iStock_000040502202_Small.jpg

Um estudo sobre atração, conduzido por investigadores da Universidade do Texas e da Universidade de Northwestern, nos EUA, descobriu que os interesses amorosos por pessoas mais atraentes do que nós não acabam necessariamente em falhanço. Bem pelo contrário: as probabilidades de namorarmos com alguém fisicamente mais atraente aumentam, se os dois forem amigos ou se conhecerem já há algum tempo. Ou seja, aquela máxima do “está fora do meu campeonato” não é tão verdade quanto se possa pensar.

O estudo, que contou com 167 casais, analisou um fenómeno conhecido por “acasalamento seletivo”, no qual as pessoas tendencialmente procuram namorar ou casar com pessoas com características semelhantes às suas. Avaliaram se os elemento do casal se conheciam antes do relacionamento e também se já tinham uma relação de amizade. Apesar de (felizmente) a atração física ser um conceito muito subjetivo, os investigadores contaram também com avaliações independentes do grau de atratividade dos sujeitos envolvidos no estudo.

A pesquisa concluiu os casais que se conheciam há mais tempo antes de começarem a namorar, apresentam mais frequentemente uma discrepância maior em termos de atratividade – ou seja, um deles é fisicamente muito mais atraente do que outro.

“Se você se sentir atraído por alguém que está fora ‘do seu campeonato’ (pelo menos em termos de atratividade), a possibilidade de ter sucesso com essa pessoa é maior se a conhecer já há algum tempo” disse a responsável pela pesquisa, Lucy L. Hunt, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família da Universidade do Texas. “No entanto, conhecer alguém ao longo do tempo pode melhorar a impressão de que a pessoa tem de si ou piorá-la.”

Se esta é uma boa notícia para quem está “de olho” num amigo com quem acha que não tem hipóteses, é importante referir que este é um estudo pequeno e Hunt está “ansioso para continuar a fazer mais investigações sobre o tema”.

“Eu acho que os resultados deste estudo sugerem que é importante analisar o processo de iniciação de relacionamento e o processo de manutenção, em conjunto e não como dois fenómenos distintos”, concluiu Hunt ao “The Huffington Post”.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Comportamento

Amor aos 20, 30, 40 e 50: onde encontrá-lo?

Decidimos investigar onde é que muitas mulheres, de todas as idades, procuram conhecer outras pessoas. E se há quem aposte nas saídas à noite, também há as que garantem não precisar de sair de casa para (re)encontrar o amor.

Comportamento

Por que amamos quem amamos?

Porque é que nos apaixonamos por uma pessoa e não por outra? Temos um padrão? E é possível forçar-me a amar alguém? As respostas a estes e outros mistérios do coração.

Comportamento

Como ter boa sorte no amor

Há quem tenha encontrado o amor da sua vida e quem ainda ande à procura. Mas podemos aumentar as nossas hipóteses de sucesso na busca? Parece que sim...

Comportamento

12 sinais de que não deve avançar para uma relação

Fique atenta ao alguns pormenores que podem ser autênticas bandeiras vermelhas para um futuro relacionamento

Mais no portal

Lifestyle

Um baralho de cartas determinará como será o seu treino

Conheça esta nova e divertida forma de fazer exercício fisico.

Celebridades

Cole Sprouse e Lili Reinhart estão separados

Após alguns altos e baixos na relação, os dois decidiram seguir caminhos distintos. Eis o motivo.

Celebridades

Jennifer Lopez e Alex Rodriguez partilham o treino que fazem em família

Com alguma criatividade, é possível recriá-lo em casa.

Inspirações

Oprah Winfrey não tem filhos, mas é mãe de centenas de meninas sul-africanas

A apresentadora canalizou o seu instinto maternal para outa missão: potencializar as capacidades de meninas carenciadas.

Lifestyle

É por isto que deve (mesmo) evitar deixar álcool gel no carro

Na pior das hipóteses, nem imagina o que pode acontecer.

Beleza e Saúde

Este tratamento caseiro para a celulite é "tiro e queda"

Além disso, só requer ingredientes que, provavelmente, já tem em casa.

Beleza e Saúde

É por este motivo que atrai tantos mosquitos

Não, não é impressão sua.

Lifestyle

É seguro arrendar um Airbnb para passar as férias?

Esclarecemos todas as suas dúvidas.

Beleza e Saúde

Este circuito de treino é perfeito para emagrecer em casa

Transforme a sua segunda-feira num dia de primeira!

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Beleza e Saúde

Eis os melhores produtos para cuidar da pele no verão

Aproveite os dias de calor em segurança.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel