144208543.jpg

No mundo dos jogos virtuais só quem não os conhece tem dificuldade em perceber por que são tão viciantes. Porém, não são necessariamente maus. Tal como os livros ajudam a criança a desenvolver o seu imaginário e criatividade, também a realidade virtual a estimula a aprender. Isto não significa que se deva escamotear a realidade. Existem, de facto, efeitos perniciosos, comprovados, por exemplo, por uma investigação alemã, do Instituto de Medicina Psicológica, da Universidade Charité, segundo a qual os videojogos criam dependência sobre o cérebro da mesma maneira que o álcool ou a cannabis (com as devidas diferenças, já que os jogos não criam dependência física). Porém, a solução proposta pelos próprios investigadores não é interditar às crianças o acesso a este tipo de actividade, mas sim consciencializar os pais para a necessidade de escolher jogos adequados à idade dos filhos para que eles consigam compreendê-los. Depois é uma questão de definir o tempo de utilização, em termos diários ou semanais. Desta forma, os mais novos beneficiam apenas das vantagens deste tipo de jogos. Descubra agora quais são.

1 Ficam mais perspicazes: A criança define estratégias e tem de encontrar a melhor forma de gerir o tempo e o espaço. Com o objectivo claro de ganhar o jogo ou de subir de nível, começa depressa a adquirir o que podemos considerar espírito crítico de análise.

2 Aprendem mais de forma divertida: Os jogos proporcionam, pela actividade lúdica, a aprendizagem de conceitos novos e o desenvolvimento cognitivo do jogador. A criança assume-se como estratega nato e um jovem empreendedor com vontade de desvendar novos mundos.

3 Ajudam a tomar decisões: A necessidade de estar constantemente a tomar decisões ajuda-o a programar acções. Esses momentos são importantes, já que adquirem consciência das repercussões dos seus actos.

4 Prepara-os para o sucesso: Para além de divertido, os jogos incentivam as crianças a aceitar os desafios, melhorando a sua auto-estima. Empenhadas em serem bem sucedidas, as mais novas adquirem maior confiança e autodisciplina para responder aos problemas.

IMPONHA REGRAS


. Atenção aos jogos violentos. Está provado que muitas horas a responder a estímulos violentos e repetitivos aumenta a agressividade da criança.
. Distinga a ficção da realidade. Ele deve entender que as acções violentas presentes no jogo não devem ser reproduzidas na vida real.
. Nada de exageros. É importante que o seu filho também tenha tempo para actividades ao ar livre e para estar com outros meninos.
. Primeiro os estudos. Os jogos não podem comprometer o rendimento escolar.
. Cuidado com a Internet. Especialmente com o download de determinados jogos.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Prepare-os para o sucesso

O futuro dos filhos é a preocupação de qualquer pai. Como ter a certeza de que se vão sair bem na vida? Bem, certezas não podemos ter, mas podemos sempre dar-lhes uma boa base.

Comportamento

Crianças: sugestões fantásticas para o Natal dos mais pequenos

De roupa a brinquedos, com preço para todas as bolsas - espreite a nossa selecção de presentes para os mais novos.

Comportamento

Quando o seu filho diz: 'Odeio-te!'

É um desabafo que nenhum pai ou mãe gosta de ouvir da boca do seu filho, mas não caia na tentação de lhe pagar da mesma moeda.

Beleza e Saúde

Parto: “Tenho tanto medo…”

Não há motivo para isso. Desfaça os mitos e os enganos relativos ao parto que se geraram no imaginário colectivo das mulheres, com base nas explicações de um especialista.

Comportamento

É possível que um bebé destrua um casamento?

A chegada de um filho pode ser a maior benção para um casal, mas também pode significar o fim de uma relação.

Comportamento

"Quando for crescido vou ser…"

Engenheiro ou estucador, qual vai ser a vida dele? Não há bola de cristal, mas eles vão dando sinais que podem ser uma indicação para pais preocupados com o futuro.

Comportamento

Eduque os seus filhos para ver anúncios

Não se habitue a deixar as crianças 'consumirem' sem filtro todos os anúncios que passam na televisão.

