criançasmascaradas.jpg

Getty Images/iStockphoto

FAÇAM UMA CAÇA AO TESOURO
É fácil e muitíssimo divertido, e dá para várias idades: faça pistas e coloque-as em vários locais da casa (ou do jardim), tipo: ‘Sirvo para deitar a cabeça’, que vai dar à almofada, onde estará outra pista, e assim sucessivamente até ao ‘Tesouro’, que pode ser qualquer coisa: desde rebuçados até presentes. O divertido é mesmo seguir as pistas, e quanto mais difíceis forem, melhor.

CRIEM UMA GRUTA NO MEIO DA SALA
Se tiver uma manta velha e algumas cadeiras que possa derrubar, crie uma gruta de piratas. Depois façam um piquenique na ‘gruta’. Convém que eles ajudem a arrumar os ‘restos’ do piquenique.

CONTEM UMA HISTÓRIA DE TERROR À LUZ DAS VELAS
Escolha – ou invente – uma história aterrorizadora, feche os estores e acenda as velas (é melhor não fazer isto antes de dormir), lembre-se das sábias palavras do ator inglês Stephen Frye: “A missão da literatura infantil é dar pesadelos às crianças.” Ofereça às suas crianças a fantástica sensação de ter medo acompanhado.

FAÇAM UM CÍRCULO MÁGICO
Reúna a família e peça-lhes para contarem, à vez, aquilo que mais marcou a vida de cada um. Pode colocar vários papelinhos dentro de um chapéu, e cada um vai tirando as ‘senhas’ à vez: ‘Conta o dia mais feliz da tua vida’, ‘A altura em que tive mais medo foi…’, ‘Que fazias se acordasses amanhã e fosses presidente’, ‘Se não me chamasse o meu nome, gostava de chamar-me…’

INVENTEM UM NOVO PAÍS
Dá para um dia inteiro de brincadeira. Peça-lhes para inventarem um nome, o número de habitantes, escrevam as leis, desenhem a bandeira, inventem um lema, componham o hino…

DECOREM CARAS
Sou uma borboleta. Ou um tigre. Ou apenas ‘arte’… Decorar o respetivo rosto ou o dos outros pode ser feito à profissional, com tintas próprias para o efeito (encontra na ‘Papagaio sem Penas’), ou apenas com batom e lápis de olhos…

FAÇAM UMA LARGADA DE DESEJOS
Compre balões, encha-os, dê um (ou mais) a cada, escrevam um desejo em cada balão, e depois larguem-nos ao mesmo tempo.

VÃO CAÇAR GAMBOZINOS
É básico mas sempre emocionante: só precisa de uma lanterna (ou várias). Deixe-os caçar qualquer coisa que não existe… Lá está, convém não fazer isto antes de dormir porque não é das atividades mais indutoras de um sono relaxante.

MASCAREM-SE
Também é outro clássico que funciona sempre: reúna sapatos, chapéus, colares (quanto mais exótico melhor) e deixe-os fingir que são a D. Odete e o Sr. Manel.

FAÇAM UMA BATALHA DE ALMOFADAS
Não há nada melhor para destruir o stresse familiar: uma boa e velha batalha de almofadas. Tem é de ser à séria. Tire a sua jarra preferida do caminho, em vez de estar sempre a uivar ‘Ai ó Vasquinho cuidado com os cristais!’.

ENSINE-OS A FAZER TRICÔ
E a saltar à corda. E a jogar xadrez. E a coser. Pode haver crianças que já não tenham paciência, mas se forem ‘apanhadas’ a tempo (aí 4, 5 anos) ainda vai muito a horas de lhes ensinar as alegrias dos clássicos.

IMPROVISEM UMA DISCOTECA
Ponha música bem mexida e dancem como se não houvesse amanhã…

CONHEÇAM-SE MELHOR
Cada pessoa faz um questionário sobre si própria, com as perguntas que lhe apetecer: Qual é o meu prato preferido? Qual é o meu segundo nome? A que horas nasci? Ganha quem tiver mais respostas certas sobre a outra pessoa, e nem sempre essa pessoa é a mãe…

ENCENEM UM TELEJORNAL
Primeiro escrevam ‘o alinhamento’ das notícias, depois apresentem. Pode ser maluco ou à séria. Pode ser mais animado se houver outras crianças que possam fazer de entrevistados ou convidados, mas também funciona só com uma. Nota da produção: se estiver disposta a pôr um banco em cima da mesa, vai ver que é ainda mais divertido.

ABRAM UM RESTAURANTE
Escrevam as ementas para os vários dias da semana, deem nome ao restaurante, decidam que tipo de restaurante vai ser, ponham as mesas e, já agora, cozinhem qualquer coisa…

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Quem ainda lê uma história à hora de dormir?

'Era uma vez' tem os dias contados: um terço dos pais já desistiu do ritual da história à hora de dormir

Comportamento

Crianças livres de preconceitos: lembrem-se, pais, que 'quem cala consente'

Os estudos mostram que é preciso falar com as crianças. não termos preconceitos não chega. O silêncio abre a porta à discriminação.

Comportamento

Que tipo de terrorista era você (em pequenina)?

Perguntámos a alguns 'ex-terroristas' quais tinham sido as suas piores malvadezas quando eram crianças. Conclusão: é espantoso como algumas pessoas sobreviveram à própria infância (e à dos outros...)

Comportamento

Mango Kids com coleção outono/inverno 2013 à venda online

A nova linha de roupa infantil está disponível na loja online da marca e nas lojas MANGO no início de agosto

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.