12 Dias para tornar um homem perfeitamente normal num fanático de compras

Elaborámos um Grandioso Plano para, em apenas 12 dias, transformar o macho mais irredutível num civilizado espécime com quem qualquer mulher se orgulharia de entrar na Zara.

Dia zero

Atenção: para o Plano resultar, tem de ir por fases. O objectivo não é deixá-lo logo sem sentidos no tapete, mas inoculá-lo com pequenas doses diárias do vírus das compras sem que ele dê por isso. Portanto, é preciso começar suavemente para não assustar a presa. Tudo menos arrastá-lo para a Zara do Colombo a um sábado à tarde e mergulhá-lo numa turba de mulheres enlouquecidas com os últimos restos dos saldos e homens com ar de cavalos atados ao poste como eles próprios. Não há nada pior do que arrastar consigo um homem com ar de cavalo atado ao poste.

A ideia também não é começar com lingerie, porque eles vão logo achar que vão ter de dizer imensas vezes que não, não estás nada gorda, e que vai dar a discussão do costume. Arrastá-lo para a sapataria, esqueça: eles acham imoral gastar cem euros num bocado de sola com um bocado de pano colado por cima (muitas vezes têm razão, mas isso agora não interessa nada).

Dia 1

Combine encontrarem-se no Centro Comercial para tomar um cafezinho. As palavras compras, roupa ou loja não devem ser pronunciadas. Não passe sequer perto de nenhuma loja de roupas. A ideia no primeiro dia é simplesmente a a exposição ao ambiente envolvente para que a presa se sinta gradualmente à vontade entre pessoas com sacos na mão.

Dia 2

Pare em frente de uma montra de roupa (para homens!) e comente qualquer coisa do estilo, ‘aquela camisola ficava-te lindamente’. A ideia é começar a treinar-lhe o mecanismo abstracto de conseguir ver uma coisa na montra e imaginar alguém dentro dela. Atenção: este complexo processo pode levar milhares de anos. Não stresse se ele não conseguir atingi-lo logo no primeiro dia. Nota: mesmo que lhe apeteça muito, não entre na loja, para desactivar o mecanismo masculino que lhes grita que ver montras é uma actividade ameaçadora, obrigatoriamente seguida de se entrar na loja para comprara equivalente ao cortinado da mãe a custar metade do ordenado (metade do ordenado do Cristiano Ronaldo, claro).

Dia 3

Repetir procedimento em frente da sua loja preferida. Abrande e passe devagarinho em frente da montra, mas sem fazer comentários. Pode dar-lhe um beijinho, para ele associar beijinho = montra. Quem tiver animais pode sentir uma sensação perfeitamente natural de ‘dejá vu’. Basicamente, o processo é o mesmo daquele que se segue para educar um cão, com a diferença de que um cão aprende mais depressa.

Dia 4

Repetir procedimento, desta vez acompanhado de comentário (breve) e perguntando a opinião dele. Se a opinião dele for: “E se fossemos ao Aki que eu preciso de comprar mais solda para contraplacado” ou “tenho que ir ali à Fnac num instantinho ver se já saiu o último livro do Lobo Antunes” não insista e repita no dia seguinte. Importante: mesmo que os seus pés se dirijam sozinhos para a entrada da loja, NÃO ENTRE, sob pena de deitar por terra todo o plano.

Dia 5

Entre com ele na loja e dê uma volta rápida. ‘Volta rápida’ não é passar três horas a afagar tecidos como se fossem o George Clooney, a navegar entre a área dos sapatos e a da lingerie, a pensar se ainda terá idade para passar pela área das calças de ganga e por que será que toda a roupa parece pensada para fazer sobressair os nossos piores pontos. Não. Entre, saia, e não faça prisioneiros. No caso de, mesmo em dois minutos, conseguir avistar qualquer coisa gira, passe por lá mais tarde ou esqueça e ofereça como sacrifício a bem do futuro.

Dia 6

Entre, dê uma volta mais alargada e peça opinião. Mesmo que a opinião dele seja “Isso é um casaco? Parece um ederdon…”, “vais parecer o homem da Shell com isso em cima” ou “era uma coisa assim parecida que eu andava à pocura para os estofos do carro” não lhe diga “és um insensível, eu já sabia que não ia dar resultado mas lá na revista garantiam-me que isto funcionava”. Acene e diga que é uma grande verdade e que sem ele nunca teria pensado nisso. Atenção: não convém que esta cena de alta densidade intelectual se passe num dia de movimento, para ele não se sentir enervado com o mulherio a dar-lhe cotoveladas e afastá-lo a coice da secção das t-shirts em saldo. Escusado será dizer que nunca se leva um homem não-treinado para uma loja durante a época de saldos.

Dia 7

Chegou a hora de experimentar qualquer coisa. O ideal é ir na véspera à loja, experimentar aquilo que lhe interessa e tornar a pôr no sítio, para no dia seguinte já saber que lhe fica bem e não perder tempo angustiada a tentar decidir se leva as calças brancas, a saia aos quadrados ou o vestido preto. Quando mergulhar nas cabines de prova, não fique lá dentro quarenta minutos, não o deixe a sentir-se abandonado e esquecido e com vontade de voltar para casa como a Lassie e o ET. Vista-se rapidamente e venha cá fora para ele dar a sua opinião. Aqui, das duas uma. Uma: ele aprova, leva-se, e nem pensar em pedir de presente ou deixá-lo pagar. Se ele não gosta, não leve apesar disso, porque ele vai ficar a pensar que afinal é mesmo verdade, a opinião dele não tem importância nenhuma, e volta tudo à estaca zero. Mesmo que adore de paixão o topezinho cor de rosa e tenha a certeza absoluta que nunca na vida vai encontrar outro igual e que o ouça a gritar por si dandos gritos lancinantes e a chamar-lhe mamã de bracinhos estendidos à medida que se afasta da loja, deixe-o lá. Pode sempre voltar lá mais tarde, sozinha. Ah, e não se esqueça de passar no fim pela secção masculina.

Dia 8

Descanso do pessoal.

Dia 9

Volta-se novamente ao local do crime mas só para tomar cafezinho. A intenção é que ele fique baralhado e não perceba que está em treinos.

Dia 10

Recrute uma amiga sua de que ele goste e leve-a com vocês, para ele aprender a interacção ideal entre duas pessoas que vão comprar roupa. Nota da Produção: tem de ser uma amiga de que ele goste, mas não demasiado. Não pode ser um clone da Angelina Jolie, não vá dar-se o caso de ele reparar de repente como ela tem umas fantásticas pernas e como até a toalha da mãe lhe cai bem, e que ela nunca, mas nunca, parece o homem da Shell, nem com um ederdon em cima. Nota 2: Não o ignore! Isto é para ser uma saída de três pessoas em pé de igualdade, não uma saída de duas amigas com um burro atrás para lhes carregar a tralha.

Dia 11

Experimente outra coisa mas desta vez peça ajuda. Peça-lhe para lhe trazer o mesmo em verde ou “qualquer coisa que lá vejas e que te pareça giro”. Mesmo que ele lhe apareça com uns calções amarelos com bolas encarnadas, nesta fase não convém soltar um grito de horror e cair no chão desmaiada. Faça-lhe uma festa e diga qualquer coisa como: “eu sempre soube que eras um homem de bom gosto.” A mentira é um pecado mortal, mas se for por uma boa causa não é por isso que a suite no Paraíso lhe vai escapar.