Comportamento

15 segredos dos bons alunos

No começo do segundo período aproveite para descobrir como o seu filho pode usar os truques daqueles bons alunos, quem passa a vida a ter 20 valores.

Beleza e Saúde

Teste: Está preparada para ter filhos?

Se calhar, ter filhos é o seu sonho desde pequenina, se calhar só agora é que começou a pensar nisso, e se calhar não está muito para aí virada e é só porque o marido quer… Mas será que vai dar uma boa mãe? Está realmente preparada para engravidar?

Comportamento

Geração XL: o perigo da obesidade infantil

Porque é que as crianças de hoje são mais gordinhas do que os seus avós? Não, não é porque se fartam de comer: até comem menos calorias do que antigamente. O que acontece é que gastam muito menos. Aqui ficam algumas dicas para prevenir a obesidade infantil.

Comportamento

O que não deve (nunca) dizer aos seus filhos

'Não é preciso ter medo' ou 'se gostasses de mim não te portavas dessa maneira' são frases que diz sem pensar e à pressa? Mas o seu filho não as esquece. Nunca desvalorize o poder das palavras: elas podem ser a diferença entre uma criança alegre e confiante e um miúdo inseguro e infeliz.

Comportamento

Por que é que as crianças não aprendem?

Fazê-lo passar o dia a estudar não ajuda necessariamente o seu filho. Numa altura em que as dificuldades escolares estão a aumentar em Portugal, um especialista ajuda-a a tornar o seu filho num bom aluno... e feliz!

Comportamento

Não deixe que o seu filho seja violento na escola

Agressões verbais e mesmo físicas entre professores e alunas não faltam. Mas haverá forma de resolver a violência nas escolas? E se o seu filho for um dos agressores? A pedagoga Eulália Barros avança com respostas para os pais sobre esta questão.

Comportamento

O que fazer quando ele odeia ir para a escola

Há quem faça amigos com facilidade e seja popular entre o grupo. E quem é tímido e se transforma no bombo da festa? Saiba ajudar o seu filho quando ir para a escola é um pesadelo.

Comportamento

Campeonato Cool-Power chega às escolas já em Outubro!

Comportamento

Gripe A: como pode proteger o seu filho

Pensar que a gripe não vai atingir os mais novos e que se pode esterilizar o ambiente em que o seu filho vive, brinca ou estuda, é uma utopia. Então, o que pode fazer para o proteger da gripe A?

Comportamento

Ajuda a crianças carenciadas: recolha de roupas

A Petit Patapon volta a fazer a sua iniciativa 'Partilhar Carinho', com recolha de roupa para crianças carenciadas

Beleza e Saúde

Como saber que está com uma depressão pós-parto?

A depressão pós parto não é um mito. É um problema que afecta cerca de 20% das mulheres. Manter-se alerta aos sinais é uma das armas para não ser apanhada de surpresa.

Comportamento

Saiba o que pode comprometer o sucesso escolar do seu filho!

Será que o seu filho sofre de dislexia? Ou de hiperactividade? Estas são duas das maiores causas para o insucesso escolar. Saiba como pode identificá-las e qual o tratamento.

Mais no portal

Comportamento

A existência deste sentimento entre um casal é o maior preditor de divórcio

De acordo com um especialista, existem quatro padrões de comunicação negativos. Um deles é particularmente destrutivo.

Beleza e Saúde

4 franjas que estão entre as tendências de cabelos para o novo ano

Qualquer uma destas sugestões é boa para quem dispensa a ideia de passar por uma transformação radical.

Celebridades

Kamala Harris revela a forma engraçada como conheceu o marido

E disse ainda tê-lo pesquisado na internet antes do primeiro encontro.

Beleza e Saúde

Tremer de frio pode emagrecer mais que alguns exercícios

Entenda como.

Celebridades

Gigi Hadid descobriu que estava grávida um dia antes de desfilar

Saiba como é que a modelo conseguiu controlar as náuseas.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.