Vá vimos várias vezes, quer em filmes, quer em séries, quer mesmo em livros, casos de amizades que acabam por ser um pouco mais que isso. São os chamados amigos com benefícios, prática que chegou mesmo a dar nome ao filme de 2011, protagonizado por Mila Kunis e Justin Timberlake.

Mas será que trazer esta ideia para fora dos ecrãs, para o nosso verdadeiro dia-a-dia, é uma boa ideia? A Health decidiu perceber e falou com a terapeuta sexual Holly Richmond, que nos trouxe uma perspetiva algo surpreendente. Parece que, para algumas pessoas, este tipo de relação resulta bem melhor que uma monógama e mais séria.

Ainda assim, como para qualquer relacionamento, a especialista refere que a comunicação é a chave, pelo que, se não nos sentirmos totalmente confortáveis a conversar com o outro – incluindo sobre sentimentos – talvez não seja a melhor ideia. “Tenho muitos clientes para os quais esta situação resultou perfeitamente, mas apenas porque eles comunicaram bem e ambos estavam na mesma página“, garante.

Mila Kunis Justin Timberlake 1.gif

Primeiro, é preciso entender quais são as expetativas de cada um naquele tipo de relação. Isto porque é possível que uma das partes tenha intenção de desenvolver um relacionamento mais sério e a outra nem sequer pense nisso, pelo que é essencial colocar os pontos nos i’s.

A terapeuta aconselha também que façam muitas perguntas um ao outro antes de embarcarem na aventura: se podem estar com outras pessoas, se dizem ao outro quando estão com outras pessoas, se falam (ou não) todos os dias, se a relação é secreta ou se podem contar aos amigos, entre outras. No fundo, é importante estabelecer regras e ter diretrizes específicas – sobretudo, por exemplo, se começarem a existir sentimentos mais fortes.

E se for preciso terminar o acordo? Ora, aqui, as causas podem ser muitas – desde uma das partes ter conhecido outra pessoa, ao facto de um sentir que aquela relação já não satisfaz as próprias necessidades – e, antes de mais, terão de conversar sobre o que quer que seja que vos incomode. E é preciso pensar neste “fim” mesmo antes do início – será que seria capaz de terminar a relação, caso precisasse?

No fundo, não há uma resposta concreta para o facto de os amigos com benefícios serem uma boa ideia ou nem por isso. Cada caso é um caso, e o que pode resultar na perfeição para alguns, pode ser um pesadelo para outros. O único elo a unir este tipo de relação a outras é a comunicação: há que falar sempre que tudo está bem e, sobretudo, quando algo está a seguir um rumo algo diferente do esperado.

Mila Kunis Justin Timberlake.gif

Relacionados

Comportamento

Casais estão a usar método (muito) inusitado para superar a traição

De acordo com o sociologista Ryan Scoats.

Comportamento

3 formas simples de melhorar a sua vida sexual

Chegar ao orgasmo não tem de ser uma dor de cabeça.

Celebridades

Jada Pinkett Smith faz confissão sexual inesperada

A atriz tem ficado conhecida por falar de diversos temas sem tabus.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.