iStock-956368700.jpg

Vasyl Dolmatov

E se lhe disséssemos que o segredo para uma vida sexual melhor e mais ativa está mesmo no meio do seu quarto, e que usa-lo é grátis, fácil e pode resultar em muitos outros benefícios?

Parece bom demais para ser verdade, mas não é. A resposta é simples: dormir mais.

Um estudo de 2015, publicado no Journal of Sexual Medicine, confirma a associação entre mais sono e melhor sexo, tendo concluído que as participantes que dormem apenas mais uma hora por noite têm uma probabilidade maior, na ordem dos 14%, de terem sexo no dia seguinte.

“É muito importante perceber que isto é parcialmente sobre o sono à noite, mas também é parcialmente sobre o sono no geral,” diz Michael Grandner, diretor do Sleep and Health Research Program na Universidade do Arizona, à revista ‘Health’. “Uma pessoa que dorme bem tem mais energia, pensa com mais clareza e é mais focada.”

Laura Mintz, terapeuta e professora de psicologia na Universidade da Flórida, concorda, tendo dito à publicação que a fatiga sabota a libido. Além disso, revelou que atende várias pessoas que simplesmente não têm energia para sexo.

iStock-920602804.jpg

Santiago Nunez

Ainda não está convencida de que o sono impacta o desejo sexual? Aqui ficam três teorias, também elas comprovadas pela ciência, sobre como dormir mais (e melhor) pode afetar positivamente a libido.

Dormir afasta o stress

O stress, por si só, também sabota a disposição sexual. Grandner diz que o sono e o humor andam de mãos dadas, e que o primeiro pode ajudar a combater o conjunto de perturbações psíquicas. “O sono ajuda a regular as emoções, a gerir a memória emocional e a criar um ‘amortecedor’ contra os aborrecimentos do dia-a-dia,” explica. Resumindo: se uma pessoa estiver mais feliz e relaxada, terá uma probabilidade maior de querer ter sexo.

Dormir regula as hormonas

Está comprovado que o sono ajuda a regular a testosterona, de tal forma que a privação do mesmo “reduz os níveis de testosterona ao longo de 24 horas,” continua o especialista. A testosterona é a hormona que faz disparar o impulso sexual masculino, e também desempenha um papel em alimentar o feminino. “O sono ainda desempenha um papel importante na regulação de outras hormonas sexuais, incluindo o estrogénio. O mau sono pode eliminar algumas dessas hormonas.”

Dormir dá mais energia e foco

Bom sexo significa foco no parceiro e estarmos conscientes de como nos sentimos, para podermos desfrutar do prazer e ter um orgasmo. É mais provável que tudo isto aconteça quando o corpo teve tempo para recarregar baterias. “O sono pode ajudá-la a ser mais atenta, mais responsiva e mais sintonizada com outras pessoas,” afirma Grandner. O diretor do Sleep and Health Research Program na Universidade do Arizona sublinha ainda que o descanso pode ajudar a “regular o peso e melhorar o aspeto da pele,” o que pode traduzir-se em mais felicidade e confiança.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Comportamento

Será que está preparada para viver novamente com alguém?

Voltar a viver em casal depois de anos a fio sozinha: há hábitos que se alteram, choques de personalidade, rituais a que já estávamos habituadas e que mudam. Mas a solidão pode ter sido um bom mestre (ou não).

Comportamento

Há vida (sexual) para além dos filhos

Numa coisa todas as mulheres concordam: ter um bebé não consta em nenhum manual de preliminares sexuais e a sensação de que nada vai voltar a ser igual é comum a todas. Perguntámos a recém-mães quais eram os seus maiores medos e descobrimos que para tudo há solução.

Comportamento

Esta qualidade não é considerada sexy, mas pode levar a uma vida sexual melhor

A descoberta é de um gupo de investigadores alemães.

Mais no portal

Lifestyle

Passou a #BlackOutTuesday. E agora?

Saiba como pode continuar a fazer a diferença na luta antirracista.

Moda

Estes são os dois truques que me ajudam a encontrar o visual perfeito

Conheçam-nos e vejam os cinco 'looks' que recriei com roupa que tinha em casa.

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel