Faz parte da natureza humana querer o melhor para si e para a sua família. No entanto, é importante não confundir ter o melhor com ter tudo, e é ainda mais importante perceber que ter o melhor, é ter aquilo que podemos ter dentro das nossas possibilidades. A pressão social para ter o melhor carro, o modelo mais recente de telemóvel, as roupas de marca está a levar a que muitas famílias se endividem e que (sobre)vivam na ilusão das aparências.

Um perigo cada vez mais real e iminente, uma vez que são famílias que ou já vivem no limiar das suas possibilidades ou até já as ultrapassaram sem terem a perceção do perigo real. No limite, são famílias que aparentemente têm tudo, mas que são incapazes de satisfazer as suas necessidades mais básicas.

A tendência é para se pensar que está tudo controlado, mas a verdade é que existem fatores que não estão nas nossas mãos e que, em casos extremos, podem levar à rutura financeira:

– Potencial de desemprego – em média, cada membro do casal é responsável por 50% do agregado familiar e as despesas mensais são calculadas em função do todo. Uma taxa de esforço elevada, por vezes inevitável, mas que deve ser evitada de modo a existir alguma folga financeira.

– Gastos descontrolados – viver das aparências leva a que muitas vezes se gaste mais do que se tem, quer seja numas férias, nuns sapatos ou num simples jantar de amigos. É importante ter noção do saldo disponível para cada momento e respeitá-lo. O incumprimento do limite de uma despesa deve levar ao ajustamento ou até mesmo ao cancelamento de outra, de modo a se manterem as contas em dia.

– Oferta disponível – conta ordenado, cartão de crédito, créditos fáceis, a oferta é muita e está acessível, pelo que é importante saber dizer que não. Lá porque existe, não significa que tenhamos de ter acesso a todas. Esta flexibilidade é útil, mas o seu usufruto deve ser a exceção e não a regra.

– Bola de neve financeira – contrair um crédito para pagar ou múltiplos créditos em simultâneo devem ser sinais de alarme. Quando esta situação se verifica é recomendável e prudente que se procure a ajuda de profissionais para a renegociação dos créditos. Este pedido pode evitar incumprimentos e uma indesejada escalada da situação.

Quem nunca precisou de um crédito ou de recorrer à conta ordenado que levante a mão. Estas facilidades existem e são de extrema importância em certas alturas da vida. Mas, quando se tornam imprescindíveis para fazer face às despesas do dia-a-dia existe um problema que deve ser enfrentado e pode ser controlado. É importante não esquecer que as aparências são uma prisão social da qual não é fácil escapar.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel