iStock_000040502202_Small.jpg

Um estudo sobre atração, conduzido por investigadores da Universidade do Texas e da Universidade de Northwestern, nos EUA, descobriu que os interesses amorosos por pessoas mais atraentes do que nós não acabam necessariamente em falhanço. Bem pelo contrário: as probabilidades de namorarmos com alguém fisicamente mais atraente aumentam, se os dois forem amigos ou se conhecerem já há algum tempo. Ou seja, aquela máxima do “está fora do meu campeonato” não é tão verdade quanto se possa pensar.

O estudo, que contou com 167 casais, analisou um fenómeno conhecido por “acasalamento seletivo”, no qual as pessoas tendencialmente procuram namorar ou casar com pessoas com características semelhantes às suas. Avaliaram se os elemento do casal se conheciam antes do relacionamento e também se já tinham uma relação de amizade. Apesar de (felizmente) a atração física ser um conceito muito subjetivo, os investigadores contaram também com avaliações independentes do grau de atratividade dos sujeitos envolvidos no estudo.

A pesquisa concluiu os casais que se conheciam há mais tempo antes de começarem a namorar, apresentam mais frequentemente uma discrepância maior em termos de atratividade – ou seja, um deles é fisicamente muito mais atraente do que outro.

“Se você se sentir atraído por alguém que está fora ‘do seu campeonato’ (pelo menos em termos de atratividade), a possibilidade de ter sucesso com essa pessoa é maior se a conhecer já há algum tempo” disse a responsável pela pesquisa, Lucy L. Hunt, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família da Universidade do Texas. “No entanto, conhecer alguém ao longo do tempo pode melhorar a impressão de que a pessoa tem de si ou piorá-la.”

Se esta é uma boa notícia para quem está “de olho” num amigo com quem acha que não tem hipóteses, é importante referir que este é um estudo pequeno e Hunt está “ansioso para continuar a fazer mais investigações sobre o tema”.

“Eu acho que os resultados deste estudo sugerem que é importante analisar o processo de iniciação de relacionamento e o processo de manutenção, em conjunto e não como dois fenómenos distintos”, concluiu Hunt ao “The Huffington Post”.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Comportamento

Amor aos 20, 30, 40 e 50: onde encontrá-lo?

Decidimos investigar onde é que muitas mulheres, de todas as idades, procuram conhecer outras pessoas. E se há quem aposte nas saídas à noite, também há as que garantem não precisar de sair de casa para (re)encontrar o amor.

Comportamento

Por que amamos quem amamos?

Porque é que nos apaixonamos por uma pessoa e não por outra? Temos um padrão? E é possível forçar-me a amar alguém? As respostas a estes e outros mistérios do coração.

Comportamento

Como ter boa sorte no amor

Há quem tenha encontrado o amor da sua vida e quem ainda ande à procura. Mas podemos aumentar as nossas hipóteses de sucesso na busca? Parece que sim...

Comportamento

12 sinais de que não deve avançar para uma relação

Fique atenta ao alguns pormenores que podem ser autênticas bandeiras vermelhas para um futuro relacionamento

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel