição. A definição é da psiquiatra italiana Donatella Marazziti, que dedicou os últimos anos do seu trabalho a estudar a paixão e o amor e como o ciúme pode destruir ou ajudar uma relação!

Comportamento

Como fazer os homens falar de sentimentos?

Será que, na idade adulta, ainda há esperança de aprender as linhas com que se cose a verdadeira intimidade? “Há sempre possibilidade de mudar isso, mas o fundamental é a pessoa querer mesmo mudar”, comenta Rosário Gomes é psicoterapeuta e. Há um longo caminho a percorrer e a mulher tem um papel importante

Comportamento

Em caso de separação, o que nunca deve fazer!

Acabou a sua relação. E, claro, senta-se no sofá a chorar e a pensar "onde é que errei". Pois, é, nem sempre sabemos tomar as decisões e ter os pensamentos mais sábios em momentos de grande tensão emocional. Mas há coisas que não podemos mesmo fazer!

Comportamento

Por que é que os homens não vivem sem...

Por que é que adoram ecrãs gigantes? Só comem carne? Perdem a cabeça por futebol? Descobrimos as respostas para as perguntas que tantas mulheres fazem ao longo dos tempos. E ficámos a saber por que é que eles não sobrevivem sem...

Comportamento

Sexo: demasiada intimidade pode ser perigosa!

Por muita proximidade que tenha com o seu namorado/marido há coisas que não se fazem, sob pena de quebrar o encanto do amor. Conheça os limites.

Comportamento

3 coisas que não pode mesmo fazer no primeiro encontro!

É normal que queira causar boa impressão, que esteja nervosa, que se sinta insegura, mas sabe até onde pode ir num primeiro encontro? Saiba o que não deve fazer num primeiro encontro se quiser marcar pontos a seu favor.

Mais no portal

Moda

Como usar jeans no trabalho e redefinir o conceito de "business casual"

Aqui ficam algumas ideias de visuais elegantes com calças de ganga.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso