crianças

crianças

Thinkstock

É preciso algum cuidado para não esquecer o outro irmão, ou irmãos, com a chegada de um bebé exigente. Por isso é melhor planear com antecedência.

– Lembre-se: a única maneira de não haver rivalidade entre irmãos é… ser filho único. A rivalidade existe sempre que se compete pela mesma coisa, neste caso os pais. Mas é possível atenuá-la desde o início.

– Não espere que o bebé nasça para o mudar de quarto, despejá-lo do carrinho, deixar de lhe dar de mamar ou tirar-lhe outros privilégios semelhantes, senão ele vai associar o bebé a todas as mudanças más na sua vida.

– Em vez de o despejar na avó sem mais aquelas no caminho para a maternidade, explique-lhe com antecedência o que é que vai acontecer. Peça-lhe ajuda para decorar o quarto do bebé, e depois de ele nascer peça-lhe ajuda para tratar do bebé.

– Antes de o bebé nascer, compre um bom presente e leve-o consigo para a maternidade, para ‘o bebé’ oferecer ao seu irmão mais velho no dia em que nascer.

– Se o ‘mais velho’ é ainda pequenino, continue a tratá-lo como tal: dê-lhe muito colo e mimo. Afinal, não é por ter um irmão que ele deixa de ser bebé…

– Pode haver situações complicadas especialmente quando o segundo filho é ainda muito pequeno. Se está a dar de mamar ao mais novo, por exemplo, mantenha o mais velho ao pé de si, abrace-o e se possível dê-lhe uma sessão de colo e mimo antes de dar de mamar ao bebé.

– O bebé precisa da mãe, mas não continuamente. Passe-o algumas vezes para o colo do pai e vá dar um passeio a sós com o mais velho, como dantes.

– Peça às pessoas da família para trazerem também um presentinho para o mais velho quando vierem ver o bebé.

– Fique atenta. Mesmo os irmãos mais devotados têm crises de ciúmes repentinas, e podem não medir bem os gestos…

– Mesmo um irmão que reagiu muito bem pode ter uma recaída quando o bebé já for suficientemente crescido para começar a fazer gracinhas. Por isso mantenha os mimos ao mais velho.

– Fale-lhe das ‘regalias’ e ‘responsabilidades’ de ser o irmão mais velho: pode ensinar muita coisa ao bebé, coitadinho, que não sabe nada… Convença-o, por exemplo, de que o bebé o adora (o que geralmente até acontece) e chame-o para fazer rir o mais novo (é espantoso como funciona e pode ser uma grande ajuda para as mães).

– Se o irmão mais velho é mesmo mais velho, tem de ter ainda mais cuidado para não o ignorar. É muito fácil a pessoa deixar-se apaixonar por um bebé e esquecer uma criatura que ainda por cima está na crise da pré-adolescência, ou quase… De vez em quando, sente-o no seu colo e finja que é ‘o seu bebé’ outra vez.

Guia para criar irmãos

Trate sempre os irmãos sem favoritismos, não os compare um com o outro, passe tempo a sós com cada um deles, dê os mesmos privilégios (embora possam não ser exactamente iguais), exija que se amem e respeitem (embora já não seja tão fácil conseguir que gostem um do outro…) e dê-lhes tempo para estarem um com o outro, para estarem sozinhos, para estarem com os amigos de cada um. Se acabarem os melhores amigos um do outro, óptimo. Se não, óptimo também. Desde que se dêem de maneira civilizada, tudo estará bem com o mundo.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Moda crianças: peças giras para bebés!

A Petit Patapon já lançou a sua coleção para bebés para a nova estação. Descubra-a aqui!

Comportamento

Cólicas: como ajudar o seu bebé

As cólicas do bebé são o pesadelo de todos os pais. As cólicas não matam mas moem bastante. Não vale a pena ceder ao desespero, existem formas de ajudar o seu bebé.

Comportamento

Atopia: quando a pele da criança se revolta

Todos os bebés têm a pele delicada por definição, mas há crianças que parecem vir equipadas com uns sensores ultra-sensíveis que as tornam especialmente reactivas. aprenda a reconhecer os sinais de alerta e a saber o que pode fazer para ajudar a combatê-los.

Comportamento

Stresse: crianças à beira de um ataque de nervos

Sabia que um bebé de poucos meses pode sofrer de stresse? Pois acredite que é mesmo verdade. E o pior de tudo é que somos nós, adultos, que andamos a transformar as nossas crianças em stressados profissionais. Mas será que não há mesmo outra saída?

Comportamento

É possível que um bebé destrua um casamento?

A chegada de um filho pode ser a maior benção para um casal, mas também pode significar o fim de uma relação.

Comportamento

O meu filho… já é adulto!

De repente, dá-se conta de que o seu bebé se tornou… uma pessoa da sua idade. Ou quase. Quando os filhos crescem, a relação com eles também muda. Mas a transição, embora subtil, nem sempre é fácil. É que, para uma mãe, um filho nunca é adulto.

Mais no portal

Moda

Este truque de styling é uma arma secreta para parecer mais alta

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, partilho um segredo simples que alonga as pernas de uma forma natural.

Lifestyle

ACTIVA de outubro: olhar para dentro

Já nas bancas.

Beleza e Saúde

7 sinais que podem indicar que já esteve infetado com covid-19

Sabe identificar os avisos que o seu organismo lhe dá?

Lifestyle

Experimentei um pequeno-almoço com menos de 200 calorias

Três ingredientes fazem desta uma receita saborosa e muito fácil de preparar (até no microondas).

Celebridades

Será que já nasceu a bebé de Gigi Hadid?

Eis os motivos que têm feito os fãs acreditar que sim.

Celebridades

Júlia Palha mostra como o soutien certo pode elevar a autoestima

A embaixadora da Intimissimi revela como escolhe soutiens, qual a sua peça preferida e como usar uma lingerie para deixar um visual sensual e divertido

Moda

10 malas à prova de chuva

Quando a meteorologia é incerta, há que fazer escolhas seguras.

Celebridades

Michelle Obama lembra quando o irmão foi acusado de roubar a própria bicicleta

O incidente ocorreu com dois agentes da polícia de Chicago.

Celebridades

A surpreendente origem do nome "Beyoncé"

A mãe da artista revelou um facto inesperado acerca da filha.

Celebridades

Cardi B e Offset vão divorciar-se

Foi a artista quem avançou com os documentos.

Beleza e Saúde

As três grandes tendências de cabelos para as estações mais frias

A Schwarzkopf Professional lança uma nova coleção para reiventar os seus fios.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: suplementação nos primeiros 1000 dias de vida

Confira as dicas da pediatra Carla Rêgo.