indio.jpg

Entre patetices inocentes e verdadeiros filmes de terror, há quem tenha feito o seguinte:

Os ‘gourmets’ – Quem nunca comeu a massa crua dos pastéis que atire o primeiro rissol. Era um clássico que hoje caiu praticamente em extinção, sendo que já nenhuma avó faz pastéis ou rissóis. Igualmente clássica era a mania de mergulhar o dedo no saleiro ou na manteigueira (hoje igualmente em declínio, talvez porque as crianças consomem muito mais sal). Havia quem fizesse misturas do tipo pão com azeite, cebola e açúcar. Mas há quem fosse mais requintado e adorasse… pasta de dentes! A dita entrevistada explica que gostava do sabor entre o picante e o mentol e, no intervalo dos filmes, ia à casa de banho para pôr uma noz de dentífrico na boca e deixar aquilo derreter na língua…  Uma verdadeira ‘gourmet’.

Os imaginativos – Quem pôde contar com avós igualmente originais lembra que tirava as cortinas da sala e andava com elas enroladas à cabeça ou a arrastar no chão como se fosse um véu de noiva. Também há quem lembre a variante de retirar os pingentes aos candeeiros e usá-los para brincos. Referem mesmo que nunca mais na vida voltaram a ser tão felizes (pergunta: será que as nossas crianças ainda têm avós com cortinas e candeeiros de pingentes?) Um degrau acima na originalidade está a entrevistada que confessou ter modificado várias matriculas de carros com… pastilha elástica preta. Vá lá que não era para sempre. Imaginem a BT a saber disto…

Os gastadores – Começamos a subir na escala do ‘crime’ com os ‘telefonadores’ em série: havia quem não pudesse ver um telefone à frente. Antes da era dos telemóveis (sim, ainda há quem tivesse passado por lá!) havia quem ligasse para o Sr. Zebedeu a perguntar se não tinha vergonha de ser o último da lista, para os primos todos do Brasil, indiscriminadamente para quem quer que fosse e mesmo para as Linhas Eróticas, já para não falar dos que ligavam para  o ‘Agora Escolha’ (lembram-se?) para darem um episódio do ‘Dempsey e Makepeace’ em vez do ‘Barco do Amor’. Lição: nunca deixe uma criança e um telefone juntos e sozinhos na mesma sala.

Os perigosos –  Havia quem arrastasse os irmãos prédio acima para brincarem aos índios e aos cowboys, alarmantemente, no telhado!Imaginem a mesma coisa nos telhados de hoje, no 25º andar! Frequentemente, quem mais sofria eram os irmãos dos ‘criminosos’, as vítimas mais frequentes dos esquemas diabólicos dos irmãos mais velhos: às vezes, o papel de actor secundário podia ser perigoso. Quase toda a gente fez ‘jantarinhos’ para as bonecas: agora imagine que era obrigada… a comê-los! Foi mesmo o que aconteceu ao irmão de uma ‘cozinheira’ dedicada, que foi obrigado a engolir todos os seus ‘jantarinhos’ (de terra, água e gesso) e acabou nas urgências. Mas um susto ainda maior apanhou quem ia a passar na rua e de repente começou a ver ‘chover’ livros, cadeiras e candeeiros do céu: um furioso de castigo decidiu deitar todo o conteúdo do quarto pela janela, e recrutou o irmão para o ajudar com os móveis mais pesados.

Os nojentos – Atenção: as almas mais sensíveis devem abster-se de ir mais longe. Nem sabemos como vos explicar esta alínea de, bem, de terror, mesmo. O clássico de tirar a pastilha elástica da boca, colá-la debaixo da mesa ao jantar e depois tornar a comê-la não era absolutamente nada ao pé de nojices como: a) Fazer xixi no bacio e despejá-lo para a rua, de preferência na cabeça de alguém. b) Fazer xixi para dentro da gaveta dos lençóis. Mas o prémio de Malvadez Mais Nojenta, e acreditem que é uma história verdadeira, como se diz nos filmes americanos, vai para c) Depois de fazerem, digamos, as suas necessidades, pegarem em bocados das ditas e passarem-nos pela parede (nós avisámos que isto ia ser mau). 

Portanto, se a sua criança se limita a fazer uma birra no supermercado de vez em quando, console-se: podia ser muito, muito pior!

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Science4you lança campos de férias de verão

São sempre uma boa ideia quando se trata de juntar a aprendizagem à diversão: a Science4you criou campos de férias para crianças entre os 6 e os 12 anos.

Comportamento

Mães: como se podem libertar da culpa

Ser mãe é para a vida toda. Mas será para o dia todo? Será errado tirarmos algum tempo só para nós? Talvez não: mas a verdade é que poucas o conseguem.

Comportamento

Crianças: Há alguém mais bonito do que eu?

Está longe de ser uma questão fútil: se é verdade que num parque infantil são os mais bonitos que recebem quase todas as atenções, crescer feia pode mesmo ser uma mais-valia, não um trauma.

Comportamento

Estudo: o leite materno estimula o cérebro do bebé!

Sean. Deoni, autor de um estudo realizado na Universidade de Brown, nos EUA, afirma que os bebés alimentados por leite materno durante, pelo menos, três meses desenvolvem melhor as funções cerebrais, em comparação com aqueles que não o são.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.