Será que deve mesmo mentir sobre:

Os seus ‘ex’

A clássica pergunta ‘quantos ex já tiveste’’ não precisa necessariamente de resposta (nem todas as perguntas precisam necessariamente de resposta) ou pelo menos não da resposta que ele está à espera. Se não lhe apetece falar no assunto, diga isso mesmo: que não lhe apetece falar no assunto e que a sua vida agora é com ele. Claro que ele vai ficar a pensar que teve 84 namorados e quem sabe alguns maridos antes dele, mas também é saudável manter, como diiam as nossas avós, o mistério.

A sua sogra

‘Então, gostaste da minha mãe?’ Se fica a pensar duas vezes antes de responder, console-se: não é a única a não morrer de amores pela sogra. Mas nem pense em dizer imediatamente ‘Ai Carlos Alberto, desculpa lá ser honesta contigo mas nunca vi ninguém tão histérico, picuinhas, prepotente e conservadora’. Há situações em que ser honesta só torna o mundo (e a sua relação) pior. Não lhe interessa nada criar uma guerra entre si e a mãezinha dele. Também não tem de ir contra a sua consciência e dizer que nunca conheceu ninguém tão simpático. Basicamente, tente dizer o menos possível.

O preço das botas que comprou

Este é um daqueles temas em que a tentação é grande mas não compensa. Nunca minta sobre isto. Claro que não tem logo de anunciar: Olha lá, ó Carlos Alberto, tu não fazes uma pequena ideia da fortuna que me custaram estes manipansos’, mas se ele perguntar, não minta. Se está a pensar fazer alguma compra mais avultada, discuta o assunto com ele e cheguem a um acordo. Afinal, era o que gostaria que ele fizesse consigo.

O seu tempo livre

Se vai tomar um cafezinho com uns colegas depois do trabalho, avise sempre. Não se trata de pedir permissão, mas de aceitar que se está numa relação e que é boa educação básica não deixar o outro pendurado enquanto se engole uma cerveja e um pastel de bacalhau com o Paulinho da contabilidade. E se ele fizer uma cena de ciúmes a propósito do Paulinho da contabilidade? Aí os dados estão do seu lado – “Achas que te ia contar que ia sair com ele se houvesse alguma coisa entre nós?”

A Casa dos Segredos

Sim, vê a Casa dos Segredos, todas as telenovelas desde a ‘Gabriela? (a primeira) e todas as músicas pimba desde que o Toni Carreira começou a dita. E também come gelado de chocolate como se não houvesse amanhã, porque esta vida é muito curta para a viver sem chocolate. Se está numa relação a sério, a outra pessoa tem de a amar tal como é. Isto não é só um lugar comum: é lógica. Podemos fingir muito bem durante algum tempo, mas ninguém aguenta ser quem não é durante uma relação inteira (enfim, pouca gente) e mais vale que ele saiba com o que conta desde o princípio. E quem sabe, pode ter ali um companheiro de novelas, e é muito mais divertido ver televisão a dois…

O Futebol

“Ai Carlos Alberto, ir contigo ao Benfica, francamente, vai tu ao Estádio da Luz enquanto eu fico no AKI a comprar candeeiros”. Hmmm. Boa ideia? Médio: é uma boa ideia não lhe mentir e não lhe dizer que ama o Glorioso basicamente desde que nasceu e que o seu paizinho até lhe queria chamar Vitória em honra da águia. Mas talvez seja melhor ideia acompanhá-lo, pelo menos algumas vezes. Assim também lhe dá o exemplo para que ele venha consigo jantar fora àquele restaurante romântico.

O Sexo

Não, não foi fantástico, nem nada que se pareça, mas não lhe vai dizer isto, coitado. Ou vai? Claro que a ideia não é mentir, mas resolver o problema sem lhe atirar à cara que já viu bem melhor do que aquilo. Vá dando indicações subtis (cuidado que ‘subtis’ não significa ordens, e também não convém nada ligar o GPS mesmo que ele ache sensual aquela voz que diz ‘na próxima curva, vire à esquerda’) que também não sejam demasiado subtis para que ele não perceba. 

SIGA A ACTIVA NO FACEBOOK

Palavras-chave

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.