AF001_Actionfigure_dollflying_01_144dpi_grande.jpeg

É uma pena que um brinquedo tão positivo como  Goldie Bloxtenha escolhido uma forma tão desagradável de publicidade para se afirmar. Ora vejam:


Confesso que fiquei enjoada quando vi o anúncio, tão feminazi me pareceu. Mas fiquei curiosa e quis saber mais sobre o dito brinquedo. Goldie Blox é uma espécie de Lego/Megano…para raparigas. A sua criadora, Deborah, tornou-se engenheira  – um território que ainda vai sendo sobretudo masculino – e sentiu que as meninas são, desde muito novas, menos estimuladas para as ciências, e que parte dessa falta de estímulo afecta a sua noção espacial, levando-as a afastar-se desta área de estudos. Há dias, algumas mães feministas foram aos arames porque num livro “Barbie torna-se engenheira” a Barbie engenheira pediu ajuda aos colegas, que calhava serem dois rapazes. Penso que foi mera coincidência: pessoalmente, trabalhei com várias mulheres engenheiras e não caíram os parentes na lama a ninguém por pedirem ajuda aos engenheiros, ou eles a elas. Mas de volta ao brinquedo.



Depois de criar um protótipo e testá-lo junto de meninas pequenas, Debbie descobriu que as raparigas se sentiam “aborrecidas” ao brincar com jogos de construção, que lhes fazia falta uma componente verbal para tornar o brinquedo apelativo. Por isso, adicionou um livro de modo a que, através da história, as pequenas vão construindo maquinetas para ajudar a heroína a ultrapassar obstáculos. Depois de alguma resistência inicial, Goldie Blox esta a ser um êxito. 




 Bom, eu não sei se brincaria com Goldie Blox. Talvez achasse a ideia aborrecida, talvez nunca tenha sentido a falta porque tinha um irmão e primos que brincavam com Lego e sempre me associei a eles. Um dos meus brinquedos favoritos era um estojo de química e curiosidade das curiosidades, nos testes psicotécnicos até me disseram que tinha jeito para a engenharia e para resolver coisas complicadas – estranho porque gostava de ciências mas o-d-i-a-v-a matemática. Não creio que qualquer brinquedo pudesse ter mudado isso, mas a ideia é boa – why not? – e sinceramente, Deborah é adorável, conseguia vender-me qualquer coisa e eu não sou pessoa fácil de convencer.



 Ela própria diz que pretende apenas apresentar uma alternativa, mostrar maisuma coisa que as raparigas conseguem fazer: não percebo então a mensagem “esborrachem as vossas bonecas bonitinhas”. Schock value? Vontade de agradar ao público feminista, que cada vez mais é um lobby a não desprezar? Má estratégia de comunicação?


 Escapa-me. Mas falo-vos disto porquê? Porque a Lammily, a boneca “beleza real” que mencionei aqui, já está disponível no mercado. É óbvio que uma ideia tão politicamente correcta TINHA de pegar, nem as mulheres chatas e reboludas ficavam descansadas se assim não fosse.

 E para provar que o que é mau e feio pode sempre piorar, a boneca até tem uns stickers para pôr e tirar tatuagens (isso ainda era como o outro) verrugas, acne, estrias, cicatrizes e…celulite.


Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Crónica: ''Nada é tão forte como a gentileza e nada é tão suave como a verdadeira força"

Uma das maiores tolices que se pode fazer é acreditar em bravatas - ou cair em bravatas. 

Lifestyle

Crónica: Receita vitoriana para ter filhos lindos

Uma coisa que quem visita aqui o Imperatrix com alguma regularidade sabe é que isto é um sítio à moda antiga onde se subscrevem algumas ideias...bom, de outro tempo, porque o que é doce nunca amargou e as coisas não são necessariamente melhores só porque são novidade.

Lifestyle

Crónica: Olha acolá tantos estúpidos

Os jovens são já homens e mulheres em formação, e muito do que fazem ou dizem é já uma perspectiva do adulto que serão

Beleza

Crónica: "Ele nunca me viu sem maquilhagem"...say what?

No outro dia fiquei surpreendida ao ler uma entrevista com a famosa maquilhadora Charlotte Tilbury, em que ela - com uma experiência de 20 anos ao lado dos maiores rostos da moda e senhora de uma pele impecável - confessa que dorme SEMPRE maquilhada. Considerando que é ruiva natural, deve ter uns genes à prova de bala para aguentar uma rotina tão nociva!

Lifestyle

Crónica: Nunca compreenderei as party girls

Uma conhecida minha, prestes a casar e ter filhos, confidenciou noutro dia sentir falta das emoções, da liberdade, de sair à noite, das alegres incertezas... em suma, dos tempos de liceu e faculdade. 

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.