104780902.jpg

Comuniquem a decisão em conjunto

O mais sensato é os pais transmitirem em conjunto ao seus filhos aquilo que decidiram. Devem explicar as razões do divórcio sem entrar em detalhes (como infidelidades). E deixem claro que nada vai mudar o que sentem por eles.

O que as crianças sentem

As primeiras emoções serão de temor e perda. A criança pode sentir-se abandonada e ignorada, dado que ninguém lhe pediu a opinião, apenas lhe foi comunicada uma decisão.

Deveres da mãe

• Preserve a autonomia. Mantenha as suas fronteiras e não se intrometa no território do seu ex-marido.

• Respeite o tempo entre pai e filho. Não faça planos durante o período que lhes está reservado.

• Peça ajuda. Sempre que o processo estiver a afetar várias áreas da sua vida (se não conseguir trabalhar, controlar a raiva, a zanga, a tristeza…)

• Não se deixe levar pela tristeza. Mime-se. Se não cuidar de si, não estará capaz de cuidar do seu filho. Os primeiros tempos serão de adaptação e errar faz parte, não é uma fatalidade.

• Evite as queixas. Não caia no erro de fazer o seu filho pensar que você é uma vítima. Mesmo triste, não pode descarregar nele a raiva que possa sentir.

Responsabilidades do pai

• Ligue à mãe sempre que tiver dúvidas. Se sentir que algo não está bem, tente resolver a questão falando com a sua ex-mulher. Aqui, o mais importante é o bem-estar do vosso filho.

• Faça programas calmos. Reduza o excesso de atividades de fim de semana com o seu filho. Opte por pro-gramas em que possam conversar e conviver os dois.

• Comunique com clareza. Fuja de uma comunicação com ruídos ou distrações à volta. Pare para falar (e escutar) com o seu filho.

• Mantenha a exigência. Não queira ser o bonzinho e o ‘amigo’. Acima de tudo é pai e deve manter o mesmo nível de exigência que a mãe mantém durante a semana.

• Não decida com base na culpa. Mesmo que estejam pouco tempo juntos, não tome decisões a pensar que estará a compensá-lo pela ausência.

5 regras de ouro

• Reúnam-se com regularidade. É fundamental pai e mãe manterem o contacto e tratarem das questões relacionadas com o filho.

• Não desautorize o ex. A construção de uma relação de confiança implica  consideração de parte a parte.

• Respeite o outro. É impossível concordarem em tudo, mas ambos têm de estabelecer regras básicas. As crianças perceberão as diferenças no estilo de educação, mas adaptam-se facilmente.

• Não mime em excesso. Aja com amor mas firmeza ao mesmo tempo. Colocar limites incute autoestima, se-gurança e autoconfiança.

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Internet: A nova arma do bullying adolescente

Provocações, insultos, ameaças e chantagens passaram da escola para a web e telemóveis e até já deram origem a um fenómeno novo: cyberbullying. Anónima e à distância de um clique, esta forma de violência entre pares chega a ter consequências trágicas. Saiba como agir.

Comportamento

20 conselhos para um divórcio sem traumas

A separação dos pais não implica o desnecessário sofrimento dos filhos. A psicóloga Sónia Pereira mostra-lhe como, com diálogo e paciência, é possível minimizar a dor dos mais novos e proporcionar-lhes a estabilidade afectiva de que precisam.

Comportamento

Como ensinar as crianças a resistir ao fracasso

Errar é um dos medos mais comuns, tanto nas crianças como nos adultos. Mas cabe aos pais explicar-lhes que isso não deve impedi-los de tentar de novo

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.