_DSC7333.jpg

Mesmo que a criança tenha a capacidade de se divertir sozinha, a participação dos pais nas atividades é essencial para o desenvolvimento da criança e para a relação entre pais e filhos: os laços serão reforçados e os pais ainda poderão compreender melhor o universo dos seus filhos.

Não nos podemos esquecer que o “brincar” é essencial para o desenvolvimento das crianças, sendo que o valor da brincadeira não pode e não deve ser subestimado.

É essencial brincar, não só para que as crianças cresçam mais saudáveis e equilibradas, mas também porque brincar é algo que também faz bem aos pais. Muitas vezes, os pais não têm tempo para os filhos e, é exatamente por isso, que é necessário inclui-los no tempo que têm e nas atividades que têm de fazer.

Partilhamos agora 10 dicas para que o tempo seja otimizado e para que os pais consigam brincar com os filhos…mesmo que cheguem a casa mais cansados!

  1. Arrume a casa – sim, é verdade! Se tem de arrumar a casa, porque não pede o apoio ao pequeno ajudante lá de casa? Peça-lhe para organizar os objetos desarrumados por cores ou categorias e para coloca-los em locais diferentes.
  2. Dê um passeio – se estiver bom tempo e tiver um parque perto ou viver num bairro calmo, dê um passeio de 30 minutos com o seu filhote. Fale com ele sobre o seu dia, leve-os às cavalitas. O importante é passarem tempo juntos.
  3. Cozinhar a dois ou a mais! – sabia que as crianças adoram pôr a mão na massa? Mesmo que não pareça, assim que colocam a primeira vez, querem repetir! Tudo o que é rotina para os pais, pode ser um divertimento para os mais pequenos. Tenha apenas em atenção os utensílios que utiliza.
  4. Jogue à Prova-Cega – as crianças são curiosas e adoram saber tudo. Porque não vendar-lhes os olhos e fazê-los provar alguns alimentos. O desafio? Tem de adivinhar o que está a provar.
  5. Do It Youself – muitas vezes puxar pela imaginação é a única coisa necessária. Aquelas caixas de ovos, rolos de papel higiénico, entre outros materiais podem ser reutilizados para construir brinquedos novos.
  6. Criem a vossa história – todos os dias, antes de ir dormir, porque não constroem um bocadinho de uma história? Só precisam de definir o tema e dar asas à imaginação. Vá escrevendo todos os detalhes et voilá, tem um livro único e exclusivo da família.
  7. Aposte em brincadeiras express em casa – porque não brincar ao esconde-esconde ou à caça ao tesouro? Peça ao seu filho para descobrir um objeto, que para ele será um tesouro, e será uma verdadeira festa lá em casa quando o encontrar!
  8. Faça exercício em família – faça uma competição saudável. Vistam o fato de treino e façam um treino muito simples de apenas 10 minutos. É divertido e ainda podem terminar a atividade com grandes risos e cócegas à mistura!
  9. Construa um Puzzle – deixe o seu filho escolher um puzzle que goste e iniciem juntos essa construção. Todos os dias construam um bocadinho mais.
  10. Surpreenda-o – muitas vezes as crianças estão fechadas no seu mundo, seja a ver TV ou a jogar num computador. Por isso devem ser surpreendidas pelos pais. Coloque uma música que eles adoram e dance com eles. São 4 minutos de pura diversão e brincadeira.

Mais no portal

Comportamento

As nossas posições sexuais favoritas revelam muito sobre nós

Aquilo de que gostamos entre quatro paredes está intrinsecamente ligado ao tipo de pessoa que somos.

Moda

Estes vestidos da Mango são a cara do verão

Curtos ou longos, de cores mais discretas ou em tons mais arrojados, todos eles condizem na perfeição com a estação quente.

Moda

Os tons naturais e terracota vão dominar neste verão

Este shopping promete fazer as delícias das fãs de uma estética mais minimalista.

Lifestyle

No Spot by Fortaleza do Guincho, há pratos deliciosos e uma vista incrível para o mar

Uma sugestão agradável para aproveitar os dias de calor.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Estratégias para manter o foco numa perda de peso

São 10 e prometem ajudar a manter aquilo que realmente importa em perspetiva

Beleza e Saúde

Ginásio fechado? Dê a volta à situação com este circuito de treino em casa

Mais um dia, mais um circuito de exercícios preparado por Susana Carromeu, personal trainer do CrossFit Cais.

Beleza e Saúde

"No-Makeup Makeup": Maquilhagem fácil e rápida para o dia-a-dia

Hoje estreia mais uma rubrica em Activa.pt. A Beauty Spot será um espaço destinado a tudo o que diz respeito ao mundo da beleza, com dicas simples e práticas que se adaptam à rotina de cada mulher.

Lifestyle

Fomos conhecer um hotel com selo Clean&Safe e isto é o que temos para lhe contar

O que mudou e o que permanece igual nos hotéis em Portugal? Fomos até Évora para tentar descobrir.

Moda

Eis a blusa capaz de dar um toque de classe a qualquer visual

À venda por quase metade do preço original.

Comportamento

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Comportamento

Assisti a "365 dias" e achei o filme muito problemático

Aqui estão os motivos.

Celebridades

As cenas bizarras que estão a intrigar os fãs de "Gossip Girl"

Quem se lembra da série protagonizada por Blake Lively e Leighton Meester?

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel