78632420.jpg

A frase que remata os contos de fadas deixa invariavelmente em branco os pormenores dos anos que se seguiram à boda. Sim, a Branca de Neve casou com o príncipe, mas quem nos garante que não acabaram a dormir em alas diferentes do castelo? E a Bela Adormecida? Quem nos diz que depois de ter acordado do sono profundo não acabou num tribunal a discutir a propriedade da fábrica de rocas que entretanto abriu com o príncipe marido e que este levou à falência com alegada gestão danosa?

O que não se conta às crianças é que a saga das princesas até chegar ao altar ainda é a parte mais fácil. O mais difícil vem depois: fazer o amor durar sem ficar com vontade de trincar uma maçã envenenada de livre vontade só para pôr fim ao pesadelo. E, no entanto, eles existem: casais por quem as décadas passam sem desgastar os sentimentos. As suas histórias podem não acabar em livros infantis, mas eles vão sendo felizes.

Mais do que deixar o tempo passar, o que é preciso para uma relação passar o teste do tempo? Os casais com relações duradouras são unânimes nalguns pontos que consideram fundamentais. O respeito mútuo e a capacidade para fazer cedências são os principais, mas a compatibilidade de feitios também. E isto não implica que gostem de fazer as mesmas coisas. Mais importante parece ser conseguirem adaptar-se à maneira de ser um do outro e aceitarem os seus gostos e preferências sem stresses de maior.

Conheça as lições que aprendemos com casais que descobriram a fórmula do amor eterno.

 Amar-te-ei…e à tua família também

O eleito vem sempre em promoção: cheio de acessórios, como os sogros, e um conjunto imenso de novos familiares por afinidade que você não teve hipótese de escolher. Uma relação duradoura e pacífica implica conseguir gerir toda esta gente de forma serena. Gostar deles é o ideal. Caso contrário, vai ter de arranjar muita habilidade para não ferir susceptibilidades nem dar cabo dos nervos.

Amor, amor, amigos à parte

Claro que não tem de gostar de todos os amigos dele. Mas se não gosta de nenhum torna-se um bocadinho difícil sair com mais gente, e o mesmo vale para ele. Quase todos os casais duradouros mencionam a necessidade de manter círculos de amizades para além da vida a dois. O segredo não é renunciar aos amigos de que o outro não gosta, mas saber administrar o tempo que se passa com eles. Terem as mesmas amizades pode conduzir à saturação, mas deixar as do parceiro sistematicamente de parte também não dá bom resultado.

Sei o que fizeste no Verão passado

A comunicação é um dos aspectos referidos como fazendo parte da equação de uma relação duradoura. É importante conseguir dizer o que precisam, ajustar  expectativas e confiar um no outro. Não se trata de contar tudo, até pode ser saudável ter alguns segredos, mas tem de haver honestidade. Desconfianças e ciúmes são desgastantes, podem dar adrenalina mas não há estabilidade que resista.

 Marido não entra

É importante ter um espaço próprio onde possa estar sozinha para pensar, descansar ou reflectir. Pode ser um escritório ou apenas um sofá velho onde se costuma aninhar para ler. Tem de ser um local onde ninguém entre, onde ninguém vá mexer e onde não seja perturbada. Um refúgio.

A verdade acima de tudo

Se você sempre quis ser mãe e ele não tem a paternidade nos seus objectivos de vida, então é melhor pensarem bem se querem ficar juntos. Há opções fundamentais de vida sem as quais um ou outro não se imaginam e das quais não são capazes de abdicar. Essas questões devem ser discutidas com honestidade… Não vale a pena ficar à espera  que ele mude de ideias com o tempo, porque então mais vale esperar sentada.

Um mundo nosso

É essencial haver um universo criado pelos dois com significado e simbolismo que vá para além dos tempos de paixão inicial, seja uma música preferida ou um filme que ambos adorem.

Celebrar, sempre!

