beijo.JPG

1 – Não somos os únicos animais que conseguem beijar… mas quase. Os chimpanzés e os bonobos também conseguem. Mas não com o mesmo entusiasmo e a mesma paixão que os humanos.

2- Os homens que se acham bonitos têm a tendência a beijar mais. Os homens com melhor autoestima, e que se têm em boa conta, pelo menos fisicamente, têm mais vontade de beijar. Sentem-se mais inclinados a tomar a iniciativa do beijo. Um facto que também pode explicar porque nos sentimos, tantas vezes, atraídas pelos mais convencidos… e menos fiéis.

3 – As primeiras descrições de beijos apareceram em textos Vedas indianos, escritos cerca de 1500 anos antes de Cristo. Não quer dizer que ninguém o fizesse antes… mas os seus autores foram os primeiros a achar que o ato merecia alguma atenção.

4 – As mulheres dão um pouco mais valor ao beijo do que os homens.  De um modo muito geral, porque o beijo também é importante para os homens – certo, rapazes?… não nos desiludam. Alguns estudos e inquéritos concluíram que as mulheres dão-lhe mais valor e que o encaram mais como forma de avaliar o estado de uma relação.

5 – As sensações de um beijo não se limitam aos lábios. Mensagens nervosas são transmitidas ao cérebro, alterando toda a química cerebral de uma maneira muito agradável e incitando o corpo a produzir neurotransmissores como:

. Oxitocina: responsável pelos nossos sentimentos de união e ligação emocional a outras pessoas

. Dopamina: que tem um papel determinante na forma como processamos as emoções, a dor e o prazer.

. Serotonina: responsável pelas sensações de prazer e bem-estar físico, afetando positivamente o humor.

. Adrenalina: que aumenta o ritmo cardíaco e nos prepara para situações de stress.

6 – Boa química no beijo, filhos saudáveis. Alguns estudos sugerem que as mulheres preferem parceiros masculinos com algumas diferenças no tipo de proteínas que compõem o seu sistema imunitário e que o beijo pode servir como um teste para o apurar. Segundo esta teoria, ainda que inconscientemente, através do cheiro e do sabor, um beijo pode dizer se o ADN do parceiro é compatível ao ponto de gerarem filhos saudáveis.

7-  Um beijo de um minuto pode queimar até 26 calorias.

8 – Algumas mulheres libertam um odor subtil quando estão a ovular e isso pode ser notado pelos homens, quando beijam. O que pode causar uma maior excitação sexual pela parte do homem, mesmo de maneira subconsciente.

9 – Casais que beijam mais têm relações mais satisfatórias e mais profundas. Já o sabemos por experiência, mas é sempre bom relembrar. Mais beijos levam a mais e melhor sexo e à maior sensação de união (lembra-se da oxitocina lá atrás?…)

10 – Em fevereiro deste ano, um casal tailandês decidiu quebrar o seu próprio record do Guiness para o beijo mais longo. Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat conseguiram-no em… 58 horas, 35 minutos e 58 segundos! Haja fôlego…

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

China: solteiras alugam namorados por um dia

O aluguer pode incluir um jantar, uma ida ao cinema ou simples abraço. Sexo é que não...

Comportamento

15 coisas em que devem concordar antes de irem viver juntos

Sexo, dinheiro e filhos são as questões primordiais a debater bastante, antes de assumir uma vida a dois. Mas... e aquelas pequenas coisas da vida doméstica, capazes de fazer perder a paciência a um santo? Das idas ao supermercado à roupa suja, há acordos a estabelecer que podem evitar discussões inúteis.

Comportamento

Poliamor: Como é viver o amor a três, a quatro...

E porque não a cinco? O movimento do poliamor resgata cada vez mais homens e mulheres a uma monogamia que dizem castradora. Descobrimos 3 histórias com um final em aberto... mas felizes.

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Diz Quem Sabe

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.