Luísa de Jesus, Aileen Wuornos e Rosemary West

O termo serial killer foi criado em 1979 por profissionais do FBI para caracterizar um perfil de criminosos que mata mais de três vezes, em locais diferentes e com um período de arrefecimento emocional. Ted BundyEd KemperJohn Wayne Gacy, Charles Manson são alguns dos nomes mais famosos, todos homens.

Mas engana-se quem pensa que não existem mulheres assassinas em série. Uma das primeiras serial killers que se tem notícia em Portugal é Luísa de Jesus, que foi morta por enforcamento em 1772. Foi condenada pelo assassinato de 33 bebés que haviam sido abandonados pelos pais, os quais enterrava nos fundos da sua casa. O motivo dos crimes era roubar o enxoval dos bebés e os 600 réis dados pelo estado para quem cuidasse das crianças.

Outro caso que se tornou famoso e, inclusive, filme de Hollywood, é o de Aileen Wuornos. Considerada a primeira serial killer norte-americana, foi interpretada no cinema por Charlize Theron, na longa-metragem “Monstro”. Matou pelo menos seis homens entre 1989 e 1991, quando foi presa e condenada à morte. Aileen afirmou que matou em legítima defesa, porém nos julgamentos chegou a dizer que “odeia seriamente a vida humana e mataria novamente”.

Outros casos conhecidos são de mulheres que foram cúmplices do companheiro em assassinatos em série. É o caso da britânica Rosemary West, que ajudou o marido Fred West a assassinar pelo menos 10 mulheres entre 1971 e 1987. Foi condenada a prisão perpétua.

O tema fascina a muitas pessoas, tanto é que o canal Crime+Investigation esteve todo o mês de novembro a exibir um programa especial dedicado a serial killers, com as 25 mentes criminais mais aterradoras da história. Mas afinal, por que há mais serial killers homens do que mulheres? Conversámos com o psicólogo forense Mauro Paulino que respondeu a esta e outras perguntas. Veja o que diz o especialista.

Afinal, o que os serial killers têm em comum que possa explicar este comportamento?

Todo serial killer é um psicopata?

Por que há mais serial killers homens do que mulheres?

Por que as mulheres são as principais vítimas dos serial killers?

Palavras-chave

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba dois coffrets da Rituals Assine já

Relacionados

homem a segurar uma faca

5 mitos e verdades sobre serial killers desvendados por um especialista

São estes criminosos mais inteligentes do que o normal? Procurámos ...

Psicopatas: eles estão no meio de nós!

O jornalista de investigação Jon Ronson decidiu perceber o que faz ...

Entenda como se comporta um mentiroso

Esclarecemos alguns mitos para que se torne melhor a detetar uma me...

Mais no portal

ASSINE 1 ANO (12 edições) POR 30€ E RECEBA 30€ EM OFERTAS

Assine Já!