122407319.jpg

Quem já foi adolescente ainda se lembra da queixa mais ouvida lá em casa (a seguir a ‘mas não posso porquê?’): ‘Os meus pais tratam-me como um bebé!’ Se isso sempre foi verdade, os pais de hoje tendem a ser cada vez mais protetores das suas crias, mesmo quando as crias já têm pouco de crianças.

Afinal, até que ponto devemos protegê-los? Afinal, o mundo não está mais perigoso? Afinal, eles têm ou não razão quando se queixam?

“Os pais vivem a adolescência dos filhos com um medo imenso, quando podiam olhá-la com entusiasmo”, nota a psicóloga Eliana Vilaça, da consulta de adolescentes da clínica Psicronos. “Muitos pais e até muitos jovens encaram a adolescência como um período conturbado e problemático. Claro que é um período de reajustes, de desequilíbrio e reequilíbrio, mas é sobretudo um período de recriação, de criatividade, de descoberta e de novidade. Os adolescentes têm muitas vezes um papel pedagógico junto dos pais: levam-nos a conhecer coisas que não conheciam,  trazem-lhes coisas novas…”

Problema: muitos pais assustam-se com estas ‘coisas novas’… e também com o fantasma das memórias antigas. “Ser pai de um adolescente significa muitas vezes um reencontro com a sua própria adolescência, com as frustrações dos projetos irrealizados, inacabados, adiados…”, lembra Eliana Vilaça. “Mas também com as conquistas realizadas, a maturação de uma vida percorrida. Cabe aos pais reviver tudo isso e ainda assim dar espaço a que o seu filho escolha, experimente, erre e acerte.”

E se ele fosse… um colega de trabalho?

É normal que os pais fiquem, de repente, perdidos. “Como é que eu podia tratar o meu filho de 14 anos  como um adulto se ele, na maioria das vezes, fazia mais birras que o irmão de 3?’ pergunta a ‘blogger’  americana Kori Irons, no site www.parenting.families.com. De repente, Kori teve uma ‘iluminação’: “Apercebi–me de que trabalhava com adultos com atitudes tão ou mais infantis que as do meu filho, e que não os infantilizava como fazia com ele.’ A comparação com os colegas de trabalho levou-a a tratar o filho de outra maneira: ‘Pensava sempre ‘e, se em vez de meu filho, fosse meu colega’? Em vez de lhe ralhar, passar sermões e dar ordens sem fim, tentava afastar-me das suas escolhas e ações.” E começou a perceber que eles reagiam muito melhor quando tratados como…  colegas. “Claro que ainda sou a mãe deles, ainda há regras e limites em casa – se bem que muito ajustados às mudanças de idade – mas deixei o ‘dedo espetado’, e estamos a comunicar muito melhor  a um nível mais adulto.”

Ou seja, a disciplina também deve sofrer alterações na adolescência. “Por vezes os pais ainda não sabem que lugar ocupar, e acabam por rigidificar, reagem com agressividade ou demitem-se das suas funções, deixando o adolescente entregue a si próprio e agarrado às suas ainda frágeis certezas”, nota Eliana Vilaça. É a cena típica do ‘se não fazes como eu quero, amanha-te sozinho’.

Às vezes, os pais têm dificuldade em aceitar que os filhos vão crescer à maneira deles, e não como os pais desejariam que fossem. “Então tentam impor determinadas características através da disciplina, quando isso não se coaduna com o caráter daquela pessoa. Os pais têm de aceitar o adolescente como ele é, e ao mesmo tempo ajudá-lo a manter-se no limite do razoável.”

Regras, mas com calma

Então e estes limites de que tanto se fala, quais devem ser? “É verdade que tem de haver limites, mas vejo os pais demasiado ansiosos com a disciplina”, nota Eliana Vilaça. “Preocupa-me tanta questão em torno das regras, tantos livros sobre limites, tanta gente a falar na importância do ‘não’.

Claro que é preciso dizer não, mas vamos com calma. Em famílias descontraídas, onde a vida se passa de maneira aberta e natural, não é assim tão necessário impor muitas regras: elas estão implícitas.”

“Noto que os pais com dificuldades em lidar com os afetos, disponibilidade e compreensão, dão regras, para sentirem que estão a cumprir o seu dever”, nota Eliana. “As regras são a sua forma de proximidade. Então e o resto?”

Ou seja, é importante haver balizas para manter oleada a dinâmica familiar, mas com um adolescente os pais têm já outros papéis que não o de disciplinadores: “Têm de guiar, de estar atentos, de ser companheiros. Um adolescente precisa menos de um disciplinador e mais de um orientador.”

Problema: orientar não é andar em cima, e tem de se encontrar um equilíbrio entre estar informado e ser controlador… Os pais passam necessariamente a um plano secundário, têm de saber alargar a distância que os separa dos filhos. 

Dependência não é afeto

O objetivo da adolescência é que os filhos se afastem dos pais, mas quando os pais têm os filhos como única missão na vida, a aceitação da autonomia dos filhos pode ser adiada. Quem não conhece mães que passam a vida agarradas ao telemóvel? “Ó Tiaguinho, comeste bem? Já saíste de casa? Já acabaste as aulas? Fizeste o que te disse? Comeste o lanche que te mandei?” Não o fazem com más intenções, mas estão a perpetuar o modelo ’cuidador’ da infância que já não se adequa à vida de um adolescente. E lá por ser um controlo preocupado, não deixa de ser controlo… 

Mas como é que eu lido com um filho de quem já não preciso de cuidar? “O pai ou mãe tem de reaprender a relacionar-se com o filho não como o cuidador que foi na infância, mas como o companheiro que é na adolescência”, defende Eliana. “Se os pais não deixarem que os filhos façam o seu caminho, isto pode provocar uma contrarreação: o adolescente afasta-se mais do que seria necessário para poder experimentar a sua independência.

É importante não confundir dependência com afeto. Afeto é abdicar das suas necessidades e medos próprios para que os filhos possam ir à sua vida.”

A superproteção pode fazer sentir ao adolescente que não consegue tomar conta de si próprio sozinho. Mas a conquista da autonomia não começa na adolescência, é o trabalho de uma vida. “É na infância que cabe aos pais criar filhos desempoeirados, incentivar a autonomia (adequada à idade), mostrar que a criança é capaz, incentivá-la à descoberta e alimentar a curiosidade.”

 Desculpa: os pais dizem muitas vezes que o mundo é perigoso… Já ninguém vai a pé para a escola, já ninguém tem uma dor de cabeça sem ligar aos pais, já ninguém sai de casa sem telemóvel… “O mundo é perigoso, e precisamente por isso é que temos de habituar as crianças a identificar e lidar com o perigo”, defende Eliana.

Estar próximo sem sufocar

Claro que, a certa altura, cai-se no extremo oposto e aí vem o desabafo parental n.º1 ‘Isto não é uma casa, é um hotel!’ “É normal!”, ri Eliana. “Mas precisamente porque o tempo que se passa com os filhos é cada vez menos, é que tem de ser bem aproveitado.” Os pais devem, por isso, ser informados, devem procurar ajudar o filho no caminho que ele escolheu, informar-se daquilo que ele está a viver. Se não, habitam mundos tão diferentes que o diálogo fica difícil.

Enquanto estão à mesa, por exemplo, não critique, não aproveite para discutir, não faça cenas. Interesse-se:  “Às vezes, os miúdos não contam nada porque acham que os pais não se interessam ou não vão compreender. Mas se os pais tiverem esta capacidade de se colocarem no lugar deles, a conversa flui. A conversa faz-se de pequeninos. Mas os pais têm de ter capacidade para aceitar o que aí vem, porque vem aí muita coisa diferente do que eles esperavam. Mas quem mandou esperar?” (risos)

Conclusão: quando os filhos começam a abrir as asas, é fácil cair-se nos extremos: ser pais excessivamente protetores ou demitidos das suas funções. Mas não há receitas nem métodos acertados para ser pai: “O ideal é estar próximo sem sufocar, acompanhar sem impor, criar balizas mas abrir espaço à negociação. É essencial que os pais tenham capacidade para se adaptar às circunstâncias. Ser capaz de repensar as suas crenças e os seus dogmas é também uma das vantagens de ter um adolescente.” E quando estiver prestes a espetar o dedo ou a ligar-lhe para o telemóvel, pense: faria isso com um colega de trabalho?

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Charles-Philippe d’Orléans com a mulher e a filha num programa familiar no ténis

Charles-Philippe d’Orléans com a mulher e a filha num programa familiar no ténis

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Mobi.E e Atlante assinam acordo para carregamento de carros elétricos

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Caso BES: lesados avançam com mais de 150 recursos contra decisão de juíza

Caso BES: lesados avançam com mais de 150 recursos contra decisão de juíza

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

"The Jinx-Parte 2": Novos enigmas no regresso da série documental

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

iOS 18 deverá ter novas funcionalidades relacionadas com Inteligência Artificial

iOS 18 deverá ter novas funcionalidades relacionadas com Inteligência Artificial

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

"Quis Saber Quem Sou": Um coro de intervenção para ouvir em Lisboa

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites