Parece que o cérebro humano está preparado para contar grandes histórias e, se necessário, mentir a potenciais parceiros sexuais. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado na revista científica “Journal of Experimental Psychology“.

“As pessoas têm uma maior probabilidade de mudarem as suas atitudes e de fazerem uma autoapresentação enganosa quando surge a possibilidade de terem sexo. Noutras palavras, elas embelezam e, por vezes, mentem,” escreveram os investigadores da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, e do Centro Interdisciplinar Herzliya, em Israel.

Os investigadores analisaram um grupo de 600 alunos heterossexuais, nomeadamente os seus comportamentos enquanto interagiam com pessoas do sexo oposto. Durante o estudo, foram apresentados cenários aos participantes, nos quais eles foram instruídos a ter pontos de vista opostos. Um grupo foi exposto a imagens sexualmente sugestivas, enquanto o outro não.

Aqueles que foram submetidos aos “estímulos sexuais” eram mais propensos a contradizer as opiniões que tinham expressado anteriormente num questionário, dizem os autores. Em alguns casos, os participantes mentiram nas suas respostas sobre se gostavam de trocar carinhos ou se namorariam com alguém que fizesse exercício físico.

“Tais mudanças de atitude podem ser vistas como um exagero subtil ou uma tentativa inofensiva de impressionar, ou de criar proximidade de um potencial parceiro.”

Num exercício diferente, os investigadores descobriram que algumas pessoas mentiam sobre determinados assuntos como, por exemplo, o número de parceiros sexuais quando conversavam com um desconhecido bem-parecido.

“As pessoas fazem e dizem praticamente tudo para criarem uma ligação com um estranho atraente,” afirma Gurit Birnbaum, autor do estudo, num comunicado. “Quando o nosso sistema sexual é ativado, sentimo-nos motivados a apresentarmos a melhor versão de nós possível. Isso significa dizer coisas a um desconhecido que nos fazem parecer melhor do que aquilo que realmente somos.”

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Moda

20 vestidos abaixo dos 20 euros que valem mesmo a pena nos saldos da Zara

Os preços começam nos 9,99€ e ainda explicamos como respeitar o plafond para compras em época de saldos.

Vídeos

ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020: uma tarde em que as palavras nos tornaram mais fortes

Mais uma edição para homenagear mulheres que mudam vidas, com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Saúde

Preste atenção a estes sinais de que está a beber pouca água

Assim como se deve cultivar hábitos saudáveis na alimentação e na prática de atividade física, o consumo diário de água também deve fazer parte da rotina diária.

Beleza

Erros comuns que prejudicam a saúde dos cabelos crespos

No que diz respeito a cabelos afro, saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Comportamento

Use estas situações comuns do quotidiano para treinar a assertividade

Estabelecer e impor limites nem sempre é fácil, especialmente para quem não está habituado.

Fashion Tips

Saiba como escolher o vestido de cerimónia perfeito para brilhar em qualquer evento

Está oficialmente aberta a temporada de casamentos e a rubrica Fashion Tips está aqui para ajudá-la a estar no seu melhor.

Comportamento

Cansada de deixar as coisas pelo meio? Estas dicas podem ajudar

Aqui ficam cinco conselhos de uma especialista para levar tarefas e objetivos até ao fim.

Finanças de A a Z

Como planear a poupança das crianças em apenas três passos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Deep Talk

Li Furtado: "A melhor influenciadora é a cliente que surge naturalmente"

A paixão pelo e-commerce e pelas compras online levaram Li Furtado a deixar uma carreira tradicional para lançar um negócio digital. O resultado é a super bem-sucedida marca de moda CINCO.

Moda

Hailey Bieber usa a próxima cor do momento em viagem a Paris

Inspirámo-nos no estilo da modelo e reunimos várias peças que são a cara dao verão.

Diz Quem Sabe

Neste verão, medite: a sua saúde mental agradece

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Beleza

Batom para fazer o contorno do rosto? Este truque de maquilhagem prova que é possível

Sim, é inacreditável, mas leu bem.