148314719.jpg

Toda a gente sabe: as crianças de agora vivem num mundo muito diferente daquele em que os pais cresceram. Têm de andar permanentemente a 200 à hora, vêem séries onde pais e professores são desvalorizados, cresceram a pensar que a adolescência é aquela fase da vida em que se tem carta branca para ser rebelde, e muitos deles são os reis da casa.

Os pais chegam tarde a casa e acham que a missão de educar é da escola, a escola tem mais que fazer do que ensinar boas maneiras, e aí temos uma geração que não sabe para que é que serve um ‘obrigado’, e a quem nunca passará pela cabeça levantar-se num autocarro para dar lugar a uma velhinha…

Claro que, se observarmos bem, os adultos fazem exactamente a mesma coisa: quantos deles seguram a porta para outra pessoa passar? Quantos agradecem quando alguém, por exemplo, os deixa entrar numa fila de trânsito? Com pais assim, é difícil que as crianças cresçam um primor de delicadeza.

Indignada com esta situação, uma mãe de família americana, Corinne Gregory, decidiu criar um site para aumentar o nível de educação de adultos e crianças. Em http://www.politechild.com/ enumera algumas regras para uma criança bem-educada:

– Antes de mais, explicar-lhes o porquê das boas maneiras: a educação significa estar atenta aos sentimentos dos outros e tratá-los como gostaríamos de ser tratados. Crianças educadas dão-se melhor na vida, e têm mais sucesso emocional e profissional quando crescem.

– Não passe a vida a dar-lhes ordens: a etiqueta também tem de ser exercida de pais para filhos e não apenas de filhos para pais.

– Mesmo os mais pequeninos podem ser ensinados a dizer ‘por favor’ e ‘desculpe’. Nunca é cedo para ensinar boas maneiras: mesmo quem não sabe escrever pode fazer um desenho de agradecimento à avó.

– Não critique as crianças em público, mas elogie o seu bom comportamento. A regra é: elogie em público, critique em privado.

– Chame-lhes à atenção para as necessidades dos outros: um colega dele está doente? Icentive-o a ligar-lhe. O pai parece chateado? Segrede-lhe que o faça rir. Explique-lhe o fantástico poder que ele tem de tornar melhor a vida dos outros.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Piercings - Cuidado com os furos

Estão na moda há vários anos, e são cada vez mais usados por adolescentes à procura de uma imagem alternativa e arrojada. Mas, antes de deixar o seu filho fazer um, há que ter alguns cuidados

Comportamento

Que fazer num dia de chuva?

Pinte-lhes a cara, invente uma festa, abra um restaurante...Lá porque o tempo está escuro, não é razão para perder a criatividade: aqui ficam muitas ideias para se divertir com os mais pequenos.

Comportamento

Como se trata de 8 bebés?

Mãe americana depara-se com a monumental tarefa de ter de criar 8 bebés ao mesmo tempo

Mais no portal

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Celebridades

Kate fala sobre Lilibet, a filha de Harry e Meghan

Saiba o que a duquesa disse acerca da sobrinha.

Celebridades

Estará Neymar novamente apaixonado?

O atleta pareceu deixar uma indireta nas redes sociais.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.

Beleza

Quais são as diferenças entre BB cream e CC cream?

Ambos são adorados no mundo da beleza e têm funções distintas.

Saúde

Estudo mostra que as bebidas alcoólicas pioram os sintomas da TPM

Uma taça de vinho pode aumentar em 45% as hipóteses de a mulher ter tensão pré-menstrual.