Bebés: a quanto obrigam!

Tem o seu bebé (ou o bebé de outra pessoa, aqui é indiferente.) ao colo? Parabéns. A tendência é para assumir os seguintes comportamentos: 

. Falar ‘à bebé’ Toda a gente sabe o que é e toda a gente o faz. Em frente a uma criança pequenina ninguém fala com voz de ministro. Ninguém chega ao pé de um berço e atira, em voz ressonante: ‘Então diga lá, Tiago Afonso, como é que lhe está a correr o dia?’ A pessoa mal deu por si e já está a ‘chilrear’ no tom mais agudo que consegue, a arrastar a fala, a marcar as vogais. E não, não é uma mania inútil. Muito antes de um bebé conseguir perceber uma palavra, consegue perceber um tom. Pode não entender o significado da palavra ‘amorzinho’, mas se o disser com a entoação certa, ele irá perceber. Além disso, há estudos que mostram que os bebés são mais sensíveis aos sons agudos. Quanto ao falar mais devagar, fazemo-lo instintivamente, para que eles aprendam as palavras. 

Pegar-lhe ao colo: Segundo um estudo do site www.parenting.com, o instinto de embalar e cantar a um bebé é universal. Mas qual é a razão científica para isso? Parece que o movimento suave activa o sistema vestibular do bebé ou seja, a sua noção de espaço. É a mesma razão por que, quando são muito pequeninos, se sentem por vezes desconfortáveis num berço demasiado grande, que não lhes dá a sensação de conforto que tinham no útero da mãe. Nos braços da mãe, um bebé não se sente tão ‘perdido’. Dica para recém-mães: segundo o parenting.com, é mais efectivo embalá-lo para cima e para baixo do que de um lado para o outro.Pegue nele ao alto, de encontro ao ombro, e baixe os joelhos, o que, além de acalmar o bebé, é um óptimo exercício para a mãe. Claro, também pode levá-lo a passear de carro, não é.

Ligar a máquina de lavar: E não é para lhes lavar a roupa. Quem nunca carregou no botãozinho, em desespero de causa, quando o bebé não consegue dormir que atire a primeira fralda! Segundo o livro ‘What to Expect: The First Year’ (qualquer coisa como: ‘O Que Esperar do Primeiro Ano’, uma espécie de bíblia das mães americanas), um som ‘branco’ (rítmico, constante e sem melodia) recorda ao bebé os sons abafados que ouvia no interior do útero e acalma-o. Também costumam gostar de aspiradores, relógios, do som do mar (se vive ao pé da praia está cheia de sorte!) e daqueles CD especialmente feitos para eles dormirem.

Fazer caretas: Assim que chegamos ao pé do berço, arregalamos os olhos, rimos descontroladamente e os mais dotados chegam mesmo a conseguir mexer as orelhas! Qualquer de nós é um palhaço profissional em frente de uma criança pequena. E, pelos vistos, com razão: os bebés vêem muito mal nos primeiros tempos, e expressões exageradas tornam mais fácil focar um rosto humano. Podemos pensar que é triste que a primeira coisa que vejam seja uma careta, mas eles, pelos vistos, não se importam. Conclusão: continue a dar espectáculo, que está a agradar.

IMPOSSÍVEL RESISTIR

Os antropólogos admitem que o aspecto ‘fofinho’ dos bebés (claro que ‘fofinho’ não é termo de antropólogo, mas todas as mães, avós e tias percebem o que significa) é que faz com que nos apaixonemos por eles. Os bebés humanos precisam dessa imensa capacidade de sedução: são as crias que dependem dos pais até mais tarde. Ficamos capazes de defendê-los de tudo. Ou pior: somos capazes de nos levantar consecutivamente às 3 da manhã. E às 4. E às 5. É preciso serem mesmo muito, muito, fofinhos!

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

O que querem dizer os pesadelos das crianças

Monstros, baratas ou grandes quedas. Estes são alguns dos temas recorrentes dos sonhos infantis. Saiba o que querem dizer e ajude os mais novos a ultrapassarem os seus medos e inseguranças.

Comportamento

O meu filho tem um angioma

Depois de nove meses de expectativa, nasce o seu bebé. Lindo, gordinho e... com uma manchinha avermelhada no corpo. Não entre em pânico, geralmente são inestéticas mas inofensivas.

Comportamento

Como cuidar da pele do seu bebé

Ultra sensível, a epiderme do bebé é um alvo fácil para as doenças cutâneas. Compete-lhe a si conhecê-las melhor para actuar, sem dó nem piedade, na protecção da saúde do seu filho.

Comportamento

Os cinco sentidos do feto

As estruturas de recepção dos estímulos exteriores formam-se durante o período intra-uterino. Uma aventura fascinante, que tem conduzido os investigadores a concluir que os sentidos do bebé estão já bastante despertos dentro do útero materno

Beleza e Saúde

Quando nasce o meu filho?

A gravidez dura cerca de quarenta semanas, mas isso não lhe diz qual o dia exacto do nascimento do bebé. Para descobri-lo o melhor é recorrer a um destes métodos

Mais no portal

Beleza e Saúde

4 franjas que estão entre as tendências de cabelos para o novo ano

Qualquer uma destas sugestões é boa para quem dispensa a ideia de passar por uma transformação radical.

Celebridades

Kamala Harris revela a forma engraçada como conheceu o marido

E disse ainda tê-lo pesquisado na internet antes do primeiro encontro.

Beleza e Saúde

Tremer de frio pode emagrecer mais que alguns exercícios

Entenda como.

Celebridades

Gigi Hadid descobriu que estava grávida um dia antes de desfilar

Saiba como é que a modelo conseguiu controlar as náuseas.

Comportamento

Existem cinco tipos de casais - e parece que apenas três deles são felizes

Veja que características têm os casais que conseguem gerir conflitos de uma forma saudável.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.