iStock_000057652524_Small.jpg

*artigo publicado originalmente em novembro de 2015

Conheceram-se naquela noite em que saiu com os amigos, ou cruzam-se quase todos os dias nos corredores da empresa e sorriem timidamente. Mas como saber se ele está mesmo interessado? Jeffrey Hall, professor na Universidade do Kansas (EUA), estudou a forma como homens e mulheres heterossexuais demonstram esse interesse através da linguagem corporal e do discurso. Uma pesquisa sobre flirt que juntou 51 pares e de onde saiu o livro ‘The Five Styles of Flirting’ (Os Cinco estilos de Flirt, publicado nos EUA). “Somos muito bons a perceber quem não está mesmo interessado em nós, mas geralmente somos maus a detetar se alguém está a flirtar connosco – e isso acontece porque as pessoas demonstram interesse de formas variadas”, escreve Hall. Aqui vão as cinco categorias de flirt que identificou.


1. Brincalhão

Atenção: os adeptos deste estilo não estão necessariamente a meter conversa e rir para si porque a acham ultrassexy ou porque tiveram uma epifania e descobriram que é consigo que têm que casar. Fazem-no por desporto, para aumentarem a autoestima, porque adoram conquistar seja lá quem for, e fazem-no de uma forma divertida e descontraída, sem qualquer interesse romântico, na maioria das vezes.

2. Educado

É o mais difícil de ler, avisa Hall. Isto porque é típico de pessoas que prezam as boas maneiras e não gostam de se insinuar fisicamente. Aliás, quanto mais atraído se sentir por si, mais evita o toque ou se afasta, enquanto falam. Mas vai querer conhecê-la bem e sustentar a vossa relação no respeito e amizade. Se tem muita paciência, vai achar piada à forma como ele se engasga a falar com medo de ser incorreto. A desvantagem: vai passar muito tempo a tentar perceber o que raio sente ele por si. Mas a persistência compensa: “Tendem a manter relações amorosas mais duradouras e a atribuir-lhes mais significado”, diz Hall.

3. Físico

Traduz-se naquela química maluca típica dos que dizem apaixonar-se ‘à primeira vista’. Vai dar por ele assim que entrar na sala: é o tipo fisicamente mais confiante que lá estiver e com a linguagem corporal sexualmente mais sugestiva – aproxima-se, olha-a nos olhos como se quisesse tirar-lhe a roupa ali mesmo, inclina-se mais para si. Mas não espere muita conversa ou elogios. “Há uma boa razão para os flirts físicos não se darem bem em ambientes de conversa. Não é a conversar que estão no seu elemento”, explica Hall. São amantes com um quociente erótico elevado e encontram o amor no outro através do sexo. Por isso, também é mais provável que ele tenha outros casos.

4. Tradicional

Ele acha que o primeiro passo compete ao homem e adora mulheres tímidas. A postura corporal dele é mais expansiva e será o primeiro a meter conversa. As mulheres adeptas deste estilo são subtis na forma como reagem aos avanços – às vezes, parecem mesmo desprezar o pretendente. Por isso, eles costumam ser ou do tipo persistente, esperando pelo seu sim o tempo que for preciso, ou do tipo cavaleiro andante, que aparece sempre que você está em apuros.

5. Sincero

Como o educado, prefere uma relação baseada em emoções; o sexo pode ficar para depois. Mas ao contrário dele, vai dizer-lhe que teve saudades suas, vão partilhar conversas longas, algumas confissões… e ele vai usar a grande empatia e cumplicidade que tem consigo para a conquistar. Problema: este tipo de flirt é facilmente confundido com amizade, pelo menos até um de vocês dizer ‘amo-te’. É o tipo mais comum de flirt e o que se mantém mais estável ao longo dos anos. Vale a pena abrir o coração.

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Há vida (sexual) para além dos filhos

Numa coisa todas as mulheres concordam: ter um bebé não consta em nenhum manual de preliminares sexuais e a sensação de que nada vai voltar a ser igual é comum a todas. Perguntámos a recém-mães quais eram os seus maiores medos e descobrimos que para tudo há solução.

Comportamento

Esta qualidade não é considerada sexy, mas pode levar a uma vida sexual melhor

A descoberta é de um gupo de investigadores alemães.

Comportamento

Mais sono e melhor sexo andam de mãos dadas

Descubra como um pode influenciar o outro.

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.