A época de festas tem muitas coisas boas, incluindo os pratos e bebidas típicos, as trocas de presentes e o espírito positivo que se faz sentir, no geral. Contudo, se vai viajar nesta altura do ano, quer seja com amigos, parentes ou uma escapada a solo, pode sentir algum stress.

As condições climatéricas, as alterações de última hora e os longos períodos de espera nos aeroportos podem ser “gatilhos emocionais” para algumas pessoas por vários motivos. Dito isto, existem formas simples de lidar com a ansiedade e impedir que os medos ofusquem o entusiasmo.

Numa entrevista concedida ao site The Zoe Reporte, a psicóloga Stephanie Insko, que exerce no estado do Tennessee, enumerou algumas táticas para encontrar a paz em situações stressantes.

Conheça-as, abaixo.

1. Distraia a mente

Por mais simples que pareça, concentrar os seus pensamentos em algo mais agradável pode aliviar instantaneamente o stress.

“Os seus pensamentos, provavelmente, estão a trabalhar mais rápido do que os motores do avião,” diz a Dra. Insko. “Mas, em vez de tentar pará-los, experimente deixá-los passar por si. Usar a imaginação pode ajudar com isto: experimente fechar os olhos e visualizar os seus medos a passarem por si – quiçá como as nuvens do lado de fora da janela.”

2. Relaxe o corpo

Ainda não conseguiu desligar a ansiedade? A Dra. Inkso sugere mudar o foco para o aspeto físico. 

“Se não consegue deixar de se preocupar e de ter medo, experimente relaxar o corpo,” aconselha. “Um bom ponto de partida é um exercício simples de respiração: exale durante quatro segundos, depois sustenha a respiração durante quatro segundos. Inale nos próximos quatro segundos, e depois sustenha durante mais quatro.”

3. Faça alguns exercícios adicionais

A Dra. Insko acrescenta que existem outros exercícios simples que podem ajudá-la a sentir-se mais segura.

“Por exemplo, pegue num cubo de gelo até que ele derreta, ou dissolva uma drageia lentamente na sua boca,” explica. “Envolver os seus sentidos desta forma pode trazê-la de volta para o aqui e o agora até que tenha, literalmente, os pés assentes na terra.”

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel