Será que deve mesmo mentir sobre:

Os seus ‘ex’

A clássica pergunta ‘quantos ex já tiveste’’ não precisa necessariamente de resposta (nem todas as perguntas precisam necessariamente de resposta) ou pelo menos não da resposta que ele está à espera. Se não lhe apetece falar no assunto, diga isso mesmo: que não lhe apetece falar no assunto e que a sua vida agora é com ele. Claro que ele vai ficar a pensar que teve 84 namorados e quem sabe alguns maridos antes dele, mas também é saudável manter, como diiam as nossas avós, o mistério.

A sua sogra

‘Então, gostaste da minha mãe?’ Se fica a pensar duas vezes antes de responder, console-se: não é a única a não morrer de amores pela sogra. Mas nem pense em dizer imediatamente ‘Ai Carlos Alberto, desculpa lá ser honesta contigo mas nunca vi ninguém tão histérico, picuinhas, prepotente e conservadora’. Há situações em que ser honesta só torna o mundo (e a sua relação) pior. Não lhe interessa nada criar uma guerra entre si e a mãezinha dele. Também não tem de ir contra a sua consciência e dizer que nunca conheceu ninguém tão simpático. Basicamente, tente dizer o menos possível.

O preço das botas que comprou

Este é um daqueles temas em que a tentação é grande mas não compensa. Nunca minta sobre isto. Claro que não tem logo de anunciar: Olha lá, ó Carlos Alberto, tu não fazes uma pequena ideia da fortuna que me custaram estes manipansos’, mas se ele perguntar, não minta. Se está a pensar fazer alguma compra mais avultada, discuta o assunto com ele e cheguem a um acordo. Afinal, era o que gostaria que ele fizesse consigo.

O seu tempo livre

Se vai tomar um cafezinho com uns colegas depois do trabalho, avise sempre. Não se trata de pedir permissão, mas de aceitar que se está numa relação e que é boa educação básica não deixar o outro pendurado enquanto se engole uma cerveja e um pastel de bacalhau com o Paulinho da contabilidade. E se ele fizer uma cena de ciúmes a propósito do Paulinho da contabilidade? Aí os dados estão do seu lado – “Achas que te ia contar que ia sair com ele se houvesse alguma coisa entre nós?”

A Casa dos Segredos

Sim, vê a Casa dos Segredos, todas as telenovelas desde a ‘Gabriela? (a primeira) e todas as músicas pimba desde que o Toni Carreira começou a dita. E também come gelado de chocolate como se não houvesse amanhã, porque esta vida é muito curta para a viver sem chocolate. Se está numa relação a sério, a outra pessoa tem de a amar tal como é. Isto não é só um lugar comum: é lógica. Podemos fingir muito bem durante algum tempo, mas ninguém aguenta ser quem não é durante uma relação inteira (enfim, pouca gente) e mais vale que ele saiba com o que conta desde o princípio. E quem sabe, pode ter ali um companheiro de novelas, e é muito mais divertido ver televisão a dois…

O Futebol

“Ai Carlos Alberto, ir contigo ao Benfica, francamente, vai tu ao Estádio da Luz enquanto eu fico no AKI a comprar candeeiros”. Hmmm. Boa ideia? Médio: é uma boa ideia não lhe mentir e não lhe dizer que ama o Glorioso basicamente desde que nasceu e que o seu paizinho até lhe queria chamar Vitória em honra da águia. Mas talvez seja melhor ideia acompanhá-lo, pelo menos algumas vezes. Assim também lhe dá o exemplo para que ele venha consigo jantar fora àquele restaurante romântico.

O Sexo

Não, não foi fantástico, nem nada que se pareça, mas não lhe vai dizer isto, coitado. Ou vai? Claro que a ideia não é mentir, mas resolver o problema sem lhe atirar à cara que já viu bem melhor do que aquilo. Vá dando indicações subtis (cuidado que ‘subtis’ não significa ordens, e também não convém nada ligar o GPS mesmo que ele ache sensual aquela voz que diz ‘na próxima curva, vire à esquerda’) que também não sejam demasiado subtis para que ele não perceba. 

SIGA A ACTIVA NO FACEBOOK

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker estão noivos

Veja as fotografias do momento em que o músico pediu a empresária em casamento.

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.

Beleza

5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

Em equipa que ganha não se mexe.

Moda

Bailarinas: como usar estes sapatos clássicos de formas contemporâneas

Inspire-se nestas estrelas das redes sociais para adicionar estes sapatos versáteis e elegantes aos seus próximos visuais de outono.

Saúde

Cuidados a ter com a saúde íntima feminina quando as temperaturas descem

Eis as dicas de um ginecologista e obstetra dos hábitos a adotar nesta altura do ano.

Comportamento

Advogada elege as 5 razões mais comuns para o divórcio

Curiosamente, a traição não é uma delas.

Moda

Be The Change: tecidos reciclados e produção responsável com o selo de qualidade Tezenis

Uma coleção de ‘underwear’ bonita, sustentável e mais amiga do ambiente.

Diz Quem Sabe

Pele sensível e pele sensibilizada: entenda as diferenças

E saiba quais os cuidados a ter.

Saúde

Como os cuidados para bebés podem aliar-se à sustentabilidade

Opções para os pais que procuram produtos que causem o menor impacto possível no meio ambiente.