Dia 12

Teste de fogo: peça-lhe para ir sozinho a uma loja comprar qualquer coisa para si. Convém que não seja para uma ocasião demasiado importante como um casamento ou uma festa na Presidência da República. Diga-lhe que tem um serão em casa de uma amiga e que precisa de qualquer coisa nova. Se ele disser: “para quê, já tens toneladas de roupa, e também entre amigas não há essas cerimónias” considere o caso como perdido, ou então faça uma derradeira tentativa e diga: “é que estou um bocadinho deprimida e uma roupa nova ajuda sempre”. Se ele lhe aparecer com os calções às bolas do costume, repita procedimento descrito em 11. Se lhe aparecer com qualquer coisa mesmo interessante, diga que resolveu esquecer as amigas e rapte-o para um jantar à luz das velas. Convém levar vestido o que ele escolheu, claro.





S.O.S SITUAÇÕES INESPERADAS

– Ele diz: “Olha, enquanto tu vais comprar roupa eu vou ao Aki e encontramo-nos daqui a meia hora” – Não o deixe afastar-se pelo corredor em direcção às porcas e parafusos. Ataque imediatamente com “Eu gostava de uma opinião masculina mas fazemos isto rapidamente porque também preciso de ir ao Aki e perco-me sempre na secção das torneiras.”

– Pede-lhe para lhe trazer qualquer coisa de que ele goste e ele aparece-lhe com um vestido que se vê a quilómetros que vai transformar qualquer mortal numa mesa de camilha sem as molduras e o cão chinês. O que pode dizer. “Tenho lá um em casa muito parecido com isso”. Ou: “É lindo mas sou alérgica ao veludo.” Ou: “A minha colega de trabalho tem um igualzinho e eu não posso correr o risco de aparecermos as duas de igual. Mas tens razão, é fantástico!”

– Pede-lhe opinião e ele não diz nada. Nem ai nem ui. Só urra. Ou nem urra. Talvez esteja em estado de choque. Dê-lhe uns dias de folga e torne a atacar tempos depois.

– Ele não é tão parvo como isso e topa a cena toda. Não se preocupe: o facto de a vítima estar consciente não significa necesariamente que o plano não possa funcionar. Atenção: existem mesmo casos perdidos. Aqui, talvez seja mesmo melhor desistir e comprar tops sozinha enquanto ele vagueia entre prateleiras de berbequins.

– Enquanto você dá as suas voltinhas na secção feminina, ele diz que vai à parte dos homens e já volta. Não deixe: ofereça-se para ir com ele primeiro na condição de ele depois a ajudar a si.

– Sai-lhe o tiro pela culatra e ele torna-se um ‘shopaholic’ que nunca mais passa pela rua sem entrar na Zara, farta-se de comprar roupa inútil que não interessa nem à tia Eufrásia, e arruina-se em t-shirts às riscas. Enfim, desde que não seja com o seu dinheiro, é indiferente. Algum dia, ele há-de perceber que você nunca pôs aqueles calções amarelos com bolas encarnadas, que a saia travada não dá jeito nenhum e que aqueles ‘stiletos’ não são a coisa mais prática para andar nos passeios de Lisboa.

– Atenção: ao longo de todo o processo, é importantíssimo ir destilando pérolas de sabedoria para que os neurónios da vítima comecem lentamente a movimentar-se na direcção pretendida.











Relacionados

Comportamento

O que os homens não mudam por amor

É o sonho de qualquer mulher - a seguir a conhecer o George Clooney e ter dinheiro para não ter de pensar na vida: conseguir que um homem mude por amor. Ao que parece, é desejo inútil: eles não mudam mesmo. Ou será que sim? Fomos investigar, afinal, o que é que pode esperar em termos de mudança.

Comportamento

Os segredos dos sedutores: fique a saber quais são as 'técnicas'

Batem a pestana? Mostram a perna? Metem conversa? Fomos saber afinal de que é que se fala quando se fala em sedução.

Comportamento

Tudo o que os homens e as mulheres deviam saber uns sobre os outros

Quantas vezes não desabafámos: "Ai se eles soubessem..." E vice-versa. Pedimos a algumas mulheres que dissessem aos homens algumas coisas que eles deviam saber sobre elas, e pedimos a vários homens que fizessem o mesmo em relação às mulheres.

