Porque é que o tema masturbação continua a causar tanto desconforto? Como se o prazer próprio nos deixasse com a sensação de que estamos a fazer algo errado. Pois bem, está mais que na altura de falar sobre o assunto e de deixar para trás os sentimentos de vergonha, culpa ou o que quer que seja que o tema desperta em si.

No Reino Unido, a Glamour decidiu falar com as leitoras e fazer um pequeno inquérito, de modo a aprofundar o assunto. E, agora que passa mais tempo em casa, não nos pode dizer que não tem tempo para ler o que descobriram. Comecemos pelo facto de mais de metade das inquiridas – 53% – terem admitido ficar desconfortáveis a falar sobre o ato. Ainda assim, 91% disse fazê-lo.

Sejamos mais específicos: desdes 91%, 36% disseram fazê-lo 2 a 5 vezes por semana e 67% revelou usar um vibrador. Uns outros 82% disseram usar as mãos e 47% mostraram interesse numa maior oferta de brinquedos sexuais no mercado. Isto porque muitas revelaram preferir usar a imaginação, com 32% das inquiridas a garantir não ser capaz de ver pornografia.

E noque toca ao momento “O”? 67% revelou atingir o orgasmo durante a masturbação e 24% disse “raramente” chegar ao clímax com o parceiro. Já os motivos para a masturbação foram algo diversos: porque estão solteiras, porque estão excitadas (73%) ou para aliviar o stress (54%). 23% disseram ainda que este é um momento que beneficia a respetiva saúde mental.

E eis uma das curiosidades mais interessantes: 41% das participantes revelou desfrutar tanto deste ato quanto de sexo. Mas, afinal, perante todas estas percentagens e o impacto positivo que a masturbação parece ter na saúde física e mental, porque é que continuamos a ficar desconfortáveis sempre que este “prato” nos é servido numa conversa?

Vejamos umas últimas percentagens: 83% considera que existe um estigma em torno do desejo sexual feminino e 87% desejaria que a sociedade fosse mais tolerante perante o mesmo. E este é, precisamente, o problema. Mas se, grão a grão, formos enchendo o papo a este tema, rapidamente deixará de ser tabu. Pelo menos, não custa tentar.

Palavras-chave

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.