144208543.jpg

No mundo dos jogos virtuais só quem não os conhece tem dificuldade em perceber por que são tão viciantes. Porém, não são necessariamente maus. Tal como os livros ajudam a criança a desenvolver o seu imaginário e criatividade, também a realidade virtual a estimula a aprender. Isto não significa que se deva escamotear a realidade. Existem, de facto, efeitos perniciosos, comprovados, por exemplo, por uma investigação alemã, do Instituto de Medicina Psicológica, da Universidade Charité, segundo a qual os videojogos criam dependência sobre o cérebro da mesma maneira que o álcool ou a cannabis (com as devidas diferenças, já que os jogos não criam dependência física). Porém, a solução proposta pelos próprios investigadores não é interditar às crianças o acesso a este tipo de actividade, mas sim consciencializar os pais para a necessidade de escolher jogos adequados à idade dos filhos para que eles consigam compreendê-los. Depois é uma questão de definir o tempo de utilização, em termos diários ou semanais. Desta forma, os mais novos beneficiam apenas das vantagens deste tipo de jogos. Descubra agora quais são.

1 Ficam mais perspicazes: A criança define estratégias e tem de encontrar a melhor forma de gerir o tempo e o espaço. Com o objectivo claro de ganhar o jogo ou de subir de nível, começa depressa a adquirir o que podemos considerar espírito crítico de análise.

2 Aprendem mais de forma divertida: Os jogos proporcionam, pela actividade lúdica, a aprendizagem de conceitos novos e o desenvolvimento cognitivo do jogador. A criança assume-se como estratega nato e um jovem empreendedor com vontade de desvendar novos mundos.

3 Ajudam a tomar decisões: A necessidade de estar constantemente a tomar decisões ajuda-o a programar acções. Esses momentos são importantes, já que adquirem consciência das repercussões dos seus actos.

4 Prepara-os para o sucesso: Para além de divertido, os jogos incentivam as crianças a aceitar os desafios, melhorando a sua auto-estima. Empenhadas em serem bem sucedidas, as mais novas adquirem maior confiança e autodisciplina para responder aos problemas.

IMPONHA REGRAS


. Atenção aos jogos violentos. Está provado que muitas horas a responder a estímulos violentos e repetitivos aumenta a agressividade da criança.
. Distinga a ficção da realidade. Ele deve entender que as acções violentas presentes no jogo não devem ser reproduzidas na vida real.
. Nada de exageros. É importante que o seu filho também tenha tempo para actividades ao ar livre e para estar com outros meninos.
. Primeiro os estudos. Os jogos não podem comprometer o rendimento escolar.
. Cuidado com a Internet. Especialmente com o download de determinados jogos.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Prepare-os para o sucesso

O futuro dos filhos é a preocupação de qualquer pai. Como ter a certeza de que se vão sair bem na vida? Bem, certezas não podemos ter, mas podemos sempre dar-lhes uma boa base.

Comportamento

Crianças: sugestões fantásticas para o Natal dos mais pequenos

De roupa a brinquedos, com preço para todas as bolsas - espreite a nossa selecção de presentes para os mais novos.

Comportamento

Quando o seu filho diz: 'Odeio-te!'

É um desabafo que nenhum pai ou mãe gosta de ouvir da boca do seu filho, mas não caia na tentação de lhe pagar da mesma moeda.

Beleza

Parto: “Tenho tanto medo…”

Não há motivo para isso. Desfaça os mitos e os enganos relativos ao parto que se geraram no imaginário colectivo das mulheres, com base nas explicações de um especialista.

Comportamento

É possível que um bebé destrua um casamento?

A chegada de um filho pode ser a maior benção para um casal, mas também pode significar o fim de uma relação.

Comportamento

"Quando for crescido vou ser…"

Engenheiro ou estucador, qual vai ser a vida dele? Não há bola de cristal, mas eles vão dando sinais que podem ser uma indicação para pais preocupados com o futuro.

Comportamento

Eduque os seus filhos para ver anúncios

Não se habitue a deixar as crianças 'consumirem' sem filtro todos os anúncios que passam na televisão.

Comportamento

15 segredos dos bons alunos

No começo do segundo período aproveite para descobrir como o seu filho pode usar os truques daqueles bons alunos, quem passa a vida a ter 20 valores.

Beleza

Teste: Está preparada para ter filhos?

Se calhar, ter filhos é o seu sonho desde pequenina, se calhar só agora é que começou a pensar nisso, e se calhar não está muito para aí virada e é só porque o marido quer… Mas será que vai dar uma boa mãe? Está realmente preparada para engravidar?

Comportamento

Geração XL: o perigo da obesidade infantil

Porque é que as crianças de hoje são mais gordinhas do que os seus avós? Não, não é porque se fartam de comer: até comem menos calorias do que antigamente. O que acontece é que gastam muito menos. Aqui ficam algumas dicas para prevenir a obesidade infantil.

Comportamento

O que não deve (nunca) dizer aos seus filhos

'Não é preciso ter medo' ou 'se gostasses de mim não te portavas dessa maneira' são frases que diz sem pensar e à pressa? Mas o seu filho não as esquece. Nunca desvalorize o poder das palavras: elas podem ser a diferença entre uma criança alegre e confiante e um miúdo inseguro e infeliz.

Comportamento

Por que é que as crianças não aprendem?

Fazê-lo passar o dia a estudar não ajuda necessariamente o seu filho. Numa altura em que as dificuldades escolares estão a aumentar em Portugal, um especialista ajuda-a a tornar o seu filho num bom aluno... e feliz!

Comportamento

Não deixe que o seu filho seja violento na escola

Agressões verbais e mesmo físicas entre professores e alunas não faltam. Mas haverá forma de resolver a violência nas escolas? E se o seu filho for um dos agressores? A pedagoga Eulália Barros avança com respostas para os pais sobre esta questão.

Comportamento

O que fazer quando ele odeia ir para a escola

Há quem faça amigos com facilidade e seja popular entre o grupo. E quem é tímido e se transforma no bombo da festa? Saiba ajudar o seu filho quando ir para a escola é um pesadelo.

Comportamento

Campeonato Cool-Power chega às escolas já em Outubro!

Comportamento

Gripe A: como pode proteger o seu filho

Pensar que a gripe não vai atingir os mais novos e que se pode esterilizar o ambiente em que o seu filho vive, brinca ou estuda, é uma utopia. Então, o que pode fazer para o proteger da gripe A?

Comportamento

Ajuda a crianças carenciadas: recolha de roupas

A Petit Patapon volta a fazer a sua iniciativa 'Partilhar Carinho', com recolha de roupa para crianças carenciadas

Beleza

Como saber que está com uma depressão pós-parto?

A depressão pós parto não é um mito. É um problema que afecta cerca de 20% das mulheres. Manter-se alerta aos sinais é uma das armas para não ser apanhada de surpresa.

Comportamento

Saiba o que pode comprometer o sucesso escolar do seu filho!

Será que o seu filho sofre de dislexia? Ou de hiperactividade? Estas são duas das maiores causas para o insucesso escolar. Saiba como pode identificá-las e qual o tratamento.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.