Luísa de Jesus, Aileen Wuornos e Rosemary West

O termo serial killer foi criado em 1979 por profissionais do FBI para caracterizar um perfil de criminosos que mata mais de três vezes, em locais diferentes e com um período de arrefecimento emocional. Ted BundyEd KemperJohn Wayne Gacy, Charles Manson são alguns dos nomes mais famosos, todos homens.

Mas engana-se quem pensa que não existem mulheres assassinas em série. Uma das primeiras serial killers que se tem notícia em Portugal é Luísa de Jesus, que foi morta por enforcamento em 1772. Foi condenada pelo assassinato de 33 bebés que haviam sido abandonados pelos pais, os quais enterrava nos fundos da sua casa. O motivo dos crimes era roubar o enxoval dos bebés e os 600 réis dados pelo estado para quem cuidasse das crianças.

Outro caso que se tornou famoso e, inclusive, filme de Hollywood, é o de Aileen Wuornos. Considerada a primeira serial killer norte-americana, foi interpretada no cinema por Charlize Theron, na longa-metragem “Monstro”. Matou pelo menos seis homens entre 1989 e 1991, quando foi presa e condenada à morte. Aileen afirmou que matou em legítima defesa, porém nos julgamentos chegou a dizer que “odeia seriamente a vida humana e mataria novamente”.

Outros casos conhecidos são de mulheres que foram cúmplices do companheiro em assassinatos em série. É o caso da britânica Rosemary West, que ajudou o marido Fred West a assassinar pelo menos 10 mulheres entre 1971 e 1987. Foi condenada a prisão perpétua.

O tema fascina a muitas pessoas, tanto é que o canal Crime+Investigation esteve todo o mês de novembro a exibir um programa especial dedicado a serial killers, com as 25 mentes criminais mais aterradoras da história. Mas afinal, por que há mais serial killers homens do que mulheres? Conversámos com o psicólogo forense Mauro Paulino que respondeu a esta e outras perguntas. Veja o que diz o especialista.

Afinal, o que os serial killers têm em comum que possa explicar este comportamento?

Todo serial killer é um psicopata?

Por que há mais serial killers homens do que mulheres?

Por que as mulheres são as principais vítimas dos serial killers?

Palavras-chave

Relacionados

homem a segurar uma faca
Comportamento

5 mitos e verdades sobre serial killers desvendados por um especialista

São estes criminosos mais inteligentes do que o normal? Procurámos a resposta para esta e outras perguntas.

Lifestyle

Psicopatas: eles estão no meio de nós!

O jornalista de investigação Jon Ronson decidiu perceber o que faz de um homem um psicopata e foi falar com quem sabe: os próprios criminosos e quem os estuda. Pelo caminho percebeu que os psicopatas estão em todo lado, na direção de empresas, na política... Assustador!

Comportamento

Como apanhar um mentiroso

Esclarecemos alguns mitos para que se torne melhor a detetar uma mentira.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel