Quer acredite ser um bom detetor de mentiras ou não, obter novas informações acerca do tema não será demais. Em primeiro lugar, importa desconstruir alguns mitos relacionados com os mentirosos, certas crenças que não questionamos mas que podem não ser assim tão acertadas.

  1. As pessoas mentem. Esta é uma convicção tão enraizada na nossa sociedade, que damos por nós a sentir dificuldade em confiar em alguém. “Há um grande grau de variabilidade na mentira, com a maioria das pessoas a mentir pouco e uma minoria a dizer um elevado número de mentiras“, refere, na Psychology Today, Christian L. Hart, professor de psicologia e diretor do programa de Ciência Psicológica na Texas Woman’s University.
  2. Somos bons detetores de mentiras. Muitas pessoas acreditam saber distinguir facilmente a verdade de uma mentira, mas parece que não é bem assim. “Vários estudos muito bem construídos exploraram os graus de precisão das pessoas a tentar identificar mentirosos e concluíram consistentemente que a maioria das pessoas não consegue distinguir entre pessoas honestas e desonestas“, acrescenta.

Mas, afinal, como se comporta um mentiroso?

Investigadores têm vindo a descobrir que as pessoas têm tendência a mostrar um decréscimo de alguns movimentos corporais, tais como abanar os dedos, as mãos, os braços, os pés ou mesmo mexer-se na cadeira quando mentem.

Além disto, os resultados de alguns estudos indicam também que as pessoas costumam fazer mais contacto visual quando estão a mentir, comparativamente com quando dizem a verdade. Ao dizer uma mentira, portanto, piscam-se menos os olhos e há menos sorrisos.

E no que toca ao discurso? “Quando as pessoas mentem, os tons das suas vozes costumam elevar-se. Adicionalmente, os mentirosos demoram mais tempo a responder a questões“, refere o especialista. E se pensa que é tudo, desengane-se. O conteúdo do próprio discurso costuma ser diferente durante uma mentira: há menos detalhes, menos descrição dos próprios sentimentos e menos histórias consistentes e lógicas. Também se usam mais muletas de discurso, como “hum” e “ãh”, por exemplo.

Estamos a procurar nos sítios errados

Se os mentirosos se comportam de modo semelhante, porque somos tão maus a detetar a mentira? “As pessoas parecem ter pouca consciência dos verdadeiros indicadores da mentira, por isso procuram os sinais errados“, refere Christian. Um exemplo? Normalmente, pensamos que as pessoas se mexem mais, como sinal de nervosismo, quando é precisamente o contrário. Também acreditamos que há menos contacto visual – e, como já referido, é também o oposto que sucede.

E se gostaria de ser um melhor detetor de mentiras, o autor alerta para o facto de a grande maioria dos cursos que hoje existem para tal são pouco ou nada eficazes. E porquê? Porque “quando a maioria das pessoas mente, quaisquer mudanças no seu comportamento são muito subtis e, provavelmente, indetetáveis para a maioria“. Mas, claro, quantas mais (e mais corretas) informações tivermos acerca do comportamento de um mentiroso, melhor para o aperfeiçoamento das nossas capacidades de polígrafo.

Palavras-chave

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba o perfume da Carven. Dans Ma Bulle Assine já

Relacionados

Será que dormir em camas separadas é bom para a vida sexual do casal?

Especialistas analisaram vários casos e chegaram a conclusões interessantes.

Estes fotógrafos de casamentos explicam como identificar se um casal vai ou não durar

Esteja atenta aos sinais!

Quando a terapia de casal salva de facto um casamento

Vera e João. Marta e Bernardo. Dois casais à beira do divórcio que com ajuda especializada deram uma nova vida, e um futuro, à sua relação.

Mais no portal

Diretoras da Executiva.pt inspiram com histórias de mulheres no poder em Portugal

O que une as maiores empreendedoras nacionais? O que distingue uma mulher no poder de um homem? É fácil para uma mulher de um alto cargo conciliar carreira e profissão? Maria Serina e Isabel Canha respondem a estas e a outras questões!

A coleção de Beyoncé para a Adidas esgotou em 24 horas

Conheça as novidades que levaram celebridades e fãs à loucura.

Calças efeito balão para usar em qualquer parte do mundo

Um dos must-have desta temporada.

Fã de um estilo pouco convencional e criativo? Então olhe bem para estes ténis

Diz quem sabe: A verdade sobre as dietas detox

Estes programas visam uma suposta desintoxicação no entanto é dúbio qual ou quais são os “tóxicos” visados na mesma.

Kim Kardashian mostra o interior de mais 5 dos seus frigoríficos

A socialite voltou a fazer uma visita guiada a divisões da sua mansão em Los Angeles.

Instagram passa a sinalizar as imagens com Photoshop

Saiba o que vai mudar na rede social.

Oprah Winfrey ensina a fazer o chá perfeito

A apresentadora aprendeu a preparar a bebida com uma família indiana.

Isabel II decidiu não fazer desta vez a vontade a Harry

O anúncio foi feito este sábado pelo Palácio de Buckingham.

As referências que marcam o estilo de Jean Paul Gaultier

O estilista, que completa 50 anos de carreira, anunciou que vai deixar as passareles.

Kylie Jenner anunciou que vai lançar uma linha de maquilhagem dedicada a Stormi

E a internet não está a saber lidar.

Inspire-se no estilo de Valentina Ferragni com estas peças de roupa

A irmã de Chiara Ferragni é também um exemplo a seguir no mundo da moda.

Assine 1 ano (12 edições) por 42€ e receba um perfume Carven

Assine Já!