Já estamos fartos de ouvir falar na crise do papel higiénico, bem como das piadas sobre o assunto, certo? Mas, afinal, será que entendemos mesmo como tudo começou? Desde a opinião de um especialista em psicologia, à pesquisa feita pela Vice, várias foram as nossas inspirações para tentar perceber porque é que os rolos de papel higiénico foram dos primeiros produtos a deixar prateleiras vazias, assim que foi declarada pandemia devido à rápida propagação do novo coronavírus.

O jornalista Eddy Lim, da Vice, teve a interessante tarefa de se dirigir a um supermercado e perguntar às pessoas, uma por uma, o motivo pelo qual levavam quantidades anormais de papel higiénico. Um resumo?

“Só sei que todos os meus amigos estão loucos por causa do papel higiénico”

“Tenho medo que as outras pessoas o comprem antes de mim e, quando realmente precisar, terá esgotado”

“[Estamos a comprar tantos] Porque somos idiotas”

“Acho que estamos apenas assustados de não poder sair de casa e o papel acabar”

“Não entendo porquê papel higiénico”

Ora, estas foram algumas das declarações conseguidas pelo jornalista, de pessoas na casa dos 21 aos 65 anos de idade. Mas numa coisa concordaram todas: sem dúvida que as notícias acerca da corrida a este produto, bem como as imagens a correr nas redes sociais foram o grande impulsionador para que esta se intensificasse.

Walter Veit, autor de Science and Philosophy e especialista em psicologia, escreve, na PsychologyToday, que pesquisas recentes sugerem que existe uma série de mecanismos psicológicos, mas também económicos, a causar esta crise do papel higiénico. O principal culpado? Um fenómeno cultural ao qual foi dado o nome de Efeito Bandwagon – ou Efeito Adesão -, que descreve o facto de uma determinada tendência, comportamento ou ideias serem “contagiosos”, à medida que mais pessoas os vão adotando.

Outros dos culpados, diz o autor, são os media. “Estou disposto a apostar que, se nenhum artigo tivesse sido publicado acerca do papel higiénico, agora não teríamos esta ‘crise’“, escreveu. Ou seja, ao nos ser dada a sensação de que o papel higiénico ia acabar, mais cedo este acabou, efetivamente, porque as pessoas correram aos supermercados, com receio de que tal viesse a acontecer.

Veit acrescenta ainda que a economia também consegue explicar este fenómeno, com uma teoria de jogo. “Isto pode parecer uma ‘irracionalidade coletiva’, mas faz sentido que cada indivíduo começasse a comprar papel higiénico, já que tinham medo que as restantes pessoas o açambarcassem“, afirma, referindo que as notícias que apelam ao senso comum, muito provavelmente, não resultarão. “O investimento no papel higiénico parece mais racional“, rematou.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  Activa e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Celebridades

April Ivy: os desafios de lançar um novo single em quarentena

A Activa esteve à conversa com a artista, que acabou de divulgar a música mais especial até à data.

Celebridades

Mário Marta e Lura refletem sobre o sucesso de "Aguenta"

O videoclipe do tema, que assinala a primeira colaboração entre estes amigos de longa data, já soma um milhão de visualizações no YouTube.

Moda

33 saias para quando não tivermos apenas de nos preocupar com a "parte de cima"

Os modelos de tamanho midi plissados são a super-tendência para a estação primavera-verão

Moda

Kelly Bailey mostra as suas peças favoritas entre as novidades My Intimate Cantê

Não foi uma tarefa fácil, mas estas são as escolhas da atriz.

Celebridades

Kourtney Kardashian recebe elogios ao mostrar o corpo tal como é

A socialite mostra-se à vontade com as suas formas.

Lifestyle

Diz quem sabe: dicas para reorganizar as finanças em época de pandemia

Quando o inesperado acontece, há que saber adaptar-se.

Beleza e Saúde

Este é o tapete de ioga de que Meghan é fã

A falta de tempo já não é desculpa para não fazer exercício físico.

Moda

23 peças da Mango para usar em casa e mais tarde levar à rua

A marca espanhola reuniu um conjunto de peças para ficar em casa muito confortável.

Celebridades

William pondera retomar a carreira de piloto para ajudar na luta contra a Covid-19

O duque de Cambridge confessou que os acidentes que testemunhou como piloto o afetaram psicologicamente.

Celebridades

Quando Kate e Meghan tinham 12 anos, estas eram as músicas que estavam em número 1

Músicas que pode recordar durante esta quarentena.

Moda

As 7 peças que prometem dar luta ao pijama em tempos de quarentena

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, conheça as peças de roupa essenciais para encarar o isolamento com estilo.

Lifestyle

Quarentena: 15 pessoas revelam os factos mais hilariantes que aprenderam sobre os parceiros

O período de isolamento está a ser bastante revelador.

€3,70 por edição + OFERTA  

Papel + Oferta

Papel + Oferta: €3,70 / edição