Um livro com o nome “Com,o fazer para acontecerem coisas boas” pode parecer banha da cobra. Ainda por cima, tem a arrogância de não ser uma pergunta. É mesmo assim: uma afirmação. Somos logo levados para as teorias do ‘pensar positivo faz com que os seus desejos se realizem’ e outras que tais. Depois, li o livro. E percebi que o título é excelente em termos de marketing, mas tinha o efeito inverso no que diz respeito ao conteúdo – de fazer soar a campainha de alarme. Às primeiras páginas, já não me soava banha da cobra, o que seria estranho vindo da sua autora, uma psiquiatra, licenciada pela Universidade de Navarra e que trabalha no Instituto Espanhol de Investigações Psiquiátricas em Madrid, centrando-se essencialmente no tratamento de pessoas com ansiedade, perturbações de personalidade e terapias familiares.

A minha primeira pergunta a Marion Rojas Estapé acabou por ser mais pessoal do que pensava – é que de algum modo o que lera mudara algo na minha vida e eu queria saber porquê.

Contei-lhe que, com a leitura do seu livro, tinha passado, a estar mais atenta ao hábito de fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo – responder a uma colega enquanto teclo com alguém no Messenger, ouvir um podcast com uma entrevista enquanto escrevo um artigo, falar com a minha mãe ao telefone enquanto respondo a um email – e  dei por mim a conversar com a psiquiatra espanhola sobre o que a motivou a escrever este livro. “O que me dizes é o exemplo de uma pessoa que, de repente, toma consciência de algo e é isso que eu quero fazer com este livro – que as pessoas tomem consciência porque acredito que compreender é aliviar.”

Crédito: Asís G.Ayerbe

‘Tornar consciente’ é uma expressão chave do discurso de Marion, que, ao falar neste caso da apologia nas sociedades moderas do multitasking, se mostra uma severa critica: “Recebemos tanta informação, vivemos hiper estimulados, de todos os lados, de tal maneira que é impossível assimilar tudo, mas acreditamos que uma forma de o conseguir é fazer muitas coisas na nossa vida ao mesmo tempo. Porém, além de nos sentirmos esgotados e de ficarmos com menor capacidade de prestar atenção, estamos a perder a capacidade de dar atenção ao que realmente vale a pena, seja o nosso casamento, o nosso trabalho, os nossos filhos, os nossos amigos. A pessoa que triunfa no século XXI é a pessoa que sabe filtrar tudo o que lhe chega e escolher o importante. E não podemos esquecer que a criatividade nasce dos momentos de calma. – Newton, conta a história, estava debaixo de uma árvore quando lhe caiu uma maçã na cabeça e descobriu a teoria da relatividade.”

E voltamos ao início: o motivo de ter escrito este livro. “Dei várias conferências em todo o mundo sobre este tema e, no final, as pessoas diziam-me ‘que pena que não tenha escrito um livro para eu mostrar à minha irmã ou ao meu marido – escreva um livro’; depois, porque faz sentido ter um livro que sirva de base ao trabalho com os meus pacientes, a quem explico tudo e dou-lhes livros para ler, mas queria um que englobasse tudo.” Se é um livro de autoajuda? Marion sorri: “Hoje a expressão autoajuda tem uma conotação muito má. Porque nesse grupo entrou de tudo, do bom e do mau. Para mim, é um livro que inspira e que ajuda a entender o nosso cérebro e a forma como ele funciona Defino-o mais como um ensaio, mas não existe uma categoria para isso”.

Como não estamos conectados com o nosso lado interior, temos de preencher o vazio, com coisas, com redes sociais.”

Inequívoco é que, na maneira como aborda estes temas, entra a sua formação de médica psiquiátrica: “Não podemos vender a psicologia positiva como solução para tudo”, afirma.  E daí a preocupação de apresentar, nas páginas do livro, dezenas de referências a investigações científicas na área das neurociências, que mostram, por exemplo, a relação entre a sobrestimulação da produção de cortisol (uma hormona ligada ao stresse) e os processos inflamatórios do corpo. “As pessoas desejam Ciência, afirmações com base científicas, se não for assim acham que estão sujeitos a modas, a influências e temos é que procurar a verdade das coisas. Quais são os factos? Estamos saturados de tanta informação. Quero ir a França, pesquiso tudo na Internet e, no final, falo com um amigo que lá está e pergunto-lhe os melhores sítios para ir.”

Como gere o equilíbrio entre a medicação e a terapia e a ideia feita de que os psiquiatras só medicam? Marion reconhece que os fármacos, quando recorre a eles com os seus pacientes, têm como objetivo aliviar, mas não se podem substituir ao esforço interior.“Como não estamos conectados com o nosso lado interior, temos de preencher o vazio, com coisas, com redes sociais. Porém, temos de nos perguntar quem sou eu, o eu quero da vida, quem são as pessoas importantes da vida. Temos de parar para nos contactarmos porque se não conectarmos ficamos doentes.”

