Os 7 princípios para um casamento feliz

Crédito: La Redoute

O psicanalista John Gottman dedica-se há anos a estudar a química entre homens e mulheres, no seu ‘Laboratório do Amor’ em Seattle. No seu livro, ‘The Seven Principles for Making Marriage Work’ (tradução: ‘Os Sete Princípios para Fazer o Casamento Funcionar’), defende que, com base na capacidade de comunicação e em sentimentos profundos de amor e amizade, é possível concretizar o sonho de ‘viveram felizes para sempre’.

Estes são os mandamentos do especialista:

1. Reduza a ‘negatividade’ em termos emocionais. O que significa focar a atenção e a energia no lado positivo da relação, nas qualidades e não nos defeitos do parceiro e nos bons momentos partilhados.

2. Concentre-se na regra ‘trate os outros como gosta de ser tratada’. Se não aprecia certas atitudes, que lhe dirijam certas palavras palavras ou ser alvo de comentários negativos, não caia na tentação de se esquecer desse pequeno grande pormenor quando se trata do seu parceiro. Ofende-a ser chamada de ‘preguiçosa’? Ou que a acusem de algosem lhe darem possibilidade de se defender? Então, não faça o mesmo com o seu parceiro.

3. Não invente dramas onde não existem. É fácil, por insatisfações acumuladas, muitas vezes devido a razões não directamente relacionadas com o casamento, criar ‘tempestades num copo de água.’ Não o faça. Perspective as situações. Problemas a sério são perder o emprego ou sofrer de uma doença. Não o facto dele se ter esquecido de passar na lavandaria!

4. Analise o que se encontra por detrás dessa tendência. Muitas vezes, quer apenas que ele lhe diga que gosta de si, mas, em vez de conseguir passar-lhe a mensagem de uma forma directa (‘tive um dia dia terrível e preciso de mimo’), fica como que à espera que ele adivinhe. Como isso não acontece, inventa dramas e motivos de discussão onde não existem, muitas vezes como forma de lhe chamar a atenção.

5. Considere essa tendência para o melodrama como um mau hábito. Ou como um vício que exige disciplina para ser domado. Comece por dizer aquilo que sente em vez de ‘amuar’ ou de encontrar motivos para embirrar porque se sente carente ou triste.

6. Não escolha as palavras à toa. Seja construtiva na forma como diz as coisas. Não parta logo para acusações, não levante a voz nem use termos desagradáveis. Falar de uma forma amável age sobre o outro de forma quase imediata e em resposta vai abrir um canal para um diálogo calmo, ponderado e construtivo.

7. Lembre-se que amar é simples, mas para isso tem de ser livre de manipulações, jogos mentais ou agressões.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Casal: como evitar discussões

Alguns assuntos são mais propícios a criar discussões intermináveis entre casais. Esteja atenta!

Comportamento

Quanto tempo dura a paixão?

O amor pode durar uma vida, mas, segundo a Ciência, o mesmo não se aplica à paixão

Comportamento

Demasiada dependência pode destruir uma relação

Exigir demasiado a um casamento pode ser o seu fim

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel