Inimigos do desejo.jpg

Foto: Corbis

– Para perceber o que está mal na sua relação: Lindsey Palmer, redatora da revista ‘Redbook’ chama-lhe ‘desintoxicação sexual’. “Às vezes é preciso tirar o sexo da equação entender os problemas que ele pode estar a mascarar na sua relação. Se tem sexo porque se sente obrigada a isso, se finge orgasmos, ou se desligou dele porque já não sente interesse, pode ser útil fazer uma pausa para perceber porque é que isso está a acontecer.”

Porque também se tira prazer do romance. O flirt, a sedução e aquele tempo de pura tensão sexual, antes de se conhecerem sexualmente, pode ser delicioso. Não que o sexo a desiluda depois, mas o tempo para o romance é essencial e abre o apetite para o que vem depois.

– Quando terminou uma relação há pouco tempo. As mágoas de uma relação que acabou há pouco tempo não se curam mais facilmente tendo sexo com um novo parceiro rapidamente. Muito menos para se vingar do ex. As feridas continuarão por cicatrizar, os fantasmas por exorcizar e os erros por corrigir. É bom perceber que se pode ser amada outra vez mas, melhor ainda, é aprendermos a reerguermo-nos pelo próprio pé.

– Uma pausa pode revitalizar a paixão. Há alguns anos, a autora Cheryl Jarvis escreveu o polémico livro ‘The Marriage Sabbatical: The Journey that Brings You Home’, no qual aconselhava os casais a fazerem o que chamou “uma pausa sabática no casamento”, três meses de afastamento para que cada um pudesse dedicar-se aos seus interesses, como escrever um livro ou viajar, e ver a relação de um ponto de vista mais objetivo. No regresso iriam redescobrir-se um ao outro e apreciar muito mais a companhia do parceiro. Não é um conselho que sirva a toda a gente e três meses, convenhamos, é muito tempo. Mas a redescoberta do outro ou do prazer perdido, pode ser uma vantagem desta estratégia. Sobretudo quando se percebe que as saudades batem e que sentimos mesmo a falta dele.


Superar uma disfunção sexual sem abdicar da sexualidade. A penetração é importante no sexo, mas não é tudo. E os homens são educados, desde cedo, para serem máquinas neste aspeto e ensinados que a penetração é sinónimo de virilidade. Uma das estratégias recomendadas por alguns terapeutas sexuais passa pela abstinência da penetração, de modo a retirar-lhe a pressão psicológica da performance, que muitas vezes só atrapalha. Durante um mês, por exemplo, todas as formas de erotismo entre o casal são permitidas, menos as que envolvam o contacto dos órgãos genitais. Depois, aos poucos, descobrem-se novos prazeres eróticos e a penetração pode voltar, muito mais livre de pressões tirânicas.

– E se ele tem um lado negro com o qual não consegue conviver?
Às vezes, é melhor demorar algum tempo a conhecer um pouco mais dos interesses, credos de vida e personalidade de um novo interesse romântico, antes de saltarem diretamente para os prazeres da carne. Uma lição que Ana, 28 anos, descobriu a muito custo. Conheceu um rapaz, houve um clic instantâneo e muita química. Depois de umas saídas, resolveram passar ao nível seguinte. Uns dias mais tarde, enquanto discutiam uma notícia de jornal, ele saiu-se com uma tirada xenófoba sobre imigrantes. Afinal, tinha simpatias neonazis e isso fez com que ela se arrependesse de não ter sabido disso antes de terem feito sexo pela primeira vez.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

6 Mitos do Sexo (ou abaixo as ideias feitas sobre o assunto!)

Abaixo as ideias feitas no que toca ao prazer! Se acha que os orgasmos só são bons se forem em simultâneo ou que os homens estão sempre prontos para o sexo, damos-lhe outra perspectiva.

Comportamento

O Facebook sabe quando estamos apaixonadas

Mesmo quando não revelamos o nosso estado civil - ou o estado da nossa relação - através da conta de Facebook, a equipa de Mark Zuckerberg tem meio de saber se o fogo arde sem se ver.

Comportamento

9 pistas para uma história de amor feliz

A terapeuta sexual Sari Cooper dá as coordenadas para uma relação saudável.

Comportamento

Inquérito: mulheres perdoam mais as traições sexuais

É mais provável que uma mulher perdoe uma traição sexual, do que um homem: a conclusão é de um inquérito online promovido pela Victoria Milan, rede social anónima vocacionada para relacionamentos secretos.

Comportamento

Ninfomania: quando o sexo se torna um vício

Até há algum tempo, a palavra ‘ninfomania’ era quase desconhecida do público em geral. O realizador dinamarquês Lars von Trier levou a abordagem sobre este distúrbio para as salas de cinema, no seu mais recente (e polémico) filme, 'Ninfomaníaca'. Desvendamos o verdadeiro significado da palavra, com a ajuda da sexóloga clínica Patrícia Pascoal.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.