178553872.jpg

Getty Images/iStockphoto

Sabia que existe uma Diretiva Europeia relativa aos brinquedos, que obriga os fabricantes a cumprirem rigorosos requisitos de segurança? Com os brinquedos não se brinca, mas nem sempre é fácil saber o que é seguro e não é no meio da azáfama das lojas, sobretudo no natal. E para quem compra na internet os cuidados devem duplicar. Com a ajuda do site showroomprive.pt damos uma ajuda.

1- Antes de pagar comprove o conteúdo da embalagem e o funcionamento do brinquedo para assegurar-se de que está em bom estado. As instruções de uso têm de estar em português. Além disso, convém conservar a fatura da compra e a embalagem.

2-Atenção aos brinquedos que contenham peças pequenas ou partes que possam levar a riscos de asfixia. As advertências de risco para menores de 3 anos devem estar claramente especificadas e os produtos para esta faixa etária não devem conter peças com menos de 3 centimetros de diâmetro e 6 centímetros de largura.

3- Rejeite brinquedos cuja etiqueta não inclua a marca “CE” (Conformidade Europeia) de segurança ou que não tenha informações sobre os fabricantes ou importadores. Qualquer brinquedo fabricado ou vendido na UE deve conter a marca CE, o nome e a morada do fabricante.

4- É importante saber quais são os brinquedos mais apropriados a cada idade. Não convém comprar para as crianças de 0 a 2 anos, os brinquedos pensados para crianças mais velhas.

5- Evite brinquedos que considere sexistas ou que incentivem a violência. As brincadeiras de hoje são os valores de amanhã. Evite também o consumismo e explique às crianças que o Pai Natal não pode trazer todos os brinquedos que elas pedem.

6- Cuidado com os brinquedos que não são brinquedos, como os puzles com mais de 500 peças, as jóias de brincar destinadas às crianças ou os jogos e brinquedos destinados a adultos.

7- O que eles têm, o que querem e o que precisam? Nos primeiros anos são sempre os adultos que escolhem os brinquedos, mas conforme o tempo passa é bom que se questione antes de comprar: o que é que ele já tem? O que é que quer? O que precisa? Desta forma, os brinquedos são escolhidos em função dos seus gostos, interesses, necessidades e capacidades.

8- Brinquedos que educam: Tenha em conta os valores éticos e morais que os brinquedos propõem. Brincar é uma actividade educativa e comprar também. Procure fazê-lo de forma mais sustentável e solidária.

9- Doseie os brinquedos. No natal as crianças recebem muitos brinquedos de toda a famÍlia. Uma vez abertos os presentes, entregue apenas alguns para que brinquem com eles e guarde os restantes. Entregue-os depois à criança ao longo do ano.

10- Brique com elas. Os adultos têm um papel importante nas brincadeiras, seja a transmitir hábitos de uso e cuidado ou simplesmente a acompanhar e observar a sua actividade lúdica.

Relacionados

Comportamento

Peluches para a Educação: campanha solidária regressa e faz 10 anos

Por cada peluche ou livro infantil vendido, a Ikea Foundation doa €1 a programas de educação da UNICEF e Save The Children em todo o mundo.

Lifestyle

Ideias para os presentes de última hora

Ainda não sabe o que dar à melhor amiga, ao seu sobrinho, ao irmão? Reunimos uma seleção de ofertas para todos as bolsas e idades; dos brinquedos para criança aos acessórios para adulto... e até sabores gourmet ou vouchers para aulas de yoga. Inspire-se.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel