Numa altura em que o grave contexto de saúde pública por causa do COVID-19 exige que fiquemos em casa com os mais novos, a televisão e os ecrãs de telemóvel e de tablet são uma tentação para os mais pequenos. Mas quanto tempo podem e devem estar as crianças frente a um ecrã? Estas sãos as diretrizes da Associação Americana de Pediatria:

– Para crianças com menos de 18 meses, evite o uso de ecrãs;

– Pais de crianças com idades entre 18 e 24 meses que desejam introduzir o uso de meios de comunicação digitais devem escolher uma programação de qualidade e assistir com os filhos, para ajudá-los a entender o que estão a ver;

– Para crianças com idades entre 2 e 5 anos, o uso aparelhos deve ser limitado a uma hora por dia e a programas de qualidade. Os pais devem assistir com os filhos;

– Para crianças com 6 anos e acima disso, imponha limites conscientes, garantindo que o tempo passado em frente a ecrãs não atrapalha o sono e a atividade física.

A Sociedade Canadiana de Pediatria vai além, dizendo que crianças com menos de 2 anos não devem ter acesso a dispositivos eletrónicos.

A entidade britânica Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH) também divulgou um conjunto de orientações, mas não estabeleceu limites. Em vez disso, aconselha as famílias a perguntarem-se o seguinte:

– O tempo passado em frente a ecrãs na sua casa é controlado?

– Os ecrãs interferem no que a família quer fazer?

– Os ecrãs interferem no sono?

– Consegue controlar o que a criança come durante o tempo que esta passa em frente a ecrãs?

Se a família ficar satisfeita com as respostas, então é provável que esteja a sair-se bem nesta questão complexa, diz o RCPCH.

Palavras-chave

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.