164384724.jpg

NikolayK

Dentes: 
É uma alínea óbvia, e no entanto ainda apanha muitos pais desprevenidos: como 
a fase das cólicas já passou, quando volta o fogo de artifício acham que deve ser uma doença misteriosa qualquer. Peça ao médico uma solução que possa aliviar o bebé: 
não desvalorize a dor e não ‘deixe doer’ só porque é uma criança.  

Sede: 
Muitos bebés choram não porque tenham fome, mas porque têm sede, especialmente em épocas de calor.

Para testar o aparelho vocal: 1, 2, 3, experiência! E aí vão eles. O sistema respiratório é um dos mais importantes, e o choro vigoroso é um bom teste para os pulmões. Console-se: os seus ouvidos podem estar de rastos, mas os pulmões dele estão fantásticos. 

Silêncio… ou barulho: Se sempre andou em bicos de pés porque o bebé estava a dormir, depois não se queixe… Pode parecer tentador, mas não deixe de falar em voz alta porque ele está a dormir. Faça a sua vida normal, habitue-o aos sons da casa desde que nasce, para que depois não tenha uma criança que acorda sempre que se deixa cair uma colher ao chão. Claro que numa casa onde toda a gente discute, o bebé também vai reagir a isso… Verifique se o barulho não é demais.

Sobrevivência: Tão simples como isso. Todos os bebés em todo o mundo choram muito porque faz parte de ser bebé. Segundo os peritos, há uma explicação pré-histórica: os primeiros meses são essenciais para a sobrevivência de um recém-nascido e o choro é usado para que os pais não se esqueçam dele. É uma espécie de campainha de alarme, tipo ‘Está aí alguém?’ Por isso é que há crises de choro inexplicáveis, que aparecem e desaparecem. Não se assuste: é o sistema de sobrevivência a funcionar. Pegue-lhe ao colo e embale-o.

Cólicas: Alguns pais ainda se espantam que deem para taaaanto choro. Há formas de o acalmar: massagens na barriga, movimentos suaves das pernas, segurá-lo de barriga para baixo ou embalá-lo. Veja também se o bebé tem algum elástico
a apertar a barriga.

Picuinhice: Pois é: os bebés são muito sensíveis a tudo mesmo. Podem chorar porque a lã do casaco pica, por exemplo. Ou porque têm um cabelo no pescoço… Ou comichão no dedo mindinho…   

Temperamento: ‘Ai o meu Vasquinho era um paz de alma e este agora mal abre as goelas vem o mundo abaixo…’ Os bebés são como toda a gente: todos diferentes. Há os mais calados, os mais vigorosos, os mais calmos… Se lhe calhou um revolucionário na rifa, olhe, aguente. Não tente calá-lo a qualquer preço.

Aborrecimento: Um bebé também se farta de estar sozinho. Já reparou que a maioria deles adora conversa, mesmo que ainda não perceba uma palavra? Fale com ele, cante, embale-o. Não tenha medo, que não vai ‘estragá-lo’. Eles precisam de muito colo e mimo, sem limites.


Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Por que as crianças doentes pioram à noite?

É da cabeça dos pais – porque estamos cansados e a nossa capacidade para lidar com as adversidades é menor – ou é mesmo verdade que os sintomas das doenças se agravam à noite? Fomos falar com o pediatra Hugo Rodrigues, que nos disse toda a verdade.

Comportamento

Light Stax: conheça o brinquedo que ganhou o prémio inovação na feira de brinquedos de Nova Iorque 2014

O Light Stax é um um novo conceito de brinquedo de construção

Comportamento

7 gadgets fantásticos para cuidar do seu bebé

Para os melhores pais do mundo, os melhores equipamentos. Não há qualquer dúvida:  a tecnologia está do lado dos pais! E quer oferecer-lhes  noites mais bem dormidas, dias com menos ansiedades,  respostas rápidas às suas preocupações e  ajudas fundamentais para cuidar da saúde do bebé. Depois, é só vê-lo crescer feliz e fofinho. É para aproveitar, não acha?

Comportamento

Crónica: Vamos lá falar de brinquedos, meninas e senhoras, que isto é sério

Porque estamos quase no Natal mas parece que os brinquedos e os desenhos animados se tornaram de repente uma coisa muito séria no que concerne à discussão (quase sempre disparatada) dos papéis de género, senti que tinha de vos falar disto.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.