beijo.JPG

1 – Não somos os únicos animais que conseguem beijar… mas quase. Os chimpanzés e os bonobos também conseguem. Mas não com o mesmo entusiasmo e a mesma paixão que os humanos.

2- Os homens que se acham bonitos têm a tendência a beijar mais. Os homens com melhor autoestima, e que se têm em boa conta, pelo menos fisicamente, têm mais vontade de beijar. Sentem-se mais inclinados a tomar a iniciativa do beijo. Um facto que também pode explicar porque nos sentimos, tantas vezes, atraídas pelos mais convencidos… e menos fiéis.

3 – As primeiras descrições de beijos apareceram em textos Vedas indianos, escritos cerca de 1500 anos antes de Cristo. Não quer dizer que ninguém o fizesse antes… mas os seus autores foram os primeiros a achar que o ato merecia alguma atenção.

4 – As mulheres dão um pouco mais valor ao beijo do que os homens.  De um modo muito geral, porque o beijo também é importante para os homens – certo, rapazes?… não nos desiludam. Alguns estudos e inquéritos concluíram que as mulheres dão-lhe mais valor e que o encaram mais como forma de avaliar o estado de uma relação.

5 – As sensações de um beijo não se limitam aos lábios. Mensagens nervosas são transmitidas ao cérebro, alterando toda a química cerebral de uma maneira muito agradável e incitando o corpo a produzir neurotransmissores como:

. Oxitocina: responsável pelos nossos sentimentos de união e ligação emocional a outras pessoas

. Dopamina: que tem um papel determinante na forma como processamos as emoções, a dor e o prazer.

. Serotonina: responsável pelas sensações de prazer e bem-estar físico, afetando positivamente o humor.

. Adrenalina: que aumenta o ritmo cardíaco e nos prepara para situações de stress.

6 – Boa química no beijo, filhos saudáveis. Alguns estudos sugerem que as mulheres preferem parceiros masculinos com algumas diferenças no tipo de proteínas que compõem o seu sistema imunitário e que o beijo pode servir como um teste para o apurar. Segundo esta teoria, ainda que inconscientemente, através do cheiro e do sabor, um beijo pode dizer se o ADN do parceiro é compatível ao ponto de gerarem filhos saudáveis.

7-  Um beijo de um minuto pode queimar até 26 calorias.

8 – Algumas mulheres libertam um odor subtil quando estão a ovular e isso pode ser notado pelos homens, quando beijam. O que pode causar uma maior excitação sexual pela parte do homem, mesmo de maneira subconsciente.

9 – Casais que beijam mais têm relações mais satisfatórias e mais profundas. Já o sabemos por experiência, mas é sempre bom relembrar. Mais beijos levam a mais e melhor sexo e à maior sensação de união (lembra-se da oxitocina lá atrás?…)

10 – Em fevereiro deste ano, um casal tailandês decidiu quebrar o seu próprio record do Guiness para o beijo mais longo. Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat conseguiram-no em… 58 horas, 35 minutos e 58 segundos! Haja fôlego…

 

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

China: solteiras alugam namorados por um dia

O aluguer pode incluir um jantar, uma ida ao cinema ou simples abraço. Sexo é que não...

Comportamento

15 coisas em que devem concordar antes de irem viver juntos

Sexo, dinheiro e filhos são as questões primordiais a debater bastante, antes de assumir uma vida a dois. Mas... e aquelas pequenas coisas da vida doméstica, capazes de fazer perder a paciência a um santo? Das idas ao supermercado à roupa suja, há acordos a estabelecer que podem evitar discussões inúteis.

Comportamento

Poliamor: Como é viver o amor a três, a quatro...

E porque não a cinco? O movimento do poliamor resgata cada vez mais homens e mulheres a uma monogamia que dizem castradora. Descobrimos 3 histórias com um final em aberto... mas felizes.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.