casal feliz sexo relação.jpg

Peopleimages

Apesar de o sexo ainda ser, para muitos, tabu, a verdade é que, cada vez mais, caminhamos para a discussão aberta do tema. Ainda assim, há certas questões que parecem nunca vir a ter uma resposta certa. E a revista Prevention decidiu falar com alguns especialistas, de modo a encontrar soluções.

A verdade partilhada por muitos casais acerca do sexo é que acham sempre que os outros têm muito mais relações sexuais do que eles mesmos. E embora a frequência do sexo no casamento dependa da idade dos parceiros e duração da união, por norma, as pessoas casadas têm sexo uma vez por semana“, afirma o terapeuta Paul Hokemeyer.

Jess O’Reilly, autora do podcast Sex with Dr Jess, aponta ainda o facto de “por uma vasta variedade de razões“, qualquer relação passar por períodos com muito pouco ou nenhum sexo. Ter filhos, stress, fazer horas extra de trabalho, ter problemas de saúde ou mesmo tomar certas medicações podem, de acordo com a especialista, afetar a nossa libido.

O psicólogo clínico David Ley nomeia o stress como um dos principais fatores a afetar negativamente a intimidade dos casais. “Quando o mundo é tão stressante, é difícil para muitas pessoas serem sexuais. Algumas têm maior desejo quando vivem períodos de stress, mas, para a maioria, é algo negativo“, afirma. E se vários fatores estiverem a afetar a sua relação entre quatro paredes, saiba que tal “não significa que não pode ser resolvido. Um pouco de intimidade pode levar-nos muito longe“, garante a educadora sexual Logan Levkoff.

Por fim, Hokemeyer relembra: “o sexo é uma forma de comunicação. Quando temos intimidade regularmente, conseguimos transmitir ao nosso parceiro que o vemos, ouvimos e valorizamos. Quando esta forma de comunicação se quebra, as relações podem passar por dificuldades“.

Mas, afinal, com que frequência os casais felizes têm relações sexuais?

Depende das necessidades ou libido de cada parceiro, e a sua habilidade para negociar entre si“, afirma Ley. O’Reilly acrescenta ainda que “Para alguns casais, tem menos a ver com a frequência, mas sim com a qualidade. Vocês definem a vossa versão de uma vida sexual saudável. Cabe-vos a vocês decidir o que funciona para a vossa relação“.

Ainda assim, se quisermos ser mais específicos, a terapeuta Debra Laino ajuda a clarificar: embora haja “muita variação” naquilo que é considerado uma vida sexual saudável, em média, os casais entre os 26 e os 55 anos de idade, têm sexo uma vez por semana. E um estudo publicado na revista Social Psychology and Personality Science, em 2015, revelou que a maioria dos casais que tinham sexo mais do que uma vez por semana, não diziam sentir-se mais felizes. Pelo contrário, os que tinham menos que isso, mostravam sentir-se tristes.

Acima de tudo – sobretudo, de qualquer estatística ou “número ideal” -, importa que os membros do casal conversem, partilhem os seus desejos e cheguem a um acordo que funcione para ambos.

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Comportamento

Mulheres e homens têm mais apetite sexual em horários diferentes

Há-que saber dar a volta.

Comportamento

Ouvir este elogio pode melhorar (e muito) a sua vida sexual

Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença.

Lifestyle

10 apps para melhorar a sua vida sexual

Quer esteja sozinho ou acompanhado, a qarentena não tem de ser sinónimo de monotonia.

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel