156520104.jpg

Pois as alturas de stresse são mesmo do melhor que há para tirar dúvidas. Vamos lá saber se ele nasceu mesmo para si: faça os testes, e se ele chumbar em muitos deles, é melhor parar e pensar se valerá mesmo a pena começar o ano com ele.

– O teste do Natal

Começamos logo pelo básico: ele é anti-Natal, pró-Natal ou neutro, como a Suíça? Por princípio, desconfie sempre das pessoas anti-natal: não é que sejam más pessoas, mas geralmente não têm a alegria como um dos seus alicerces fundamentais. Se o Natal a ele não lhe diz nada, observe o resto: há os neutros, que não gostam do Natal mas não chateiam, não fazem Ligas Contra o Pai Natal no Facebook e até conseguem encontrar um peru de jeito para comer à consoada. Mas depois há o Anti-Natal Militante. Não oferece presente nenhum a ninguém porque é um ‘espírito livre’ acima das grilhetas capitalistas. Passa a vida a dizer que não liga nada àquilo, que o Natal é uma data comercial inventada pelas marcas para vender uma data de coisas inúteis e caras a gente ingénua e que devíamos bater-nos contra o consumismo galopante que só contribui para o endividamento das famílias, o egoísmo das crianças e o materialismo das relações. Escusado será dizer que, se não recebe presentes, fica pior que estragado.


– O teste dos presentes

Ele é um homem de família ou não? Se o ouve dizer: “Ai eu não tenho paciência para comprar presentes, quem trata disso é a minha irmã”, pode começar a abandonar a ideia de que ele vai ser um pai presente. E um pai com presentes ainda menos. Se ele diz que o Natal é uma fantochada inventada por merceeiros americanos, pode estar a braços com uma alma livre a quem o capitalismo inda não deitou as garras, mas também pode ter a cargo um egoista de primeira apanha que se serve de todos os pretextos para não desembolsar nem mais um euro

– O teste do hipermercado (1)

Se o vê pegar numa Barbie e revirá-la de pernas para o ar à procura do preço, depois fazer a mesma coisa a todas as Barbies da prateleira até ficarem de olhos em bico, depois repetir a operação a todos os brinquedinhos que encontrar pela frente e depois achar que são TODOS demasiado caros para sua querida e única sobrinha, das duas uma: ou ele está mesmo a precisar de ajuda financeira ou você está mesmo a precisar de um namorado novo. A sobrinha, coitada, se não acabou de nascer presume-se que já saiba o que a casa (não) gasta.

– O teste do hipermercado (2)

Este também revira as Barbies, mas não é para lhes procurar o preço, é mesmo para ver como é que funcionam. Dá corda aos brinquedos de corda, enfia o dedo por aquelas embalagens que dizem ‘test me’ ou ‘prueva-me’ consoante a filiação europeia, Abre as caixas e tira cá para fora e monta e lê as instruções e diz: “Olha aqui, Rita, isto diz que serve para ver no escuro, não é fixe?” e a gente lá suspira que sim, que é fixe, embora ainda mais fixe fosse sair dali a tempo de ir jantar à sua mãe, mas ele já se encavalitou num triciclo feito para alguém com menos anos e muito menos quilos, depois insiste em desmontar um boneco de meio torso que tem os orgãos para encaixar e murmura ‘isto será o pâncreas?’ com um ar absorto, já chocalhou uma boneca do tamanho dele que lhe gritou “Te quiero, mamá!” num castelhano fervoroso, e mais ou menos duas horas depois abandona o corredor dos brinquedos de rastos, deixando atrás dele um rasto de apitos, cantigas, uivos, sirenes, ‘Quero beijinhos!’ em várias línguas, e peluches pelo chão.

Conclusão: Será idolatrado pelos sobrinhos e futuros filhos, mas tem de se capacitar que, provavelmente, ele vai vibrar muito mais com os brinquedos do que eles.

– O teste da tia

“Ai vai tu ver a tia Anica que eu a mim os lares deprimem-me”. Vá ver a tia Anica sozinha e peça-lhe que lhe apresente outro sobrinho.

– O teste da depressão

Depois de dias a vê-lo arrastar-se e a suspirar pesadamente e a responder por monossílabos, lá lhe conseguiu arrancar que não tinha onde passar o Natal e depois de muitos “ai mas de modo nenhum, mas que ideia, mas não quero incomodar” lá aceitou o seu convite e apareceu, curiosamente sem presentes nenhuns para ninguém, muito enfiado no cachecol porque anda sempre atacado de sinusites e rinites. É incapaz de fazer conversa com quem quer que seja porque as pessoas alegres o deprimem e as tristes o deprimem ainda mais, e depois de se perceber que também não é grande ajuda na cozinha lá fica a um canto sem saber por onde pegar no Natal, e em risco de se desfazer em lágrimas a qualquer instante. Tadinho, não precisa de uma namorada, precisa de uma avó.

