86547162.jpg

Saiba vender-se

Em primeiro lugar, tem de ‘acreditar no produto’ (OK, vamos tirar aspas porque senão passamos o artigo todo com aspas, e já toda a gente percebeu a ideia). Se não se ama a si própria, não vai conseguir convencer os outros a amá-la também. Isto é uma ideia que nos andam a passar há séculos, mas no fundo trata-se de mera lógica promocional: venderá melhor um produto em que acredita. Por isso acredite em si e nas suas capa-cidades, capriche no visual, desenvolva o que tem de melhor, mostre-se no seu mais radiante. Se acha que ajuda, sente-se e anote as suas qualidades…

Lance promoções

Há uma ideia que costuma aparecer por alturas do Natal como dica para oferecer àquelas pessoas que já têm tudo, e que é a seguinte: cupões de oferta. Não, não são os nossos cupões de desconto! (embora também possa usá-los com grande vantagem na alínea ‘Campanha de Fidelização’). Pode reunir alguns papelinhos e escrever em cada um a actividade ‘ofertada’: ‘Fazer prato preferido para o jantar’. ‘Ida às compras com a sogra (sem refilar)’. ‘Tarde a ver um filme à escolha dele’. ‘Noite de sexo escaldante’. E depois é usar à vontade do, enfim, freguês. Claro que, como já não estamos na Idade Média, convém que o freguês também faça o seu carnet: (‘Uma noite a levantar-se sempre que o Luisinho chora!’. Uma manhã de domingo em que fique ele em casa a fazer o almoço para eu ir à hidroginástica!’) Claro que, por ele, está à vontade para fazer um Especial Kamasutra…

Planeie uma estratégia

Tudo bem, é difícil mudar de estratégia, a antiga funcionou durante tanto tempo. Mas não
é preciso fazer um transplante de personalidade nem mudar de vida: vão passar um fim-de-semana sozinhos a qualquer sítio onde nunca tinham ido. Experimentem uma actividade nova por semana: isto responde a uma regra básica do marketing: mantenha o cliente interessado. Não lhe dê tempo para investigar outros mercados

Estude a rentabilidade

Dizem os manuais que não basta satisfazer o consumidor se isso não lhe trouxer lucros. A estratégia deve atrair clientes rentáveis. Ou seja, aqueles que geram uma receita que excede o custo de atraí-los e servi-los. Tradução: vale a pena recuperar a relação ou já é um caso perdido? Está a apostar tudo num cliente indeciso e desatento que já é fã de outros produtos concorrentes ou vale a pena tentar reconquistar um mercado que está apenas distraído?

Inicie uma estratégia de fidelização

Importa que as estratégias de fidelização sejam dirigidas aos interesses do seu consumidor-alvo, e não àquilo que acha que devia ser o consumidor-alvo, ou daquilo que era o consumidor-alvo há cinco anos. Imagine que acha que o seu consumidor-alvo devia perder gordura abdominal porque se arrisca a ter um AVC aos 55 e portanto inscreve-o numa aula de body combat onde ele nunca irá porque lhe desperta fantasmas da tropa, que ele odiou, e ver a barriga reflectida em 50 espelhos o enerva. Esta é a estratégia errada porque não é dirigida ao público real. Estratégia certa: pergunte-lhe que exercício gostaria de fazer que não seja wrestling de cama e levantamento de copos. Se não houver nenhum, podem pelo menos passear o cão depois de jantar…

Não seja melga

Está a ver aquelas campanhas que passam por massacrar o cliente? ‘Olá, Sra. Joana Santos. Sra. Joana, já ouviu falar do nosso serviço que permite por apenas 49,99 por mês reflexionar um packaging de downsizing? Sra. Joana, estaria interessada em aderir à nossa promoção? Sra. Joana, quando é que podemos voltar a telefonar?’ AHHHHHH!!!! Não dê ao cliente vontade de lhe rachar o crânio com um machado viking. Vá nadar enquanto ele vai ao golfe. Vá lanchar com as amigas enquanto ele vai ao futebol. Tenha o seu mundo, e deixe-o ter o dele.

Defina o mercado-alvo

As pessoas mudam ao longo do tempo: quando se passa muitos anos em casal, podemos crescer na direcção um do outro ou para longe um do outro. Como este afastamento é gradual, geralmente só damos por isso quando o afastamento já é tão grande que quase não avistamos o outro. Por isso importa olhar, não para a pessoa que ele era há uns anos, mas para a pessoa que ele é agora. Como dizem os peritos em marketing, sem definir muito bem quem é o cliente não se pode elaborar uma estratégia.

Desenvolva o atendimento ao cliente

Descobriu que ele afinal não gosta de bolo de chocolate como sempre acreditou (era manha para agradar à sua avó), que fuma 20 cigarros por dia (como?!!), que já não aguenta o Dr. House (começou a coxear também, por empatia, e isso transtornou-o consideravelmente) e que embirra solenemente com a sua prima favorita (isto foi tirado a ferros, por pânico de represálias da dita prima). Ficou a saber uma data de coisas novas que podem não ter importância nenhuma mas que também podem ser o princípio de uma nova relação. Reinvente-a.

Equilibre a oferta e a procura

É normal que o consumidor exija maior qualidade por um menor preço de bens e serviços. Quer dizer: é normal que ele fique no sofá a ler os milagres de Jesus no Benfica enquanto você fique na cozinha a vigiar três tachos; que ele queira ver um Especial História sobre as grandes batalhas do século XX enquanto você preferia ver o ‘Perfeito Coração’; que ele passe todos os serões até às quatro da manhã a regar a plantação de beterraba no Farmville enquanto a sua quinta está a cair de abandono virtual. É normal que ele queira isto, mas também é normal que não o tenha: afinal, o poder negocial dos clientes tem
de ser equilibrado com as necessidades do fornecedor.

Peça o feedback do consumidor

Não sabe o que se passa? Pergunte-lhe. Claro que ‘pergunte-lhe’ não é: “Olha lá, tu andas a fazer-te de parvo ou achas que eu sou estrábica e ainda não percebi que andas de olho na Belita?” Faça da conversa uma prioridade. Crie tempo em que possam falar com calma, que escusa de ser um frente a frente com uma mesa, um microfone e uma garrafa de água. Pode-se conversar enquanto se anda de carro (embora os homens geralmente sejam incapazes de se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo), enquanto se arruma a cozinha, enquanto se vê televisão. Desafio: experimente ouvir apenas, mesmo que lhe apeteça muito muito refilar ou mesmo atirar-lhe uma jarra à cabeça.

Atenção aos mercados concorrentes

Adaptar-se aos novos tempos exige mudança, adrenalina e flexibilidade: às vezes, o consumidor experimenta produtos novos não porque sejam melhores do que o produto habitual mas apenas por uma questão de novidade, experimentação e variedade. Conheça as suas mais-valias: intimidade e confiança. Isto parece óbvio, mas quantas vezes nos esquecemos de olhar o outro nos olhos, de lhe dizermos como ele é importante para nós, de estarmos sozinhas com ele? A vantagem desta estratégia é que geralmente tem retroactivos: costumamos devolver aos outros a maneira como somos tratadas. Quando foi a última vez que lhe fez um elogio? E isto também vale para os filhos, para os pais, para os avós… A família deve ser o nosso maior ‘cliente’: leve-a a sério. Não deixe que se transforme apenas nas pessoas que estão consigo todos os dias

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Será que ele está preparado para casar?

Um para cada dia da semana? Nem por isso. Mas hoje em dia, quando o casamento já não é o que era, ainda há homens que vão ao altar, sim senhor, e a passo firme. Resta saber quais são.

Comportamento

Por que é que os homens mostram pouco afecto?

Por que razão a troca de carinho, a intimidade e a expressão de sentimentos assusta tantos homens? Ficámos a saber que a educação e a biologia estão na base do problema.

Comportamento

Por que gostam os homens de mulheres mais velhas?

Porque o amor é possível em todas as idades, fomos saber a razão que leva os homens a sentirem-se atraídos por mulheres mais velhas. Afinal, ser sexy não tem nada a ver com a idade

Comportamento

Que tipo de homem é que atrai?

Nem sempre o nosso homem preferido é aquele sente maior atracção por nós. Veja, através da característica da sua personalidade que mais sobressai, qual o tipo de homem que está mesmo caidinho por si...

Comportamento

Como combater o ciúme

Porque o ciúme é humano, qualquer uma de nós pode conhecê-lo. Como lidar, então, com este monstro, capaz de destruir relações'? A psicóloga Maria de Lurdes Leal traça um plano de combate ao ciúme.

Comportamento

Os 7 princípios para um casamento feliz

Numa altura em que os divórcios não páram de aumentar, um autor norte-americano apresenta um programa com vista a salvar relações em perigo.

Comportamento

9 sinais que a sua relação não tem futuro

Basta um pouco de atenção para saber se pode estar perante o homem da sua vida... ou se na verdade apenas anda a perder o seu tempo.

Comportamento

Os homens devem estar longe das salas de parto!?

Os pais levaram décadas para entrar na sala de partos. Mas agora, que acompanham o nascimento dos seus filhos, um obstetra francês defende que os homens devem ficar do lado de fora. Já os especialistas portugueses opõem-se a este conceito, ressalvando apenas casos especiais

Comportamento

As 10 mentiras que nos arruinam a vida amorosa

São mitos universalmente aceites… mas será que são tão verdade como isso? Há armadilhas românticas que nos andam a arrasam a vida amorosa sem darmos por isso.

Comportamento

Os portugueses acreditam no "Parceiro ideal"

O principal serviço de dating online em Portugal realizou um estudo sobre a "procura do parceiro ideal" e concluiu que os portugueses são um povo romântico e apaixonado por natureza

Mais no portal

Comportamento

Existem cinco tipos de casais - e parece que apenas três deles são felizes

Veja que características têm os casais que conseguem gerir conflitos de uma forma saudável.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.

Celebridades

Saiba o que Carolina Patrocínio lê durante o confinamento

Uma sugestão para ajudar a passar o tempo.

Comportamento

Afinal, quais são os segredos dos melhores profissionais?

Persistência é uma das características realçada pelas autoras de um livro que indica caminhos para o sucesso.

Moda

Estes 4 tipos de sapatos combinam na perfeição com "baggy jeans"

As calças de ganga oversized estão de volta - e vieram para ficar.

Beleza e Saúde

11 truques que irão revolucionar a forma como pinta as unhas em casa

Como e que nunca pensámos nisto antes?