478378515.jpg

Pronto, vamos já despachar a alínea politicamente correcta que diz que as mulheres podem muito bem convidar os homens, o que é absolutamente verdade, mas como nenhuma mulher o faz, e se fizesse não estava aqui a ler isto, vamos já esquecer e passar à frente para dicas verdadeiramente práticas.

– Desactive o medo

O seu e o dele: é o primeiro mandamento, porque, como vimos na lição nº1, eles têm mais medo de levar uma tampa do que ficar para sempre sem a respectiva panela. Por isso, pense em ligação e não atracção: crie oportunidades para estar com ele que não passem por longos e desconfortáveis momentos a sós em que ele procura desesperadamente a saída de emergência. Não force a barra. As coisas devem ser naturais. Se não der, não deu. Ai mas não vamos já pensar nisso.

– … mas cuidado com os ‘amiguinhos’

Ele tem de se sentir confortável consigo mas não tão confortável que estar consigo seja como estar com a mãezinha dele, o melhor amigo, a prima Ritinha ou basicamente qualquer pessoa a quem se possa dar palmadões nas costas e com quem se possa estar a sós sem um estremecimento de alma a discutir as tácticas do Jesus. Se ele conseguir olhá-la nos olhos sem uma alteração de energia na sala, talvez seja melhor seguir o exemplo divino e mudar de táctica antes que o campeonato esteja perdido.

– Elogie-o

É uma das mais antigas tácticas, porque toda a gente gosta de estar com quem nos aprecia, e ninguém quer passar muito tempo com alguém que só sabe olhar na direcção do próprio umbigo.

Tá bem, ele é lindo e um amor de pessoa e definitivamente o seu príncipe, mas de que é que ele gosta ao certo nesta vida? Surfe? Álgebra espacial? The Killers? Interesse-se também mas atenção que convém ser sincera: o interesses dele não têm necessariamente de ser os seus. Se bater as palmas de alegria e o acompanhar numa prova de BTT todo o-o-terreno pelas serranias de Sintra para ver estorninhos-bebé ao pôr-do-sol, depois não se queixe se tiver de passar todos os fins-de-semana com nódoas negras nos tornozelos ou a arranjar desculpas esfarrapadas e a ouvi-lo: “atão mas tu ao princípio gostavas tanto de desportos radicais… até disseste que a tua heroína era a Elizabete Jacinto….”

– Dê uma ajudinha

Se estiver permanentemente emparedada num grupinho de meninas todas aos risinhos, ou numa reunião de executivos cada um mais engravatado que o outro, não espere que ele fure a muralha de aço para se rojar aos seus pés. Crie oportunidades para se encontrar a sós, e largue uma indirecta que ele possa agarrrar, tipo ‘Gostava mesmo de ir ver o filme do Brad Pitt’. Os homens são primários mas não são primários. Se ele deixar cair a dica, é porque, por qualquer razão, ainda não está preparado para a convidar, o idiota.

– Não tenha um ar desesperado

Os homens funcionam melhor se não acharem logo que você está de garras esticadas prontinha para o fisgar na primeira oportunidade. Desactive o Mecanismo de Defesa Da Fêmea Desesperada: combine qualquer coisa não-romântica. Peça-lhe ajuda com o computador, pergunte-lhe se quer vir num passeio de grupo. Esta é relativamente segura: se ele não a agarrar, tenha paciência mas não está mesmo nem aí.

– Seja uma boa companhia

Escusado será dizer, não seja uma chata, não olhe para ele fixamente como se fosse uma vampira e lhe fosse cravar os dentes na carótida daqui a nada, tenha conversa, tenha graça, e se possível, tenha o cabelo arranjadinho. Se for ainda mais possível, tenha frio e anuncie-o. Se ele assobiar para o lado (partindo do princípio de que não é surdo), esqueça. Não é o homem da sua vida. Vá para casa antes de apanhar gripe A.

– Seja realista

Se ele não consegue ter uma conversa confortável consigo, é porque se calhar esta não é a melhor altura para saírem juntos. Se calhar ele tem outra (e não se esqueça que há várias maneiras de ter outra, desde a ter na cama até tê-la apenas na cabeça, no desejo ou na memória…), se calhar não gosta assim tanto de si, se calhar vê mal, se calhar tem um medo pânico de lhe calhar na rifa alguém com quem tenha de se comprometer a sério, se calhar acha que você tem ‘casamento’ escrito na testa, se calhar você é uma mulher séria e ele tem fobia a mulheres sérias (dão-lhe azia), se calhar você não é tão séria como isso e ele tem fobia a essas também, se calhar ele gosta mais da sua amiga Joaninha, se calhar corre-lhe mal a vida, se calhar é gay, se calhar Marte não está alinhado com Vénus, se calhar pura e simplesmente não lhe apetece. Esqueça e ande para a frente.

– Olhe à volta

As nossas avós diziam: ‘o homem que merecer as suas lágrimas nunca a fará chorar’. Enfim, se não diziam isto, deviam dizer qualquer coisa parecida. Se o palhaço nº 1 não a apreciar, é porque não a merece. Neste momento, isso não a consola? Olhe à volta: provavelmente, há mais 5 palhaços à espera de fazerem habilidades no seu circo, à espera que páre de rebolar os olhos para cima do idiota que não lhe liga nenhuma e que se volte para quem realmente a aprecia. Não? Enfim, não custa estar atenta,e pelo menos sempre deixa de pensar no caramelo.

– E se a coisa pegar?

Ele convidou-a? Não pegue logo no telemóvel Hello Kitty para contar a todas as suas amigas, à mãe, à tia Joana e às suas duas primas na Argentina. Relaxe e compre um vestido novo para celebrar. A propósito, esteja atenta porque em breve vamos apresentar o episódio nº 3 da saga, nomeadamente sobre o que vestir e não vestir numa altura importante da sua vida.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Os sinais que lhe dizem que ele está apaixonado por si!

Para que uma paixão tenha continuidade é preciso que o apaixonado saiba se é correspondido. E neste campo parece haver uma espécie de linguagem secreta entre os apaixonados

Comportamento

Como casar com um príncipe

Príncipes há poucos, mas como nunca se sabe, cá fica um guia de caça em 10 lições.

Comportamento

Guia completo sobre os maiores segredos masculinos!

Na primeira pessoa, eles confessam que são inseguros, que nos comparam com as antigas namoradas, que choram a ver filmes e, sim, fingem orgasmos. Surpreendida? Pois é, no mundo masculino nem tudo é o que parece...

Comportamento

"Eu fui a outra": testemunhos de quem foi a 'amante'

Destruidoras de lares ou companheiras fiéis? Nas páginas que se seguem damos voz às amantes. Elas falam-nos de dilemas morais, culpa e prazer, de paixões avassaladoras que, em alguns acasos, são destrutivas e de como a vida não se pinta só a preto a branco.

Comportamento

10 coisas que é mesmo proíbido fazer por amor

Por muito apaixonada que esteja, atenção: há certos aspectos da sua vida de que não pode abdicar!

Comportamento

Como é ele na cozinha?

Há os homens que fazem tudo, os que não fazem nada, e os que funcionam só com o frigorífico. E o seu, como é?

Comportamento

O casamento pode ser o fim da relação?

Quando fazemos o balanço aos anos de casamento, quantas vezes pensamos: "onde está o rapaz que nos cobria de beijos e nos levava a passear?". Dois terapeutas de casal e quatro membros do clube dos casados dizem-nos se, afinal, existe vida amorosa depois do altar.

Comportamento

Porque motivo é que os homens fogem de nós?

São eles mesmo, os homens, quem nos contou na primeira pessoa o que os assusta numa mulher, a ponto de pensarem logo: "não, com esta não quero nada!"

Comportamento

O que diz de um homem aquilo que ele come?

Enrola-se em esparguete ou é mais batatas fritas? Adora jaquinzinhos ou pela-se por caviar? As preferências gastronómicas do amor da sua vida podem dizer muito sobre as suas preferências amorosas. Por Catarina Fonseca

Comportamento

Guia completo sobre choninhas

Todas nós conhecemos espécimes representantes da raça. Mas quantas de nós sabemos distingui-los e neutralizá-los? Aqui fica um guia especial para lidar com gente absolutamente desinteressante.

Comportamento

5 Sinais de Que Ele Gosta Mesmo de Si

Descubra já se ele tem mesmo um fraquinho por si ou se gosta de si como de uma amiguinha.

Comportamento

Será que se anulou por amor?

Dizer sempre que 'sim' a tudo o que ele diz ou deixar que ele lhe controle o dinheiro não é sinónimo de uma relação saudável. Não é tão raro ou difícil como pensa uma mulher 'anular-se' numa relação para evitar conflitos ou sentir-se amada. Será que é essa a sua situação?

Comportamento

7 coisas parvas que fazemos por um homem

Pois, o difícil é encontrar só sete, mas elegemos alguns dos sacrifícios mais idiotas que fazemos pelos homens da nossa vida. E havia tantos outros…

Comportamento

Como saber se ele está mesmo interessado em si?

Encontrou ontem à noite o homem da sua vida, mas esperou um, dois, quatro, dez dias, e ele não telefona. Afinal, o que é que se passa?

Comportamento

6 testes para saber se ele é o homem da sua vida

Quer mesmo saber se ele é o homem da sua vida? Nada como ter a certeza. Descobrimos seis testes infalíveis: se ele passar em todos, ou é o George Clooney ou é mesmo o seu príncipe encantado.

Comportamento

As mulheres a que os homens não resistem

Até podemos ser uma delas, até podemos nunca ter dado por isso, mas a verdade é que há mesmo tipos universais de mulheres que os atraem. Conhece alguma?

Comportamento

As manias das mulheres que eles nunca vão entender

Podem parecer irritantes a quem está de fora, mas há vários hábitos femininos têm todas razão de ser: ou porque nos fazem felizes, ou porque nos ajudam a viver melhor, ou porque são simplesmente inofensivas, mesmo que a eles os irritem porque não acham lógico, e para um homem não há pecado maior do que a falta de lógica.

Comportamento

Paixão descodificada: Porque é que nos apaixonamos por uma pessoa e não por outra?

Será tudo uma questão de circunstância ou haverá motivos específicos capazes de desencadear o sentimento que nos faz sentir aquele friozinho no estômago?

Comportamento

Como ser um cupido perfeito?

Já toda a gente se lembrou isso: achamos que aquele nosso amigo era mesmo o par perfeito para a nossa amiga e… pois: resolvemos juntá-los. Mas antes de fazer de Cupido, aqui ficam algumas ideias a ter em conta.

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Diz Quem Sabe

A importância dos lacticínios numa alimentação saudável

Um artigo de opinião da Dra. Fernanda Cruz.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.