casal.JPG

1. Já não se riem um com o outro

Há pessoas que são naturalmente sérias mas mesmo assim viver com elas é agradável. Mas quando já não há paz e a conversa também desapareceu, quando sente que tudo o que lhe diz lhe entra por um ouvido e sai pelo outro, quando já não têm nada para dizer um ao outro e parece que o mundo é feito de caras sisudas e problemas inultrapassáveis, é sinal de que alguma coisa tem de mudar. Acorde. A vida não é sofrimento.

2. Tem a sensação de que ele se sente encurralado

Ele anda inquieto mas não diz porquê. Pode não dizer porque genuinamente não sabe. Pode não dizer porque já não se falam. Pode não dizer porque tem medo que você fique com macaquinhos no sótão (afinal, ainda não se passou mesmo nada). Mas se sente que ele anda nervosinho, desconfie.

3. Tem uma data de novas amigas

Não que ele as apresente. Mas elas estão por todo o lado: no Facebook, no trabalho dele, no ginásio. Claro que um homem pode viver rodeado de mulheres e permanecer apaixonado por uma única (de preferência a que tem em casa). Mas é mais provável que ele ande a chorar no ombro de todas elas à procura de mais do que um ombro (têm azar, porque a maioria das mulheres atualmente já não cai na história de ‘o meu casamento está no fim’). Claro que na maioria das vezes nem é preciso ter muitas. Uma só já serve.

4. O sexo já não é tão bom

Às vezes, já não é tão nada. Já nem é. Passam-se dias e dias sem que nada aconteça. Claro que o sexo três (ou dez) anos depois já não tem o mesmo fogo, mas uma coisa é já não ter o mesmo fogo outra é nem sequer dar para acender um fósforo. Se olhar para ele já não provoca borboletas (já não provoca nada) e se sente que ele já nem olha para si, é porque alguma coisa já desapareceu.

5. Passa menos tempo consigo

Dantes ainda conseguiam jantar juntos, arrumar a cozinha juntos, deitarem-se ao mesmo tempo. Agora comem qualquer coisa rapidamente e vai cada um para seu lado. Ou ele começa a chegar mais tarde e a dizer que comeu alguma coisa com os amigos. Ou começam os dois a arranjar desculpas para ficarem sem se ver o maior número de horas possível. Quando estão juntos, ele evita olhá-la nos olhos, o que é lógico. Toda a gente sabe que é o espelho da alma, e se ele não gosta do que lhe vai na alma, é natural que não queira pôr a alma escancarada…

6. Passa muito mais tempo ao telemóvel e ao computador

Está mais secreto, já não deixa o telemóvel onde calha, já fecha o computador quando alguém se aproxima. Ou passa muito mais tempo no Facebook do que passava. Claro que a desculpa há-de sempre ser o trabalho.

7. Ele anda deprimido

Talvez tenha perdido o emprego. Talvez esteja na crise de meia-idade. Talvez tenha encontrado um amigo que não via há muito tempo e que tem as coisas que ele quis ter na vida e não tem. Talvez esteja simplesmente farto. Muitas pessoas não sabem lidar com a depressão: em vez de falarem do que os aflige, tomam comportamentos de risco porque acham que vão ajudá-los a sair do precipício…

8. Quando vão jantar fora, nem se falam

Jurou que nunca se iriram tornar naquele tipo de casal que está em frente um do outro sem dizer uma palavra, mas aí está: já são. A conversa desapareceu, ou então é só sobre os filhos, mas mesmo esse assunto já nem é abordado, porque sabem que vai dar espiga. Basicamente, não falam um com o outro ou porque não têm nada para dizer ou porque sabem que tudo vai dar em discussão…

9. Ele está aborrecido

Há menos dinheiro, só nos falam da crise, o emprego é a chatice do costume (ou nem sequer há emprego), a anedota da luz ao fundo do túnel que foi desligada já não nos faz rir, enfim, a vida perdeu a graça. O pior é que depois ele põe-se a desabafar que a vida não tem graça com a Patrícia Alexandra da contabilidade, e pouco a pouco a vida vai tendo um bocadinho mais de graça… Aquela ideia do ‘E se eu fizesse qualquer coisa diferente’ nem sempre inclui começar a praticar RPM.

10. Faz comentários pouco simpáticos

Na maioria das vezes, isto é um mecanismo psicológico que acontece quando já há mouro (ou moura) na costa: convencem-se de que a pessoa com quem estão é tão má pessoa que foi ela quem os empurrou para a traição. Portanto, basicamente, a culpa é dela.

Que fazer quando ainda há alguma coisa a fazer

Passem algum tempo a dois. Só os dois. Ponha os filhos na avó, não dê desculpas que o Tiaguinho é muito pequenino e que a Leonor não dorme for a de casa. Recupere a lua de mel. Fale sem acusar (pode ser preciso treinar ao espelho). Em vez de dizer o que está mal, que não põe ninguém bem disposto, diga o que gostava que acontecesse. Partilhe os seus sonhos. Pode ser que os dele sejam iguais. E se não forem, pelo menos já sabe com o que é que conta. Tudo é melhor do que viver permanentemente zangada e infeliz com o outro e com o mundo.

Relacionados

Comportamento

O casamento faz bem à saúde

Quem está a pensar casar tem a ciência do seu lado: cada vez mais estudos descobrem que ser casada é bom para tudo, porque nos dá literalmente uma vida nova. Por Catarina Fonseca

Comportamento

12 sinais de alarme de um (a) namorado (a) péssimo (a)

O que costuma parecer demasiado bom para ser verdade, geralmente é: há pessoas que parecem pedaços de mau caminho, mas na realidade não passam de tropeços, e dos feios.

Lifestyle

30 maneiras de ser mais feliz... já!

Não é a longo prazo, nem quando receber, nem quando for de férias, nem quando vier de férias, é já!

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.