Como se dá o primeiro passo? A mexer numa área muito sensível: o nosso sistema de crenças “Mudá-lo é das coisas mais difíceis que existe, porque é a nossa história, a nossa infância, os nossos pais. Traumas, temas religiosos, pais conservadores ou liberais têm um enorme impacto. Integro a realidade de acordo com o meu sistema de crenças. Cada um reage de acordo com a sua história. Uma vez, um jornalista disse-me ‘os psiquiatras são loucos porque só medicam’. Isso a mim afetou-me. A outra psiquiatra se calhar não. Porque os nossos sistemas de crenças são diferentes.”

“Aspiro a que as pessoas parem e pensem”, diz Marion. “Que se conheçam – isso é o início da superação

Quais são os sinais de que não interpreto bem a realidade ou que o meu sistema de crenças me devolve uma imagem distorcida de mim ou do mundo? “Perguntar que coisas nos fazem sofrer. Quais são os meus fatores de stress? O que me rouba o equilíbrio? Atos sociais? Temas de dinheiro? Temas de saúde? O meu chefe? A minha sogra? Que temas de conversa não suporto? Quais me geram ansiedade? Os nossos fatores de stress e sistemas de crença limitantes devem ser identificados porque só assim podemos agir sobre eles.” Ou seja, não menosprezar os sinais que o nosso corpo nos dá: o coração a bater mais depressa quando tenho de falar em público, as mãos a suar quando vou ter de dar um “não” a alguém que me fez um pedido, a vontade de ficar debaixo dos lençóis porque me espera um almoço em família. Tudo isso são sinais de onde mora o nosso desconforto.

“Aspiro a que as pessoas parem e pensem”, diz Marion. “Que se conheçam – isso é o início da superação. Isso muda tudo. Mas se não sei porque estou cansada, triste, ansiosa, porque olho para o meu marido e já não o suporto, tenho de fazer uma reflexão, se calhar saber se preciso de mais carinhos, pode ser que esteja sobrecarregada, mas não lhe digo o que sinto sendo que, por putro lado, estou à espera que ele perceba… A consciência de limitações, das barreiras e dos medos é um passo importante na capacidade de gerir emoções”

Se este é o primeiro passo – conhecer-me e compreender – o terceiro é, como diz no livro – a aceitação. A aceitação das nossas limitações. Dos nossos erros e imperfeições. Para chegarmos à nossa/sua melhor versão (SMV), como define Marion, temos de tomar consciência de que as nossas decisões condicionam a nossa vida. “E por isso mesmo descobrir o que é importante para si, quais são os seus talentos, para onde quer seguir e manter o foco, mesmo quando cai porque o importante é voltar a levantar-se.” O foco consegue-se com paixão e entrega.

Para isso, Marion tem uma fórmula SMV: Conhecimento + Vontade +Projeto de Vida X Paixão. Porque, além dos dois primeiros, temos de saber para onde queremos ir, onde queremos chegar e vivermos esse processo com entrega.

E voltamos à afirmação que ouvi de Marion numa conferência: “90% das pessoas que dizem que não se passam coisas boas é porque estão sabem o que querem que se passe.”

“Se não sabemos o que queremos da vida, o nosso cérebro apenas vê o que está dentro do nosso coração.  Uma grávida vê carrinhos de bebé por todo o lado, se alguém está de muletas, começa a reparar noutras pessoas que também usam muletas. O sistema reticular do nosso cérebro filtra tudo o que nos chega e dá-me o que me interessa, o que está no centro da minha atenção. O que o coração vê de verdade, o cérebro mostra-lhe. Não por artes de magia, mas porque o cérebro tenta unir tudo o que existe e que pode ir ao encontro das minhas emoções e desejos.”

Conclusão: a felicidade é algo que se trabalha. “Eu decido se esta realidade me interessa. Dou-me conta de qual é a minha narrativa e que a quero mudar. E mudo a realidade com o que observo. E o otimismo pode-se de facto aprender. Ao mudarmos a nossa visão, mudamos a nossa a saúde e a nossa relação com os outros muda. E encontramos a nossa melhor versão.”

Como Fazer para Acontecerem Coisas Boas”, editora Planeta, 15,98

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Ter uma horta urbana em casa nunca foi tão fácil

Ter uma horta urbana em casa nunca foi tão fácil

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

Concorrente do “Big Brother 2024” envolveu-se em grande bronca na SIC

A aposta 'preto no branco' cria um universo particular no Porto

A aposta 'preto no branco' cria um universo particular no Porto

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

JL 1394

JL 1394

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Nem Assis, nem Aguiar-Branco. Deputados não conseguem eleger o presidente da Assembleia da República no primeiro dia da nova legislatura

Nem Assis, nem Aguiar-Branco. Deputados não conseguem eleger o presidente da Assembleia da República no primeiro dia da nova legislatura

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Deixa-te inspirar pela natureza em 3,2,1…

Deixa-te inspirar pela natureza em 3,2,1…

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Inês Aires Pereira está separada

Inês Aires Pereira está separada

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A oportunidade do Carbono Azul em Portugal

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites