iStock-487691394.jpg

PeopleImages

Em resposta a uma leitora da Allure, que revelou ter alguma dificuldade em manter contacto visual com o parceiro por mais de “três segundos” durante o sexo, a terapeuta Vanessa Marin explicou os possíveis motivos, bem como estratégias para lidar com a situação.

Definitivamente, não estás sozinha. Muitas pessoas têm muita dificuldade em fazer contacto visualm mesmo que só por uns segundos. É uma das coisas mais vulneráveis que podemos fazer com outra pessoa. Mesmo num contexto não-sexual, é difícil, já que revelamos muito de nós nas nossas expressões faciais e em volta dos olhos“, começou por dizer.

Em seguida, deixou algumas sugestões para entender o motivo de tal dificuldade: “Poderia ser interessante escreveres sobre o assunto. Experimenta fazer contacto visual com ele em contextos não sexuais e pensa nos sentimentos que tal te desperta. Não te julgues, apenas observa. Talvez comeces a notar que te sentes desconfortável ao ser o centro da atenção dele. Talvez ele fique demasiado lamechas quando fazem contacto visual e nem sempre queres ter esse momento. O que quer que seja que te surja, escreve“.

Depois, a especialista disse que, se queremos melhorar esta “técnica”, devemos, primeiro, começar connosco: em frente a um espelho, tentar manter contacto visual. Depois, com estranhos – desde o empregado do café à rececionista do trabalho. Se não se sentir confortável com esta segunda tarefa, experimente ver vídeos no Youtube, por exemplo, em que a/o blogger olhe diretamente para a câmara e faça contacto visual com ela(e). E o outro truque é olhar para a ponta do nariz das pessoas e não para os olhos – é pouco provável que os outros se apercebam que o está a fazer.

Por fim, chega a hora de comunicar com o parceiro: saiba o que ele pensa sobre o assunto e revele-lhe as suas preocupações. Em seguida, se assim o entenderem, passem à prática (fora do quarto). “Fechem os olhos, respirem fundo, e olhem um para o outro. Sintam-se à vontade para ‘quebrar’ o contacto visual as vezes que quiserem e permitam-se rir ou sentir-se nervosos. Fechem gentilmente os olhos sempre que se ‘fartarem’ do contacto visual. Façam uma pequena pausa e, quando se sentirem prontos, repitam“, afirma Vanessa.

A terapeuta sugere ainda que, como este pode ser um exercício algo intimidante, o tornem mais divertido, por exemplo, ao darem “temas” aos vossos olhares. Isto é, combinem tentar olhar um para o outro com olhares de brincadeira, olhares apaixonados, irritados, tristes, entre outros. Pronta para experimentar?

Relacionados

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.