178553872.jpg

Getty Images/iStockphoto

Sabia que existe uma Diretiva Europeia relativa aos brinquedos, que obriga os fabricantes a cumprirem rigorosos requisitos de segurança? Com os brinquedos não se brinca, mas nem sempre é fácil saber o que é seguro e não é no meio da azáfama das lojas, sobretudo no natal. E para quem compra na internet os cuidados devem duplicar. Com a ajuda do site showroomprive.pt damos uma ajuda.

1- Antes de pagar comprove o conteúdo da embalagem e o funcionamento do brinquedo para assegurar-se de que está em bom estado. As instruções de uso têm de estar em português. Além disso, convém conservar a fatura da compra e a embalagem.

2-Atenção aos brinquedos que contenham peças pequenas ou partes que possam levar a riscos de asfixia. As advertências de risco para menores de 3 anos devem estar claramente especificadas e os produtos para esta faixa etária não devem conter peças com menos de 3 centimetros de diâmetro e 6 centímetros de largura.

3- Rejeite brinquedos cuja etiqueta não inclua a marca “CE” (Conformidade Europeia) de segurança ou que não tenha informações sobre os fabricantes ou importadores. Qualquer brinquedo fabricado ou vendido na UE deve conter a marca CE, o nome e a morada do fabricante.

4- É importante saber quais são os brinquedos mais apropriados a cada idade. Não convém comprar para as crianças de 0 a 2 anos, os brinquedos pensados para crianças mais velhas.

5- Evite brinquedos que considere sexistas ou que incentivem a violência. As brincadeiras de hoje são os valores de amanhã. Evite também o consumismo e explique às crianças que o Pai Natal não pode trazer todos os brinquedos que elas pedem.

6- Cuidado com os brinquedos que não são brinquedos, como os puzles com mais de 500 peças, as jóias de brincar destinadas às crianças ou os jogos e brinquedos destinados a adultos.

7- O que eles têm, o que querem e o que precisam? Nos primeiros anos são sempre os adultos que escolhem os brinquedos, mas conforme o tempo passa é bom que se questione antes de comprar: o que é que ele já tem? O que é que quer? O que precisa? Desta forma, os brinquedos são escolhidos em função dos seus gostos, interesses, necessidades e capacidades.

8- Brinquedos que educam: Tenha em conta os valores éticos e morais que os brinquedos propõem. Brincar é uma actividade educativa e comprar também. Procure fazê-lo de forma mais sustentável e solidária.

9- Doseie os brinquedos. No natal as crianças recebem muitos brinquedos de toda a famÍlia. Uma vez abertos os presentes, entregue apenas alguns para que brinquem com eles e guarde os restantes. Entregue-os depois à criança ao longo do ano.

10- Brique com elas. Os adultos têm um papel importante nas brincadeiras, seja a transmitir hábitos de uso e cuidado ou simplesmente a acompanhar e observar a sua actividade lúdica.

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros Assine já

Relacionados

Comportamento

Peluches para a Educação: campanha solidária regressa e faz 10 anos

Por cada peluche ou livro infantil vendido, a Ikea Foundation doa €1 a programas de educação da UNICEF e Save The Children em todo o mundo.

Lifestyle

Ideias para os presentes de última hora

Ainda não sabe o que dar à melhor amiga, ao seu sobrinho, ao irmão? Reunimos uma seleção de ofertas para todos as bolsas e idades; dos brinquedos para criança aos acessórios para adulto... e até sabores gourmet ou vouchers para aulas de yoga. Inspire-se.

Mais no portal

Moda

Victoria's Secret vendida a fundo de investimento por quantia milionária

A Victoria's Secret voltará a ser uma empresa privada, com capital fechado.

Inspirações

Quem é a Carolina Deslandes? A cantora responde

Na #VozActiva deste mês.

Celebridades

Tudo o que Meghan vai poder voltar a usar ao deixar a casa real britânica

Unhas coloridas, vestidos curtos ou sandálias abertas são algumas das opções.

Celebridades

"O maior arrependimento da minha vida": é assim que Ben Affleck descreve o seu divórcio com Jennifer Garner

Jennifer Garner e Ben Affleck estão separados desde 2015.

Moda

Letizia usa capa oversize da Zara que é um must-have da estação

A rainha esteve presente na sede da UNICEF em Madrid.

Comportamento

Voz ACTIVA Podcast: Margarida Vieitez e Patrícia Matos revelam-nos o lado menos conhecido de 24 personalidades nacionais

As autoras do livro 'Sucesso Emocional' entrevistaram 24 personalidades para tentar compreender como gerem as emoções.

Celebridades

Aos 16 anos, Millie Bobby Brown faz desabafo sobre hipersexualização

A atriz de "Stranger Things" diz-se frustrada pelo tratamento que recebe da imprensa.

Moda

Meghan Markle e os seus sapatos feitos a partir de garrafas de água

Meghan tem privilegiado o uso de marcas de moda mais sustentáveis.

Moda

Disney lança coleção de vestidos de noiva inspirados nas princesas

É a primeira vez que a Disney faz uma parceria com a marca de vestidos Allure Bridal.

Celebridades

Nova Miss Alemanha tem 35 anos, é empresária e mãe

Leonie Charlotte von Hase foi a grande vencedora desta edição do concurso, que pretende acabar com os estereótipos.

Beleza e Saúde

Esta é a receita caseira perfeita (e deliciosa) para os lábios secos

Só vai precisar de três ingredientes!

Celebridades

Namorada de Al Pacino termina relação e diz que o ator é "velho" e "mesquinho"

Meital Dohan é 39 anos mais nova que Al Pacino.

Assine a ACTIVA por 6 meses a partir de 10 euros

Já nas bancas!

Assine já