8 maneiras de sobreviver ao início de uma relação

É sempre uma nervoseira: e se digo qualquer coisa que não devia? E se descubro que ele afinal não se pode apresentar à avó? E afinal não ‘clicamos’? E se ele se farta de mim? E se eu me farto dele? O princípio de uma relação é aquela altura das borboletas no estômago, mas também de todas as dúvidas e desconfianças. Tudo se põe em causa. É possível sobreviver? Pois é: aguente-se nas ondas da paixão, que, passada a zona da rebentação, tudo fica mais claro. Para o sim ou para o não.

  1. Aproveite

Esta é a fase mais enervante, mas também a mais divertida. Por isso, força: divirta-se. Não se preocupe tanto com o que ele vai achar de si (não é impossível…), afinal, ele vai estar mais preocupado com o que você vai achar dele… Conte tudo às amigas, tenha uma crise histérica quando descreve o giro e esperto e engraçado que ele é e como nunca conheceu ninguém assim e como é diferente do totó do Vasco que nunca conseguiu decorar o dia em que você fazia anos e nunca estava ouvir o que você dizia. Compre aquela camisa às flores que estava para comprar há anos, sinta-se absolutamente fantástica, e adormeça a pensar nele, ou não adormeça, também não vai morrer se passar um dia sem dormir.

  1. Mantenha os pés no chão

OK, agora que já entrou em órbita baixe à Terra e mantenha-se lá. Se se separaram há três horas e foi como se lhe tivessem arrancado uma parte de si, escusa de lhe mandar já um sms a dizer que está cheia de saudades e que até respirar lhe dói. Aguente-se. Dê-lhe tempo para ter saudades suas. Os homens são como os antílopes na savana, coitados, precisam de espaço. E quando se sentem perseguidos, correm que se fartam. Vá fazer bolo de chocolate ou ver os ‘Ossos’.

  1. Seja paciente

Pronto, o primeiro encontro correu bem, fartaram-se de conversar e outras coisas mais? Calma: não se ponha já a escolher o nome que quer dar aos filhos, a planear o tipo de casamento, e a pensar que vão ficar juntinhos até às bodas de platina como avô Júlio e a avó Rosa! Por muito apaixonado que ele esteja, não significa que vá anular todos os seus planos para esta semana (já para não falar no resto da vida) só para se encontrar consigo. Tenha paciência. E não passe o tempo a olhar para o telemóvel.

  1. Tenho o que fazer na vida

Ora bem: como não passar o tempo a olhar para o telemóvel. Tudo bem que ele até pode ser a sua alma gémea. O homem por quem esperou toda a vida. O príncipe encantado que toda a gente lhe garantiu que não existia. Mesmo assim, é bom que ele não seja toda a sua vida. Se tiver muita coisa em que pensar, não só é mais fácil manter as coisas em perspetiva como não vai roer todas as unhas só porque já passaram três dias e ele ainda não ligou. Faça bolo de chocolate (ah já fez… então pão de ló… ou gelatina sem açúcar, para não se arriscar a pesar mais 14 quilos da próxima vez que o vir), saia com as amigas, e se quiser, saia com outros príncipes. Afinal, ainda não há nada cimentado entre vocês, certo? A ideia é: se ele ligar, vai ser uma boa surpresa. Se ele não ligar, não vai ficar com vontade de se atirar da ponte.

  1. Não entre em pânico

Ele jurou que lhe ligava e nada, o dia todo, ontem e hoje, mas como, se ele anda alegremente no Facebook a pedir amizades a torto e a direito e a si não lhe diz nada? Será que já está arrependido? Que reconsiderou? Que encontrou outra? Que já nem se lembra do seu nome? Que aquilo que para si foi um encontro apaixonado para ele foi só um jantar agradável? Espera lá que já vais ver como elas mordem! Vai-lhe já dizer que, se pensa que anda a brincar consigo e que você é ceguinha e infopobre que não sabe ver onde andam as pessoas no FB, está muito enganado! Conclusão: não faça cenas antes de tempo. Deixe andar. Deixe correr. Observe em vez de acabar com tudo antes de tempo. Com mais margem de manobra, vai começar a perceber como é que ele funciona e de facto o que é que se está a passar.

  1. Não altere a sua vida

Não passe a comer de mais ou de menos, não deixe as amigas (nem os amigos), não se esqueça de dormir, não se esqueça de regar as plantas e não se arruíne só porque está apaixonada. Não faça depender toda a sua vida do estado de paixão, ou arrisca-se a ficar sem a paixão e sem o sentido da vida… Por um homem, convenhamos que é um preço demasiado alto.

  1. Siga acima de tudo a sua intuição

Está confusa por qualquer razão, porque ele não liga, porque ele liga, porque ele quer ir depressa, porque ele quer ir devagar, porque não está bem certa do que fazer? Siga acima de tudo a sua intuição. Até pode pedir conselho a quem tiver paciência para a ouvir, mas vai-lhe acontecer o seguinte: a Sara vai achar que você deve deixá-lo, a Rita vai achar que você deve ir com calma, a Joana vai dizer que os homens são todos iguais e tem razão mas não ajuda nada, e a sua mãezinha vai dizer que por esse andar nunca mais encontra ninguém. Ou seja, cada cabeça sua sentença. Pode ouvir várias opiniões e depois decidir o que faz mais sentido, mas é difícil ter a cabeça fresca quando o coração dispara… Se a sua intuição está muda, espere mais um bocadinho. Há sempre uma altura em que percebemos que passo dar a seguir…

8 – Não veja a pessoa que quer ver

Ver a pessoa que ali está, sem os nossos sonhos vestidos: esta talvez seja a alínea mais difícil de completar, porque quando se está carente a tendência é para ignorar os defeitos do príncipe e ver a pessoa ideal que queríamos ver. Problema: quando a paixão passa, encontramos tudo aquilo que dantes não queríamos admitir… Aqui resta perceber o que é de facto importante para si: que ele vote no mesmo partido? Que também goste dos Kings of Leon? Que vá ver a avó ao lar? Que não coma de boca cheia? Que não use gravata? Decida. Escolha. E seja feliz. Com esse, com outro, ou com nenhum.
 

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Comportamento

Os erros mais comuns das mulheres nas relações amorosas

Não são a gula, a preguiça ou a ira, mas sim a submissão, a impostura, a dependência... Identifique os padrões viciantes na origem de relações destrutivas para não cair nessa ‘armadilha’.

Comportamento

12 Maneiras de Descobrir se Ele vai Dar um Bom Marido

Ele está interessado em qualquer coisa séria ou apetece-lhe mais um caso sem consequências? Descubra já.

Comportamento

Cinco sinais de que ele está 'caídinho'

Às vezes eles enviam sinais contraditórios e as mulheres não sabem bem com o que contar. Afinal, ele gosta mesmo de nós ou não? Descubra já.

Comportamento

6 testes para saber se ele é o homem da sua vida

Quer mesmo saber se ele é o homem da sua vida? Nada como ter a certeza. Descobrimos seis testes infalíveis: se ele passar em todos, ou é o George Clooney ou é mesmo o seu príncipe encantado.

Comportamento

10 Maneiras de Tornar Um Homem Viciado em Si

Ainda não encontrou o homem da sua vida? Mas vai encontrá-lo. Prometemos. Por isso reunimos um guia completo para estar preparada quando o vir.

Comportamento

Testemunhos: quando o primeiro amor acontece aos 50

Não se ama só aos 20: fomos saber com é descobrir o amor numa altura em que já se pensava que nunca ia acontecer.

Comportamento

Três estratégias para garantir que ele se mantém na linha

Três formas de garantir que o seu namorado, marido ou companheiro não caem em tentações...

Comportamento

Deve lutar pela sua relação... ou não?

Não pode mudar a sua vida se não for feliz no amor. Mas valerá a pena lutar por uma relação ‘adormecida’ ou é melhor fechar definitivamente essa porta?

Comportamento

Guia do gastrossexual: o homem que torna a culinária erótica

São cultos, inteligentes e descobriram a maneira mais infalível de conquistar uma mulher: pelo estômago. Saiba como encontrar e manter um homem que faz da cozinha um trunfo e da culinária uma arma (erótica).

Comportamento

7 coisas parvas que fazemos por um homem

Pois, o difícil é encontrar só sete, mas elegemos alguns dos sacrifícios mais idiotas que fazemos pelos homens da nossa vida. E havia tantos outros…

Mais no portal

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.

Mulheres Inspiradoras

Prémios Mulheres Inspiradoras: estas são as nomeadas na categoria Negócios

Em 2021 foram muitas as mulheres que se distinguiram em Artes, Ciência. Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. Não foi fácil escolher, mas aqui ficam as nomeadas a mais um Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras. Em breve poderá conhecer as vencedoras em cada uma das categorias.

Mulheres Inspiradoras

Prémios Mulheres Inspiradoras: estas são as nomeadas na categoria Desporto

Em 2021 foram muitas as mulheres que se distinguiram em Artes, Ciência. Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. Não foi fácil escolher, mas aqui ficam as nomeadas a mais um Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras. Em breve poderá conhecer as vencedoras em cada uma das categorias.

Moda

Sim, os mocassins ficam bem com qualquer visual — e aqui está a prova

Saias, leggings, vestidos.. não há como falhar ao combinar diferentes peças com estes sapatos.

Mulheres Inspiradoras

Prémios Mulheres Inspiradoras: estas são as nomeadas na categoria Ciência

Em 2021 foram muitas as mulheres que se distinguiram em Artes, Ciência. Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. Não foi fácil escolher, mas aqui ficam as nomeadas a mais um Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras. Em breve poderá conhecer as vencedoras em cada uma das categorias.

Mulheres Inspiradoras

Prémios Mulheres Inspiradoras: estas são as nomeadas na categoria Artes

Em 2021 foram muitas as mulheres que se distinguiram em Artes, Ciência. Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. Não foi fácil escolher, mas aqui ficam as nomeadas a mais um Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras. Em breve poderá conhecer as vencedoras em cada uma das categorias.

Mulheres Inspiradoras

Prémios Mulheres Inspiradoras: estas são as nomeadas na categoria Solidariedade

A vencedora será revelada em breve.

Beleza

8 verdades sobre cabelos brancos que não podemos ignorar

Mais cedo ou mais tarde, todas as mulheres passam pela experiência de ter cabelos brancos.

Mulheres Inspiradoras

Prémios Mulheres Inspiradoras: estas são as nomeadas na categoria de Sustentabilidade

São quatro as nomeadas nesta categoria, que conta com ao apoio da Endesa.

Lifestyle

Afinal, a loiça deve ser passada por água antes de ir para a máquina ou não?

A resposta pode surpreendê-la.

Saúde

A regra que ajuda a aumentar o consumo diário de fruta e vegetais

Consumir mais frutas, verduras e legumes está associado a vários benefícios para a saúde.

Moda

Eis como fazer com que as leggings passem de casuais a elegantes

Inspire-se nestes visuais que provam que as leggings não têm de ser básicas.