Comportamento

Amor: Descubra com quem é compatível

Ao contrário do que nos ensinaram, não há almas gémeas absolutas. Às vezes, as almas gémeas dependem da altura da vida em que se está. Saiba quais podem ser as suas melhores escolhas em termos de... romance.

Comportamento

Por que é que nos apaixonamos por maus rapazes?

O que é que faz o encanto dos malvados? Fomos saber de onde nos vem essa atracção pelo abismo.

Comportamento

Em busca da alma gémea: será que existe mesmo?

O que é uma alma gémea? Encontramo-la sempre? Corremos o risco de a encontrar e não a reconhecer? Há uma ou várias? E se nos enganarmos no ‘gémeo’? Procurámos, entrevistámos, e corremos o mundo em busca do amor… perfeito.

Comportamento

30 Dicas para um casamento feliz

O amor é como as plantas. Tem de ser alimentado e cuidado senão pode morrer. Não queira ser você a florzinha de estufa a reclamar todas as atenções e esforce-se por manter um ambiente saudável e apaixonado no seu casamento. Aqui ficam alguns conselhos para manter viva a chama.

Comportamento

As frases que os homens dizem... e de que devemos (mesmo) desconfiar

Há homens que dizem de tudo para não se comprometerem e há quem acredite. Mas será que as famosas ‘desculpas' masculinas são mesmo verdade ou servem só para nos enrolar?

Comportamento

Como saber se ele está mesmo interessado em si?

Encontrou ontem à noite o homem da sua vida, mas esperou um, dois, quatro, dez dias, e ele não telefona. Afinal, o que é que se passa?

Comportamento

Guia completo sobre os maiores segredos masculinos!

Na primeira pessoa, eles confessam que são inseguros, que nos comparam com as antigas namoradas, que choram a ver filmes e, sim, fingem orgasmos. Surpreendida? Pois é, no mundo masculino nem tudo é o que parece...

Comportamento

10 Homens que vai encontrar neste Verão

Cuidado que nem todos se podem apresentar à avó: previna-se já contra estes fantásticos espécimes que andam aí.

Comportamento

Como caçar um milionário

Não é nada de novo, mas é apresentado como o mais recente 'remédio' contra a crise. Pelo menos, para as mulheres.

Comportamento

O que eles odeiam numa mulher

Sem papas na língua, eles confessam as características do nosso sexo que lhes esgotam a paciência!

Comportamento

Para que é que ainda serve um homem

Lembram-se quando eles nos carregavam os sacos e sabiam consertar a torneira que pingava? Pois de repente, demo-nos conta de que isso são águas passadas. Fomos portanto investigar quais as qualidades actuais dos nossos queridos. Divirta-se!

Comportamento

Os homens da nossa vida

Quem pensa que há só um, desengane-se. Quem pensa que não há nenhum, anime-se. Temos toneladas de homens na nossa vida, mas como não são aquele que subiu (ou vai subir, se Deus quiser) ao altar connosco, nem lhes ligamos o que merecem...

Comportamento

Estratégias para uma relação duradoura

O amor é eterno enquanto dura. Será? A ACTIVA dá-lhe uma série de sugestões para viver um amor longo, cheio de partilha e prazer e sem monotonias.

Mais no portal

Beleza e Saúde

4 franjas que estão entre as tendências de cabelos para o novo ano

Qualquer uma destas sugestões é boa para quem dispensa a ideia de passar por uma transformação radical.

Celebridades

Kamala Harris revela a forma engraçada como conheceu o marido

E disse ainda tê-lo pesquisado na internet antes do primeiro encontro.

Beleza e Saúde

Tremer de frio pode emagrecer mais que alguns exercícios

Entenda como.

Celebridades

Gigi Hadid descobriu que estava grávida um dia antes de desfilar

Saiba como é que a modelo conseguiu controlar as náuseas.

Comportamento

Existem cinco tipos de casais - e parece que apenas três deles são felizes

Veja que características têm os casais que conseguem gerir conflitos de uma forma saudável.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.