Comemorarem aniversários de casamento. É uma maneira de mostrar que valorizam a relação, mas mais íntimo ainda é celebrar o primeiro beijo, as primeiras férias, a primeira vez que o teste de gravidez deu positivo… Enfim, o importante é haver motivos para celebrar, e quantos mais melhor. Tchim, tchim!

Acordar em discordar

É impossível gostar de tudo o que ele  gosta. Seja um passatempo insuportável, como coleccionar escaravelhos, ou uma opção política, haverá sempre pontos em que não irá conseguir convencê-lo a mudar. O importante é perceber que é sempre possível arranjar maneira de contornar a situação sem que ninguém tenha de abdicar das suas convicções. Imagine: ele é um caçador inveterado e você é uma defensora militante dos direitos dos animais. Ele pode, pelo menos, fazer o favor de não pendurar cabeças de veado na sala nem deixar o equipamento na dispensa ou no hall de entrada, e em vez disso guardá-

-lo na arrecadação, por exemplo. Em compensação, você não irá fazer comentários sarcásticos de cada vez que vê o ‘Bambi’ nem fazer a asneira de tentar persuadi-lo a abandonar o hóbi.

Uma questão de gentileza

Ninguém atura muito tempo (ou não devia) uma pessoa que nunca se lembra do seu aniversário e passa a vida a criticar o que faz. Pequenos gestos de atenção fazem muito por um relacionamento harmonioso. Seja uma massagem quando você precisa ou o café feito de manhã, os pequenos mimos são a felicidade no dia-a-dia.

 O teste da balança

Imagine-o com mais 10 quilos, agora com mais 20, agora careca… Ainda gosta dele? Então é porque o ama. O mesmo exercício pode ser feito para as marcas do tempo, como as rugas. Os dois irão envelhecer e ver-se envelhecer. Se a perspectiva lhe agrada, é porque o amor tem tudo para durar.

A derradeira prova: a viagem longa de carro

É saturante, longa, estão apertados, com fome, e o rádio está estragado. Aturam-se? Chegam ao destino sem se matarem? Então, muito provavelmente são feitos um para o outro.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Estudo indica que sexo entre amigos pode fortalecer a amizade

A conclusão é de uma investigação que afirma que o sexo entre amigos poderá reforçar a amizade e vem contrariar a ideia de que prejudica o relacionamento. Conheça os resultados!

Comportamento

Estudo indica que entusiastas do sadomasoquismo são psicologicamente mais saudáveis!

Os praticantes do sadomasoquismo (BDSM) são pessoas psicologicamente mais saudáveis e mais extrovertidas do que aqueles os que preferem uma vida sexual mais 'calma'.

Comportamento

A Durex arranjou a solução para relações à distância: veja o vídeo!

A Durex apresenta a "fórmula mágica" para casais à distância: roupa interior vibratória controlada por uma aplicação do iPhone.

Comportamento

Crónica: O que eles pensam do amor, ou a armadilha

O Papa Alexandre) "Não tinha pensado em alertar o filho para a única armadilha do amor: o amor verdadeiro concede plenos poderes à mulher e põe o homem em perigo." Mario Puzo, A Família

Comportamento

Crónica: Destruir um relacionamento em 4 passos

Química, paixão, profundidade de sentimentos, atracção, compatibilidade intelectual e gostos em comum são os ingredientes chave dos relacionamentos que deixam marca. No entanto, mesmo quando existe tudo isto, é fácil arruinar uma bela história de amor com  quatro disparates simples . Erros que se instalam e que são capazes de corroer a relação com mais potencial.  Ora vejamos como dar cabo de algo que podia ser promissor com estes venenos...e os antídotos correspondentes.

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.

Moda

À conversa com Diego Sebastian, criador da campanha 'Family Portraits' da Mango

Uma campanha não são apenas fotos bonitas dos produtos de uma marca. A mensagem é muito mais importante porque a forma como nos relacionamos com o mundo é essencialmente emocional. Daí ser curioso conversar com o homem que se esconde por detrás de uma das mais bem sucedidas campanhas da marca espanhola.