iStock-920602804.jpg

Santiago Nunez

Por esta não estávamos à espera! Um novo estudo publicado em julho no Journal of Sex Research sugere que um pouco de planeamento e conscienciosidade podem ser o segredo para uma vida sexual satisfatória.

Sim, isso mesmo. Os investigadores alemães fizeram inquéritos a perto de mil casais sobre as suas vidas sexuais, tendo pedido a cada parceiro que avaliasse coisas como a facilidade com que fica excitado, quão inibido era em relação a sexo e se alguma vez tinha tido problemas com disfunção sexual.

Também foi pedido aos participantes que descrevessem tanto os seus níveis como os dos parceiros daquilo que os psicólogos descrevem como Big Five, ou seja, os cinco fatores que compõem a personalidade de uma pessoa: extroversão, abertura para a experiência, conscienciosidade, agradabilidade e instabilidade emocional.

Apesar de a correlação ser pequena, as pessoas conscienciosas de ambos os sexos reportaram menos problemas nas suas vidas sexuais – uma “descoberta inesperada”, segundo os autores do estudo. Os resultados também indicaram que as mulheres cujos parceiros tinham pontuações mais altas no que à conscienciosidade diz respeito, experienciaram uma função sexual mais alta.

“Homens meticulosos e obedientes podem sentir a necessidade de satisfazer a sua parceira sexualmente, o que pode, por sua vez, levar a uma melhor função sexual das suas parceiras,” afirmaram os investigadores.

Quer isto dizer que, no geral, no contexto de relações monogâmicas de longa duração, a característica “pode ser benéfica no esforço de levar uma vida sexual satisfatória ou de adiar as próprias necessidades e interesses para que o foco esteja em resolver um problema sexual”.

Numa entrevista recente com o HuffPost, Julia Velten, uma das autoras do estudo, diz que ver o sexo como uma responsabilidade (prazerosa) provavelmente torna as pessoas mais propensas a arranjar tempo para isso. A idade também pode ser um fator importante.

“A maioria dos nossos participantes era de meia-idade e estava numa relação duradoura. Para estes casais, pode ser importante fazer do sexo uma prioridade e não algo que pode acontecer só se ambos estiverem com vontade.”

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Comportamento

Como as aplicações de namoro mudaram as antigas 'regras' de flirt

Num mundo em que o primeiro encontro é através dos ecrãs dos telemóveis, as antigas regras de namoro precisam ser substituídas. Nos relacionamentos da nova geração, homens e mulheres têm objetivos e papéis de igualdade.

Comportamento

Será que está preparada para viver novamente com alguém?

Voltar a viver em casal depois de anos a fio sozinha: há hábitos que se alteram, choques de personalidade, rituais a que já estávamos habituadas e que mudam. Mas a solidão pode ter sido um bom mestre (ou não).

Comportamento

Há vida (sexual) para além dos filhos

Numa coisa todas as mulheres concordam: ter um bebé não consta em nenhum manual de preliminares sexuais e a sensação de que nada vai voltar a ser igual é comum a todas. Perguntámos a recém-mães quais eram os seus maiores medos e descobrimos que para tudo há solução.

Mais no portal

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.