– O teste do jantar

“Hoje não posso sair contigo porque vou jantar com os meus amigos/os tipos lá do trabalho/o Sousa do Marketing/ o Tozinho-lembras-te-dele-já-te-falei-tantas vezes.” Ou então é a variante: “Ai eu no Natal não tenho paciência para nada, deixa passar estes dias que a gente depois vê o que é que faz”. Toda a gente sabe que o Natal é feito de almoços e jantares com as mais variadas pessoas, mas se ele não consegue encontrar um espacinho para si no meio de todas estas obrigações sociais é porque não ocupa um lugar lá muito importante na lista das suas prioridades…

– O teste dos ciúmes

E se for você quem tem os jantares? Ele franze o sobrolho, abana o narizinho e diz: “O quê, outra vez um jantar? Com a tia Adélia? Por que é que eu não posso ir? Com as meninas? Quais meninas? Com amigos? Quais amigos? O Rui também vai? Se o Rui também vai, por que é que eu não vou?” Se não pode fazer nada no Natal sem andar de braço dado com ele, pense no que é que vai ser uma vida inteira assim…

– O teste do ‘compra tu’

Presente para a mãe dele? “Ai que chatice, não faço a menor ideia, podias comprar tu…” Para a tia Marta? “Tu conheces a velha melhor do que eu. Compra tu.”. Para o Joãozinho? “Um bebé? Mas eu sei lá o que é que se dá a um bebé! Compra tu.” Para o Tiago? “O quê, mas um marmanjo daqueles inda quer presente? Olha compra tu.”

Conclusão: Arrisca-se a ter de comprar o seu próprio presente. Ou então, já sabe que ele vai ter com outra mulher e dizer-lhe. “Ai não faço ideia do que hei-de dar à Rita. Podias-me comprar tu…”

– O teste do presente ao lado

A gente passa dias e dias de dedito apontado à montra onde está um fantástico relógio e a dizer “Estás a ver, é ali aquele, entre o preto prquenino e do outro que parece umas algemas” e achámos que fomos suficientemente explícitas, e no grande dia ele aparece-nos com o ‘Guia das Aves de Portugal’. E nem sequer foi uma questão de preço… Ou então quisemos pô-lo à vontade, afinal o Natal é uma época de paz e amor, e dissemos: “Ó amor, não te preocupes, compra qualquer coisa que te parecer bonita” e ele aparece com uma camisola aos quadrados que só de olhar pica nos olhos. Este dá sempre ao lado: a gente gostava de um perfume (pronto, é pouco original, mas os nossos desejos mais profundos geralmente são pouco originais) ele oferece uma mala, a gente queria um livro ele dá um lenço, a gente menciona certa vez que gosta de golfinhos e a partir daí ele torna-se num caçador de golfinhos e bombardeia-nos com todo o ‘merchandising’ de golfinhos que encontra à face da Terra. Pergunta: que fazer com alguém que nos conhece tão mal?

– O teste da fuga

E o pior nem é quando a gente queria um livro e ele dá um lenço. O pior é quando a gente o queria a ele e ele resolve bazar para Freixo-de-Espada-à- Cinta e só o vemos (quando vemos) no dia 17 da nova década… Alguns a gente sabe que andam a beber caipiroskas natalícias com meio mundo e o outro, a este perdemos-lhe o rasto… Ou está lá para cima na quinta da avó, e quando se liga para ele nunca tem rede (ali não há rede) e em casa nunca está ninguém, ou então ‘Ai o Zé Manel? O Zé Manel inda não o vi hoje, ó tia Armindinha, já viu o Zé Manel hoje?, não a tia Armindinha também não sabe do Zé Manel’. Ou então fecham-se num hotel do Algarve porque o Natal lhes dá azia e querem começar o ano com os pés na água, mas quando propõe ir lá ter dizem imediatamente que querem estar sozinhos, como a Greta Garbo. Ai quer estar sozinho? Então deixe-o sozinho.

– O teste do pacto

“Olha lá, ó Rita, como estamos em crise e o mundo não está para presentes, podiamos fazer um pacto: eu não te dou presente a ti e tu não me dás presente a mim.” AAAHHHHHH!!!!!! Há presentes para todas as bolsas. Não faça pactos anti-românticos! Não faça pactos nenhuns que envolvam ficar sem presentes! Em última análise, pode dar-lhe um fantástico presente: par de patins.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

“Dia de reivindicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor

“Dia de reivindicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor". Reportagem pela descida da Avenida da Liberdade

JL 1396

JL 1396

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites